Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Gestão de conhecimento empresarial: quando o sucesso de uma entidade se traduz na valorização profissional dos seus colaboradores

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Francisco Xavier Mendes Da Silva_Projeto.pdf9.7 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Este projeto foi desenvolvido no âmbito do Mestrado de Gestão de Sistema de Informação Médica em parceria com uma instituição organizacional, a Deloitte. Com base nestas duas entidades foi possível a correlação entre uma parte técnica e outra teórica. O objetivo proposto deste projeto é associar toda a teoria baseada na gestão do conhecimento empresarial com todos os desenvolvimentos práticos efetuados na Deloitte, para que desta forma se pudesse perceber de que forma é que a gestão e transmissão de conhecimento numa empresa beneficia tanto os colaboradores como a própria empresa. O projeto tem duas grandes componentes: uma mais teórica e outra de caráter mais prático. Assim, para o desenvolvimento teórico recorri a livros, artigos, jornais, revistas e websites. De referir, que foi através deste conjunto de dados que foi possível realizar uma compilação de todas as informações mais relevantes associadas a este projeto. No contexto prático tive a oportunidade de ingressar numa empresa bastante conceituada, a Deloitte, na qual desenvolvi diversas tarefas ao longo deste estágio. Inserido na equipa de consultoria SAP, todo o desenvolvimento prático relacionou-se com diferentes tipos de negócio/área, ou seja, bancos, seguradoras, entidades de saúde e até supermercados. De salientar que todas estas tarefas desenvolvidas para estes tipos de negócio têm um ponto importante em comum, para além da tecnologia subjacente que é o sistema SAP e toda a configuração e programação envolvida neste tipo de sistemas, que é a transferência e conhecimentos técnicos/teóricos adquiridos. Através deste estudo e desta relação entre teoria e prática consegui chegar a conclusões bastantes relevantes. Com a aplicação de estratégias de gestão de conhecimento em empresas existe uma panóplia de vantagens para a própria empresa, bem como para os seus colaboradores. O facto de os colaboradores estarem em constante aprendizagem produz-lhes uma grande margem de crescimento tanto a nível pessoal como profissional, garantindo desta forma a não estagnação. Já para as empresas, prevê-se que numa fase inicial não tenha lucro com os colaboradores, uma vez que os tem que instruir técnica e teoricamente, mas ao longo do tempo esta perda irá traduzir-se em rentabilidade, confiança dos clientes, rigor nas tarefas desenvolvidas e consequentemente, lucro para a empresa.

Description

Keywords

Gestão de conhecimento SAP Empresa Colaborador Benefícios

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue