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Abstract(s)
Este projeto foi desenvolvido no âmbito do Mestrado de Gestão de Sistema de Informação
Médica em parceria com uma instituição organizacional, a Deloitte. Com base nestas duas
entidades foi possível a correlação entre uma parte técnica e outra teórica. O objetivo proposto
deste projeto é associar toda a teoria baseada na gestão do conhecimento empresarial com
todos os desenvolvimentos práticos efetuados na Deloitte, para que desta forma se pudesse
perceber de que forma é que a gestão e transmissão de conhecimento numa empresa beneficia
tanto os colaboradores como a própria empresa.
O projeto tem duas grandes componentes: uma mais teórica e outra de caráter mais prático.
Assim, para o desenvolvimento teórico recorri a livros, artigos, jornais, revistas e websites. De
referir, que foi através deste conjunto de dados que foi possível realizar uma compilação de
todas as informações mais relevantes associadas a este projeto. No contexto prático tive a
oportunidade de ingressar numa empresa bastante conceituada, a Deloitte, na qual desenvolvi
diversas tarefas ao longo deste estágio. Inserido na equipa de consultoria SAP, todo o
desenvolvimento prático relacionou-se com diferentes tipos de negócio/área, ou seja, bancos,
seguradoras, entidades de saúde e até supermercados. De salientar que todas estas tarefas
desenvolvidas para estes tipos de negócio têm um ponto importante em comum, para além da
tecnologia subjacente que é o sistema SAP e toda a configuração e programação envolvida
neste tipo de sistemas, que é a transferência e conhecimentos técnicos/teóricos adquiridos.
Através deste estudo e desta relação entre teoria e prática consegui chegar a conclusões
bastantes relevantes. Com a aplicação de estratégias de gestão de conhecimento em empresas
existe uma panóplia de vantagens para a própria empresa, bem como para os seus
colaboradores. O facto de os colaboradores estarem em constante aprendizagem produz-lhes
uma grande margem de crescimento tanto a nível pessoal como profissional, garantindo desta
forma a não estagnação. Já para as empresas, prevê-se que numa fase inicial não tenha lucro
com os colaboradores, uma vez que os tem que instruir técnica e teoricamente, mas ao longo
do tempo esta perda irá traduzir-se em rentabilidade, confiança dos clientes, rigor nas tarefas
desenvolvidas e consequentemente, lucro para a empresa.
Description
Keywords
Gestão de conhecimento SAP Empresa Colaborador Benefícios