Browsing by Issue Date, starting with "2015-11-18"
Now showing 1 - 9 of 9
Results Per Page
Sort Options
- Efficient processing techniques for depth maps generated by rgb-d sensorsPublication . Gama, Filipe Xavier da Graça; Rodrigues, Nuno Miguel Morais; Faria, Sérgio Manuel Maciel deNesta dissertação, um novo método para melhorar mapas de profundidade gerados por sensores RGB-D como a Microsoft Kinect e a Asus Xtion Pro Live é apresentado. Mapas de profundidade gerados por sensores RGB-D normalmente contêm diversos artefactos como oclusões ou buracos devido aos erros de medição da profundidade e das propriedades da superfície dos objetos. Estes problemas têm no seu conjunto um impacto negativo em aplicações que dependem da qualidade dos mapas de profundidade. Neste trabalho, um novo método foi desenvolvido de modo a assegurar que os buracos são preenchidos, que os contornos dos objetos são bem definidos e alinhados com a imagem de textura. O método proposto combina a informação da segmentação da imagem de textura com o método de inpainting baseado nas equações de Navier-Stokes. Para além disso, o método proposto também integra um filtro não-linear para redução do ruído. Este filtro utiliza a informação da imagem de textura para o efeito. Testes experimentais mostram que o método proposto obtém a mesma performance de métodos da literatura atual em termos de qualidade do melhoramento de mapas de profundidade.
- A imagem do destino turístico alemanha na perspectiva do turista brasileiro que pretende visitar o paísPublication . Wolf, Francine; Almeida, Paulo Jorge SantosDiante da importância que a imagem de um destino turístico pode ter, este trabalho permite compreender melhor o seu papel, tanto na comercialização do destino em estudo, neste caso a Alemanha, quanto na sua divulgação e suas expectativas. A correspondência entre a imagem que o turista possui do País, com a expectativa gerada do que pretende encontrar ao realizar a visita, são fundamentais para a sua satisfação e consequente possibilidade de fidelização, ou seja, esta percepção que o turista tem em relação a um determinado destino influi tanto em sua eleição como na satisfação que venham a ter em futura viagem. Desta forma, quanto maior e melhor for a informação que o turista disponha com relação ao destino, mais a imagem que este terá de referido destino tenderá a corresponder a realidade. Sendo assim, a metodologia aplicada baseou-se em 204 inquéritos respondidos por turistas brasileiros que ainda não haviam visitado a Alemanha. Após a coleta dos dados, os mesmos foram tabulados e passaram para análise e formulação dos resultados e conclusão.
- Caracterização de uma fila de espera de um serviço hospitalar - um estudo de casoPublication . Carvalho, Mário João Dias; Santos, Rui Filipe Vargas de SousaEste estudo tem como principal objetivo caracterizar as filas de espera do serviço de urgência de uma unidade de saúde, mais concretamente do Hospital de Santo André (HSA) que pertence ao Centro Hospitalar de Leiria. A caracterização foi feita recorrendo aos dados sobre o percurso dos utentes, durante o ano de 2014, no que diz respeito à hora de chegada ao hospital, hora de admissão, hora de triagem, classificação do utente na triagem, hora de consulta, hora de saída, bem como outras medidas e/ou características que influenciam o tempo que um utente permanece nas urgências. Neste sentido, inicialmente fez-se um estudo sobre a teoria das filas de espera e sobre os diversos modelos existentes. Considerando o número de servidores, as distribuições estatísticas dos tempos de chegada e tempos de espera, a disciplina das filas e as várias fases do sistema, adequou-se o modelo apropriado ao caso de estudo. Implementando a simulação, através do software R, criou-se uma matriz com os dados dos utentes comparando-os com os dados da base de dados fornecida. Parte essencial da simulação foi a componente das prioridades que, através do sistema de Triagem de Manchester, classifica os utentes segundo a sua urgência. Esta simulação permitiu criar vários cenários e, assim, obter conclusões de modo a contribuir para um melhor conhecimento do comportamento do sistema e sobre a eficiência das filas de espera do serviço de urgência do HSA. Deste modo, o principal objetivo deste estudo será fornecer informação relevante que permita investigar eventuais melhoramentos de eficiência no funcionamento do serviço, aumentando, por outro lado, a satisfação dos utentes, no sentido que permitirá encontrar o equilíbrio entre o custo associado à prestação do serviço e o custo inerente à espera até obter esse serviço.
