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- Modelação de processos na otimização do agendamento hospitalarPublication . Nunes, Ana Catarina Cardoso; Martinho, Ricardo Filipe Gonçalves; Rijo, Rui Pedro Charters LopesTendo em consideração que os Sistemas de Informação (SI) são em muitas áreas de negócio ferramentas base de apoio às tarefas dos colaboradores, é importante analisar de que forma estas ferramentas podem ajudar na otimização dos processos de trabalho. A área da saúde tem necessidades críticas de otimização dos seus recursos humanos por forma a garantir cada vez mais um melhor atendimento ao utente. Neste trabalho é proposta a análise dos processos de trabalho do agendamento de consultas e exames numa instituição hospitalar pública, fazendo uma análise quantitativa da complexidade destes processos. A análise realizada tem como base as tarefas executadas pelos recursos humanos e pelos SI e as decisões tomadas durante o processo de trabalho. A análise terá como indicadores a complexidade dos processos de negócio e a produtividade destes. A complexidade é medida através do Control Flow Complexity que se baseia nas decisões existentes e no número de opções possíveis no processo de trabalho. A produtividade é apresentada com base em indicadores oficiais da produção da instituição. Para documentar os processos de trabalho existentes e os processos de trabalho propostos, foi utilizada a notação Business Process Model and Notation (BPMN). A reengenharia dos processos de trabalho foi realizada com o foco automatização de tarefas com os Sistemas de Informação. No cálculo das métricas sobre os processos de trabalho propostos, foi possível verificar que a complexidade e o número de tarefas não afetado de forma significativa. Relativamente à produtividade não foi possível fazer uma análise comparativa visto o projeto ainda se encontrar na fase de implementação. Pode-se concluir com este estudo que é possível avaliar os processos de trabalho e medir o impacto das alterações a estes de duas perspetivas distintas: otimização do processo e os proveitos que a instituição obtém dessa otimização. No entanto pode-se concluir também que para que a reengenharia e a consequente análise de complexidade seja realizada de forma mais otimizada é necessário avaliar as tarefas do utilizador e dos SI de forma independente, pois as suas decisões têm impactos distintos nos processos.
- A importância das relações na aquisição de serviçosPublication . Vaz, Patrícia Raquel Carrilho; Lisboa, Ana Catarina Cadima; Marques, Alzira Maria AscençãoO principal objetivo do estudo é compreender o grau de importância que as relações têm na aquisição de serviços, aplicado ao contexto de mercado nacional onde predomina as micro, pequenas e médias empresas e ainda existe fortemente a gestão familiar. Especificamente no caso das relações Businness-to-Businness (B2B) na óptica do fornecedor, pretende-se determinar nas várias fases de um processo de compra, ou seja: consulta, decisão e intenção de compra o grau de importância que as relações assumem no decorrer do mesmo, para tal aplicou-se um questionário online concebido com base em quatro escalas diferentes, cada uma para medir uma fase do processo de compra. O estudo acabou por revelar algumas limitações na aplicação das escalas ao modelo em estudo considerando a sua especificidade, sugerindo assim a necessidade de realizar mais estudos dedicados à problemática em questão.
- Caracterização mecânica da liga AlSi10Mg obtida por SLM para aplicação em componentes automóveisPublication . Santos, David Mendes dos; Alves, Maria Leolpodina Mendes Ribeiro de Sousa; Vasco, Joel Oliveira CorreiaEste projeto visa efetuar a caracterização mecânica da liga AlSi10Mg obtida por SLM (Fundição de Metal por Laser) para aplicação em componentes automóveis. Ao longo deste projeto é efetuada uma pesquisa bibliográfica das tecnologias de fabrico rápido mais frequentemente aplicadas ao processamento de alumínios, abordando de forma específica a tecnologia SLM, bem como a influência dos seus parâmetros no processamento de ligas de alumínio. Será levado a cabo um estudo comparativo da liga AlSi10Mg fabricada por fundição em molde permanente com a obtida por SLM, analisando-se a microestrutura das ligas, bem como as suas propriedades mecânicas, através da realização de ensaios de dureza, tração, análise dinâmico-mecânica e fadiga. Deste modo será possível perceber as diferenças entre o comportamento mecânico da liga obtida por SLM e a liga obtida pelo método convencional. Em resultado do estudo realizado, observou-se que a liga AlSi10Mg obtida por SLM apresenta uma microestrutura muito mais fina do que a liga fabricada por fundição em molde permanente, o que lhe permite ter um comportamento mecânico superior na maioria dos ensaios mecânicos realizados. Assim, é possível aplicar a tecnologia SLM ao fabrico de componentes em alumínio no sector automóvel, visto ser possível obter propriedades mecânicas superiores ou equivalentes aos componentes fabricados pelos processos de fabrico convencionais.
- Projectos de consultoria em SAP e tecnologias microsoft: análise e desenvolvimento de soluções de software à medidaPublication . Sismeiro, Luís Filipe Leal; Gonçalves, Dulce Cristina Santos IriaÀ medida que a sociedade evolui, também as profissões evoluem com ela. Uma profissão que tem crescido de forma notável é a de consultor na área das tecnologias de informação. De facto, há alguns anos atrás, esta profissão não tinha o relevo que tem na actualidade, pois com a evolução das tecnologias da informação, as ferramentas ao dispor das empresas diversificaram-se e como tal, a mão-de-obra vai-se especializando nestas ferramentas. As empresas, na impossibilidade de contratar mão-de-obra para instalar, manter e evoluir todas as suas ferramentas, recorrem cada vez mais à experiência de consultores externos; estes são contratados para realizar tarefas específicas que as empresas não têm capacidade de executar com os próprios recursos e a sua ligação com estas entidades termina após a conclusão destas tarefas. Cada vez mais as empresas procuram tirar o máximo partido das ferramentas informáticas à sua disposição e os sistemas de Enterprise Resource Planning não são excepção. À medida que os utilizadores vão usufruindo dos sistemas, surgem novas necessidades que, depois de colmatadas, permitem a sua optimização. Além disso, com a alteração das leis, é preciso adaptar os sistemas para que estes evoluam e possam reflectir os novos requisitos legais. Com o aumento da regulação bancária, as entidades bancárias são obrigadas a comunicar informação sobre as suas finanças ao Banco de Portugal, de modo a que o banco possa analisar a saúde financeira das entidades e emitir recomendações sobre a sua forma de actuar. Esta nova forma de comunicação será efectuada por meio de relatórios em eXtended Business Reporting Language (XBRL). Pretende-se caracterizar a profissão de consultor e apresentar alguns projectos realizados enquanto consultor numa consultora de grande dimensão.
- Prestação de serviços - gestão de service level agreementsPublication . Lourenço, Joana Rodrigues Subtil; Correia, Ricardo João Cruz; Pereira, Cátia Santos; Rijo, Rui Pedro Charters LopesO sector da saúde caracteriza-se por constantes mudanças, com impactos sociais e económicos que devem ser considerados nas tomadas de decisão dos negócios referentes a este sector. Por este motivo, e devido à existência de uma forte concorrência associada a uma forte regulamentação do sector da saúde, o sector hospitalar tem adoptado sistemas de gestão que permitem garantir a qualidade da prestação de serviços. Assim, os hospitais estão fortemente dependentes do correcto funcionamento das Tecnologias de Informação e Comunicação. Este funcionamento é acordado entre fornecedor/cliente com base em Service Level Agreements (SLAs), que descrevem o modo como os sistemas devem funcionar e as penalidades em caso de falha ou incumprimento. Devido à sua importância justifica-se o seu estudo quer na vertente da caracterização, quer na vertente de compreensão das melhorias que podem ser propostas. O presente trabalho incidiu na análise de contractos de prestação e manutenção de serviços de cinco hospitais portugueses. Contudo, apenas foram obtidas respostas de dois dos hospitais contactados, resultando no acesso à informação de 38 propostas. Os resultados da análise destas propostas, apontam para a necessidade de melhorias significativas nos detalhes da especificação deste tipo de contractos.
