Browsing by Issue Date, starting with "2017-06-28"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Trade of live bait in Portugal and risks of introduction of non-indigenous species associated to importationPublication . Sá, Erica; Costa, Pedro Fidalgo e; Fonseca, Luís Cancela da; Alves, Ana Sofia; Castro, Nuno; Cabral, Sara dos Santos; Chainho, Paula; Canning-Clode, João; Melo, Pedro; Pombo, Ana Margarida; Costa, José LinoDifferent invertebrate groups are often exploited on sediment shores and mudflats, including polychaetes, sipunculids, bivalves and crustaceans. The commercial importance of polychaetes and sipunculids, that has increased in the early 2000's because of its use as a food source for the aquaculture sector and a growing demand of worms for use as sea angling bait, seems to be declining nowadays. In Portugal bait harvesting from natural populations became insufficient to meet market demands and as a result, polychaetes and sipunculids have been imported in recent years. Due to this it was important to know the ways of the live bait import to Portugal, and to assess the risk of introduction of non-indigenous species associated to that live bait trade. The origin and quantities of imported live bait were determined by examining the landing's records at Lisbon airport, from two periods: 2002e2003 and 2012 e 2015. Live worms imported to Portugal arrived almost exclusively from China, USA and Vietnam. Monthly import data and bait registers at fish auction landings were significantly correlated, showing that bait captures and imports are directly related to higher bait demand. In addition, the risk of live bait's importation as an introduction vector for non-indigenous species was evaluated by examining the bait boxes content. Five worm species were identified in bait boxes with foreign species: Glycera dibranchiata, Namalycastis rhodochorde, Perinereis cultrifera, Perinereis linea, and Sipunculus (Sipunculus) nudus. The examination of bait boxes in Portugal suggested that there is a low risk of associated hitchhiker species introduction and dissemination, mostly because of packaging procedures, which should be advised. The same is not true to the non-indigenous live bait species.
- A Gestão da mudança em sistemas de Informação: a migração do sistema de gestão de doentes para aaplicação SONHO V2 no Centro Hospitalar de Leiria, EPEPublication . Marto, Vítor Manuel Antunes; Rijo, Rui Pedro Charters Lopes; Martinho, Ricardo Filipe GonçalvesA migração do sistema de Gestão de Doentes para a aplicação SONHO V2 foi o maior projeto de sempre na história do Centro Hospitalar de Leiria, EPE na área de Sistemas de Informação, com um enorme impacto em todos os processos da organização relacionados com a Prestação de Cuidados aos Utentes e alguns Processos Financeiros. Esta migração decorreu ao longo de 3 anos, começou com a identificação da necessidade de migrar para o SONHO V2, passou pelas fases de Configuração, Pré-arranque, Arranque, Pós-Arranque e terminou no Acompanhamento da mudança. Em cada uma destas etapas temporais foram abordadas as mudanças de diferentes componentes: Hardware, Software, Conhecimento, Predisposição e Processos. Com base numa revisão da literatura, é feita a análise desta mudança sob vários aspetos: as dimensões da mudança, os motivos, a sua classificação segundo a taxa de ocorrência, extensão e grau de planeamento, a comunicação, a resistência à mudança, as etapas, as estratégias adotadas, a posição estratégica da aplicação, os fatores críticos de sucesso, o papel dos gestores da mudança, os processos de mudança e a matriz impacto / esforço. É proposto um modelo de análise da mudança, que destaca a componente de Predisposição dos utilizadores, e é avaliada a adaptabilidade deste modelo à realidade desta migração, comparando-o igualmente com modelos de referência na literatura internacional, verificando-se o seu alinhamento.