- Integração do Hospital de Alcobaça: do Centro Hospitalar do Oeste para o Centro Hospitalar de LeiriaPublication . Simões, Paulo Jorge Gaspar; Maximiano, Marisa da SilvaO principal objetivo do presente documento consiste em apresentar e descriminar o trabalho desenvolvido na área de sistemas de informação, durante o processo de integração do Hospital de Alcobaça Bernardino Lopes Oliveira, no Centro Hospitalar Leiria Pombal E.P.E. O processo de integração deste hospital foi transversal a todos os serviços: Recursos Humanos, Gestão Financeira, Aprovisionamento, Gestão Doentes, Serviços Médicos e de Enfermagem, Meios Complementares de Diagnostico, Serviço de Instalações e Equipamentos. Na base deste processo esteve o Gabinete de Sistemas de Informação que em conjunto com o Serviço de Gestão de Doentes delinearem o plano de trabalho faseado, de forma a ser possível na data especificada pela tutela (Ministério da Saúde), avançar com este hospital devidamente integrado no Centro Hospitalar Leiria Pombal. Havia como objetivo que a transição fosse o mais transparente possível para os utentes e profissionais de saúde, de forma a não existir qualquer falha de serviço, que de alguma forma pudesse comprometer o funcionamento normal da unidade hospitalar que serve os doentes 24 horas por dia. Para garantir este objetivo foram definidas sete fases no processo de integração de ambos os hospitais, as quais serão detalhadas. Estas fases foram identificadas e planeadas pela equipa responsável pelo processo e correspondem às seguintes fases: Fase 1 - Prélevantamento, Fase 2 - Comunicações, Fase 3 - Levantamento exaustivo das existências e necessidades, Fase 4 - Parametrizações, Fase 5 - Importação de dados e Formação, Fase 6 - Arranque e por fim a Fase 7 – Acompanhamento e Apoio.
- Estágio na direção de apoio à venda - Dep. de Operações do Turismo de PortugalPublication . Pereira, Nuno Miguel Rebelo; Vasconcelos, João Viljoen deAtualmente, com a mudança de paradigma que se verifica no perfil de turista, sendo este cada vez mais informado e exigente no planeamento das suas viagens, cada vez mais as empresas turísticas necessitam de se diferenciar para conseguirem criar vantagem competitiva e manter as suas quotas de mercado. Ora, como solução a esta realidade, o marketing e a promoção turísticas surgem como forma de gestão da experiência do turista na sua viagem para que se garantam a satisfação das suas necessidades e se exceda as suas expetativas. Os destinos turísticos, hoje em dia, também se encontram influenciados pela realidade supracitada e arranjaram formas de se promover e manter competitivos. Assim, surgem os organismos oficiais como elementos com o papel de promover um destino, seja ele um país, região ou até mesmo alguns produtos/segmentos. Desta forma, em Portugal, existe o Turismo de Portugal, I.P. - Autoridade Turística Nacional – com responsabilidades a nível da promoção, valorização e sustentabilidade da atividade turística. Dentro deste, existe a Direção de Apoio à Venda, onde foi realizado o estágio, e com funções principais de coordenar as atividades das Equipas de Turismo no estrangeiro, assistir as agências de promoção estrangeiras na promoção de Portugal, construir e manter uma base de dados do trade internacional atualizada e garantir o apoio à oferta nacional. Com a aposta no apoio ao trade, em detrimento das campanhas de promoção tradicionais, a estratégia do Turismo de Portugal passa a cooperar com operadores turísticos, imprensa internacional e outros canais de distribuição estrangeiros em como vender o destino Portugal aliado a um maior esforço nos meios online. Com base nesta premissa, denotou-se a necessidade de providenciar ao trade internacional um portal onde estes pudessem instruir-se sobre o destino Portugal e as suas regiões, produtos e até mesmo outras informações úteis. Assim, surgiu o projeto VisitPortugal-Trade que se comporta como um complemento ao portal VisitPortugal no seu apoio ao trade. Desta forma, este projeto surge como uma solução de apoio à operação turística organizada, sejam eles pertencentes aos mercados principais emissores de turistas, ou mercados ainda não consolidados, através da formação – através de um curso E-learning – e informação – por via de conteúdo promocional. Paralelamente, a oferta turística nacional, irá beneficiar de um acesso mais facilitado a contactos de operadores estrangeiros, devidamente tipificado, e servindo assim como um forte apoio à internacionalização do seu negócio.
- Relatório de estágio no Vila Galé Marés – Brasil: Delegar tarefas para melhorar desempenho no departamento de F&BPublication . Estrela, Inês Silva; Almeida, Anabela Clemente EliasO presente relatório resulta do estágio curricular realizado no hotel Vila Galé Marés, localizado em Guarajuba, no estado brasileiro da Bahia. O estágio realizado no âmbito de um programa de estágio – Erasmus, decorreu entre setembro 2014 e junho de 2015, com uma duração de 9 meses, no total de 1620 horas, e insere-se no âmbito do Mestrado em Gestão e Direção Hoteleira da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar do Instituto Politécnico de Leiria. Apresenta-se sucintamente o grupo Vila Galé – Sociedade de Empreendimentos Turísticos S.A. e o hotel Vila Galé Marés e procede-se à descrição e análise crítica das atividades desenvolvidas durante o período de estágio e que abrangeram os vários departamentos do hotel: housekeeping; receção; animação; F&B; reservas; grupos e eventos; recursos humanos; economato e assistente operacional. Aborda-se ainda uma proposta de plano de ação que resulta do conhecimento e experiência adquiridos no decorrer do estágio e que pretende intervir para a mudança da situação atual de evidente desmotivação e alienação dos colaboradores. O plano assenta na criação de um sistema de incentivos e na planificação de uma ação de formação que visa sensibilizar e formar os supervisores dos setores do hotel, a fim de os auxiliar na coordenação das suas equipas.