- Conceção e implementação de um website para um centro hospitalarPublication . Santos, Marisa Alexandra Monteiro dos; Piedade, Maria Beatriz GuerraAo longo dos anos a utilização da Internet foi crescendo a um grande ritmo dando origem a um aumento exponencial de informação e de serviços. Hoje em dia recorremos à Internet para desempenhar múltiplas funções que vão desde a procura de informação, à comunicação, ou para assistimos a conteúdos televisivos. Atualmente a maioria das instituições, organizações e empresas possuem uma presença na Internet através de websites, facto este que se tornou um requisito obrigatório. As instituições hospitalares também sentiram a necessidade de terem um website para publicitarem e divulgarem os seus serviços de forma a permitirem que as pessoas tomem melhores decisões relativamente à sua saúde e à dos seus familiares. O website proposto neste projeto pretendeu ser uma evolução do website disponibilizado pelo Centro Hospitalar Médio Tejo (CHMT) respondendo a questões tecnológicas atuais, nomeadamente as relacionadas com o acesso mobile, a questões de acessibilidade e a questões de design. Neste projeto são apresentados e discutidos os resultados do processo de conceção e desenvolvimento do website que foi suportado pela metodologia Extreme Programming (XP). O processo de avaliação e de validação do website permitiu comprovar a utilidade, usabilidade e acessibilidade do website desenvolvido para o CHMT.
- O alisamento de resultados nas instituições financeiras cotadas na Euronext-LisboaPublication . Silva, Lurdes Vieira da; Pimentel, Liliana MarquesCom base numa amostra de instituições financeiras cotadas na Euronext de Lisboa ao longo do período 1992 a 2011, o objetivo deste trabalho consiste fundamentalmente testar uma das principais hipóteses de uso discricionário das provisões para créditos de cobrança duvidosa o “alisamento de resultados” e investigar o comportamento das instituições financeiras durante o período da crise financeira internacional. Após uma breve caracterização do sistema financeiro português, debruçamo-nos sobre o conceito de alisamento de resultados e as hipóteses de uso discricionário das provisões para créditos de cobrança duvidosa. De seguida, procedemos à evidência de práticas de alisamento de resultados pelo coeficiente de variação de Eckel (1981) e testamos as hipóteses de investigação pela estimação de um modelo de regressão linear. Através do cálculo do coeficiente de variação constatámos que das quatros instituições financeiras para o período em análise, apenas uma não foi classificada como não alisadora de resultados. Os resultados das estimações empíricas indicam que se verifica a hipótese de alisamento de resultados. Concluímos, que a relação entre o impacto da crise financeira e as provisões para créditos de cobrança duvidosa é positiva e estaticamente muito significante. Nos períodos de crise financeira (2008-2011) as provisões para créditos de cobrança duvidosa aumentam significativamente face a períodos anteriores à crise financeira (1992-2007), portanto evidência que a crise agrava o sistema bancário e financeiro.
- Telecuidado: Business Intelligence num novo modelo de negócioPublication . Morgado, Renato Ribeiro; Silva, Catarina Helena Branco SimõesAtualmente, o tratamento estruturado da informação é reconhecido como fonte de conhecimento para empresas que, por sua vez, torna as tomadas de decisão mais rápidas e eficazes. Embora pouco exploradas, as ferramentas de Business Intelligence (BI) aliadas à grande versatilidade das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), podem ser aplicadas em empresas que atuam na área da saúde e da emergência médica, resultando num fator potenciador de conhecimento. O presente documento é o resultado do trabalho realizado como elemento integrante da equipa de Tecnologias de Informação (TI) de uma startup na área de soluções tecnológicas de saúde e emergência, a Hope Care, e tem como objetivo a descrição do projeto para a avaliação final e obtenção do grau Mestre em Gestão de Sistemas de Informação Médica. Neste trabalho são apresentadas as tarefas desempenhadas pela equipa de TI, agrupadas em 3 áreas: suporte à gestão interna, suporte à atividade comercial e manutenção e monitorização. Adicionalmente, são descritos o estudo e a implementação de um dashboard de informação para as comunicações de dispositivos móveis usados em chamadas de emergência médica. Esta ferramenta surgiu como resposta a uma lacuna identificada no sistema da Hope Care, nomeadamente ao nível do departamento das TI. Finalmente, é ainda apresentado o resultado do estudo sobre as potencialidades que este tipo de ferramenta pode ter aliada a sistemas de business intelligence, e de que forma os dois em conjunto podem incrementar valor e qualidade aos serviços da empresa de telessaúde. Assim, com base nestes resultados foi identificada uma oportunidade de continuação futura deste trabalho. Em jeito de conclusão, estão descritos os resultados positivos e as barreiras encontradas ao longo deste trabalho e proposto trabalho futuro para que seja possível obter mais e melhores resultados, em ambientes muito competitivos e cheios de oportunidades como os que se vivem atualmente.