- Arquitetura empresarial aplicada em Hospital público: prova de conceito no processo de marcação de consultaPublication . Silvério, Ana Ligeiro; Rijo, Rui Pedro Charters Lopes; Martinho, Ricardo Filipe GonçalvesEsta dissertação visa apresentar uma prova de conceito em como uma arquitetura empresarial pode beneficiar o processo de marcação de consultas numa organização de saúde. Com o intuito de contextualizar este trabalho começa-se por traçar uma panorâmica sobre os sistemas de saúde em Portugal e de que forma o processo de marcação de consultas está a ser debatido atualmente. São apresentados também os potenciais benefícios para o setor na ótica de monitorização de processos e auxílio na sua gestão. De forma a dar suporte a este trabalho, na revisão de literatura é apresentada uma perspetiva histórica e de evolução do conceito de arquitetura empresarial. Indicam-se os trabalhos iniciais de investigação, bem como os seus autores e os temas relevantes. De seguida apresentam-se os trabalhos mais recentes nesta área e entidades. São também desenvolvidas em detalhe as subáreas inerentes a uma arquitetura empresarial, bem como os principais trabalhos realizados e conceitos. O presente trabalho teve como base o levantamento do processo de marcação de consultas atual (“As Is”) num hospital público de grande dimensão, já parcialmente realizado em trabalhos anteriores de dissertação, e a seleção da norma e respetiva ferramenta de Arquitetura Empresarial para a elaboração da prova de conceito. O processo de marcação de consulta é um processo considerado crítico pelos Hospitais em geral e pela tutela do Serviço Nacional de Saúde, tendo sido por isso selecionado para o presente trabalho. Associado ao processo, definiu-se a arquitetura empresarial atual que o suporta. Por fim, estabeleceu-se a relação entre processo-arquitetura empresarial-indicadores de desempenho. A prova de conceito foi realizada de forma a aplicar uma lógica de recálculo no processo de marcação de consultas, com o objetivo de identificar a relação dos indicadores de desempenho com os elementos do processo. Esta prova de conceito representa a base para o desenvolvimento de um processo de melhoria contínua nos processos de negócio e nos sistemas de informação de suporte. É possível concluir com este trabalho que a aplicação dos conceitos de arquitetura empresarial favorecem a monitorização dos processos bem como a sua melhoria. Os elementos do processo de marcação de consultas estão expostos a fatores de risco e fatores condicionais do processo em si. É por isto necessário criar um mecanismo que os consiga identificar e processar. No entanto, é possível concluir que para que o processo de recálculo dos indicadores seja mais robusto e com melhores outcomes se devem identificar todos os riscos e fatores a que os elementos do processo estão expostos e considerá-los na prova de conceito.
- Sistemas de interoperabilidade entre hospitais e seguradorasPublication . Cunha, Hélder Manuel Silva; Maximiano, Marisa da Silva; Rijo, Rui Pedro Charters LopesMesmo com a existência de muitos standards de interoperabilidade na saúde, muitos poucos são utilizados nos sistemas de informação para comunicação entre os prestadores de cuidados e as seguradoras. O número de ligações entre entidades cresce exponencialmente. Os esforços para integrar individualmente todos os sistemas são incomportáveis, sem viabilidade técnica e económica. Torna-se premente evoluir para um modelo de dados semântico comum. A dimensão do mercado assim o exige. O sistema de saúde conta cada vez mais com entidades privadas para a prestação dos cuidados de saúde e os portugueses aderem cada vez mais a planos de saúde voluntários. Um sistema responsável pela conversão de todas as mensagens é uma solução para combater estes constrangimentos. Através de um único interface com os prestadores de cuidados é possível comunicar com todos os diferentes interfaces das seguradoras. A gestão passa por manter apenas uma ligação para comunicação com todas as entidades. Operar mudanças tecnológicas assentes em arquiteturas SOA. O HL7 FHIR evidencia-se como o novo standard dos sistemas de informação da saúde, oferecendo uma maior simplicidade técnica de implementação e um vasto conjunto de recursos capazes de responder a grande parte dos requisitos core de informação, incluindo os dados sobre os processos financeiros. O recurso Claim satisfaz os requisitos para comunicar os dados necessários para os momentos de verificação dos valores de copagamento, de autorização e dos processos de faturação dos cuidados de saúde prestados. A necessidade de ser competitivo e eficiente, de automatizar tarefas e reduzir o erro humano, tem ajuda na utilização de ferramentas que aliam a gestão de negócio às tecnologias, através da modelação e otimização dos processos de negócio, envolvendo os profissionais de saúde, os clientes e todas as entidades que se relacionam com os hospitais e clínicas.