- Exporting data from an openEHR repository to standard formatsPublication . Almeida, Jorge Daniel Borges Brilhante; Correia, Ricardo João CruzWith the healthcare sector computerization, a large amount of data is produced from medical encounters, therapeutic outcomes and other aspects of healthcare provider’s organizations current activity. Decision support systems cover several methodologies and approaches that may be applied to the healthcare sector and, since that they store and analyze data in a tabular format, it becomes necessary to assure that data sources with different data representations can be used to feed these systems. The present work focuses on the development of a methodology to export data from an openEHR repository to standard formats through a software tool which adapts itself to different data sources for later exploration in statistical and decision support systems. From use case and requirements analysis to the efective development of the tool, several steps were performed to document progress and to ground conclusions regarding operational test data. Obtained results indicate that this data export is feasible, but also highlight the need to define parameters so that the tool may function.
- Adaptação do sistema de gestão de doentes do Centro Hospitalar de Leiria ao sistema integrado de gestão hospitalar SONHO V2Publication . Pedro, Vitor Manuel Loureiro; Domingues, Patrício Rodrigues; Roxo, Francisco VelezPara contrariar a elevada despesa na área da saúde, Portugal, à semelhança de outros países implementou diversas políticas de sustentabilidade no Serviço Nacional de Saúde (SNS), manifestando sempre a vontade de manter a equidade na prestação de cuidados de saúde aos utentes. Uma das medidas mais significativas é a reorganização das unidades de saúde, nomeadamente ao nível dos sistemas de informação. De facto, os sistemas de informação são tidos como elementos de grande relevo para se alcançar a sustentabilidade na saúde. A sua importância manifesta-se através da disponibilidade de indicadores, procurando maximizar a eficiência de outros recursos humanos e materiais, e simultaneamente, minimizar os custos induzidos por esses mesmos sistemas de informação. Neste contexto, o despacho nº 12071/2013 visa a uniformização dos sistemas de informação das unidades de saúde em Portugal com o objetivo de permitir interoperabilidade entre sistemas e instituições e reduzir custos através da economia de escala. Deles dependem a continuidade do negócio, sendo que as falhas podem representar avultados prejuízos económicos e humanos. A reorganização administrativa e geográfica do Centro Hospitalar de Leiria (CHL) significa compreender a sua posição na prestação de cuidados de saúde relativamente à sua composição organizacional de prestação de cuidados. A adaptação dos processos do software de Gestão de Doentes no SIGED aos processos no SONHO V2 deve iniciar-se com uma avaliação da infraestrutura física do CHL e das necessidades de equipamentos a adquirir de acordo com as especificações dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS). Contudo, mais relevante do que a componente de equipamentos, é o estudo e análise aprofundada dos atuais processos de gestão de doentes e das necessidades a cumprir para efetuar a adaptação dos processos de software de gestão de doentes ao sistema SONHO V2. Este projeto estuda os serviços de Urgência Geral, Consulta Externa e Internamento, analisando o atual sistema SIGED e o futuro sistema SONHO V2. O enfoque do estudo é a elaboração da análise comparativa da cobertura processual entre o atual software SIGED e o futuro SONHO V2. vi Neste projeto identificam-se as vantagens da implementação do SONHO V2 no contexto da interoperabilidade semântica com os outros sistemas de informação do CHL. O maior contributo centra-se nas principais considerações do processo de migração do SIGED para o SONHO V2. O documento comporta ainda algumas recomendações sobre eventuais desenvolvimentos que permitam otimizar e enriquecer o SONHO V2 no contexto do CHL.
- Effect of the mean stress on the fatigue behaviour of single lap jointsPublication . Pereira, António; Reis, P. N. B.; Ferreira, J. A. M.Steel is the most important construction material for the mass production of engineered structures, especially in the transport industry. On the other hand, adhesive joints are typically used to join load-bearing components. Therefore, this work intends to investigate the stress ratio effects on the fatigue behaviour of adhesively bonded steel lap joints. S–N diagrams of fatigue tests, under constant amplitude loading, were obtained for stress ratios ranging between 0.05 and 0.7. It was observed that the fatigue life of the adhesive joints has very little dependence on the stress amplitude, indicating that only the maximum stress is important. The combination of a linear equation with a quadratic equation seems to be the best formulation to fit the experimental results. Finally, the Palmgren–Miner’s Law is accurate enough to predict the fatigue design for sequential block loadings.