- Sistema de produção de relatórios para uma companhia de segurosPublication . Neves, Miguel Morgado das; Matias, Rosa Isabel Alves CordeiroNo âmbito da instalação e implementação de releases da solução central para seguradoras TIA (The Insurance Application), numa companhia de seguros Portuguesa, tornou-se improrrogável que fosse possível, de modo acessível e eficiente, a extração de indicadores, com o objetivo de auxiliar nas operações diárias e na análise dos processos de negócio da companhia. O elevado número de dados intrínsecos à atividade das seguradoras e o paradigma de dados da solução TIA, que engloba o histórico e sistema de versões dos dados, faz com que o armazenamento destes, numa base de dados relacional, implique um grande número de tabelas (aproximadamente 500). Estes fatores resultam, numa elevada complexidade na realização de extrações de informação de forma simples e rápida. Para colmatar estas necessidades foi desenvolvido um sistema de produção de relatórios, assente sobre o sistema de base de dados da solução TIA, que abarca extrações de informação das seguintes formas: (i) em tempo real; (ii) periodicamente (diária, mensal ou anual). A interação com o utilizador é realizada através de um ecrã na solução TIA, em que é possível escolher filtros sobre os dados, definidos no modelo do relatório. Este modelo consiste na definição das áreas que são preenchidas com dados provenientes de várias consultas que dependem do âmbito de cada relatório, da periodicidade, dos filtros e das diferentes traduções dos campos. Para que este sistema possa compreender outras fontes de dados e também proporcionar a extração dos relatórios noutras soluções da companhia, foi desenhada uma arquitetura orientada a serviços (SOA).
- Gestão de conhecimento empresarial: quando o sucesso de uma entidade se traduz na valorização profissional dos seus colaboradoresPublication . Silva, Francisco Xavier Mendes da; Reis, Catarina Isabel Ferreira Viveiros Tavares dosEste projeto foi desenvolvido no âmbito do Mestrado de Gestão de Sistema de Informação Médica em parceria com uma instituição organizacional, a Deloitte. Com base nestas duas entidades foi possível a correlação entre uma parte técnica e outra teórica. O objetivo proposto deste projeto é associar toda a teoria baseada na gestão do conhecimento empresarial com todos os desenvolvimentos práticos efetuados na Deloitte, para que desta forma se pudesse perceber de que forma é que a gestão e transmissão de conhecimento numa empresa beneficia tanto os colaboradores como a própria empresa. O projeto tem duas grandes componentes: uma mais teórica e outra de caráter mais prático. Assim, para o desenvolvimento teórico recorri a livros, artigos, jornais, revistas e websites. De referir, que foi através deste conjunto de dados que foi possível realizar uma compilação de todas as informações mais relevantes associadas a este projeto. No contexto prático tive a oportunidade de ingressar numa empresa bastante conceituada, a Deloitte, na qual desenvolvi diversas tarefas ao longo deste estágio. Inserido na equipa de consultoria SAP, todo o desenvolvimento prático relacionou-se com diferentes tipos de negócio/área, ou seja, bancos, seguradoras, entidades de saúde e até supermercados. De salientar que todas estas tarefas desenvolvidas para estes tipos de negócio têm um ponto importante em comum, para além da tecnologia subjacente que é o sistema SAP e toda a configuração e programação envolvida neste tipo de sistemas, que é a transferência e conhecimentos técnicos/teóricos adquiridos. Através deste estudo e desta relação entre teoria e prática consegui chegar a conclusões bastantes relevantes. Com a aplicação de estratégias de gestão de conhecimento em empresas existe uma panóplia de vantagens para a própria empresa, bem como para os seus colaboradores. O facto de os colaboradores estarem em constante aprendizagem produz-lhes uma grande margem de crescimento tanto a nível pessoal como profissional, garantindo desta forma a não estagnação. Já para as empresas, prevê-se que numa fase inicial não tenha lucro com os colaboradores, uma vez que os tem que instruir técnica e teoricamente, mas ao longo do tempo esta perda irá traduzir-se em rentabilidade, confiança dos clientes, rigor nas tarefas desenvolvidas e consequentemente, lucro para a empresa.