Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar
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Browsing Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais"
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- 1ª edição do festival nacional de gastronomia de Cabo VerdePublication . Varela, Zenaide Sanches; Almeida, Paulo Jorge SantosOs festivais gastronómicos de abrangência nacional, têm vindo a ser considerados uma das mais importantes estratégias de marketing aplicada aos destinos. Realizados anualmente, em vários países, devido à sua extrema importância na divulgação e valorização dos produtos tradicionais, estes eventos projetam a imagem de um determinado destino e por consequência, aumentam a sua notoriedade e capacidade competitiva. No que concerne ao destino Cabo Verde, este tipo de promoção tem vindo a “ganhar asas”, mas apenas numa dimensão regional ou local. O que se tem revelado insuficiente para mostrar a autenticidade e especificidade gastronómicas de cada ilha. Neste contexto, verificou-se a necessidade da aposta no Festival Nacional de Gastronomia do referido destino, com o intuito de provar a todos aqueles que o procuram, que o seu produto turístico não se resume apenas ao turismo sol e mar. Assim, a ideia foi apresentada às entidades responsáveis pelo Turismo, tendo sido muito bem acolhida, e constatou-se que há disponibilidade para abraçar com entusiasmo este projeto, reconhecendo a sua vital importância na divulgação do valioso património gastronómico de Cabo Verde.
- Accessible Tourism in Russia: Recommendations for a Universal Design, Barrier-free EnvironmentPublication . Amineva, Inna; Almeida, Anabela Clemente Elias; Oliveira, Fernanda Maria FernandesRecently, barrier-free tourism has become increasingly important. The number of people with disabilities around the world is growing. Most of these people want and can travel. But not all countries and cities have a sufficiently adapted environment for comfortable movement. The purposes of this master’s thesis are to research accessible tourism in the cities of the Russian Federation, determine the problems that people with disabilities face in Russia during travel, understand how the lack of an available environment affects the desire to travel. The principles of universal design are also discussed in this work, and special attention is paid to how these principles should be followed in the tourism industry. In addition, define what changes will be the most effective in developing an accessible environment and will be able to lead to an increase in the number of disabled people as participants in tourism. This study is based on semi-structured interviews. The questions for the research have been prepared after an extensive analysis of the current state of the theory. The research was performed among people with disabilities who use wheelchairs or their caregivers. The experiences of twelve participants were evaluated. The analyses of the interviews identified several challenges that the participants were dealing with. These findings provided a clearer understanding of the problems currently being experienced by the study group. They also helped address a number of outstanding research questions. To sum up the findings of this research, the availability of an accessible environment is a crucial factor when choosing a holiday destination for people with disabilities and their caregivers. The developed accessible environment gives people with disabilities a sense of freedom, independence, and makes them equal members of society and motivates them to choose new places to travel. Thus, creating a barrier-free environment might play an important role in attracting new visitors and become a serious competitive advantage among tourism companies.
- Ações de fidelização do cliente no Hotel Villa BatalhaPublication . Serradas, Jéssica Filipe das; Fonseca, Júlia Fragoso daNos dias de hoje e face às exigências do mercado e concorrentes, existe uma maior necessidade de diferenciação, é importante que cada empresa se adapte aos seus clientes e não imite as estratégias da concorrência, pois cada empresa é única. Os clientes não procuram apenas um produto, pretendem um atendimento personalizado de acordo com as suas necessidades. Atualmente, muitas empresas recorrem ao Marketing Relacional, que é uma mais-valia que as permite ser únicas em relação à concorrência. Com o Marketing Relacional surge a ferramenta CRM, uma das ferramentas que melhor se adapta quando o objetivo é desenvolver um relacionamento sustentável e duradouro com os clientes. A identificação de ações de fidelização é também algo muito importante para as empresas que procuram posicionar-se e diferenciar-se melhor que os seus concorrentes, gerando mais lucros e, também uma melhor satisfação aos seus clientes. Estas são essenciais para o bom desempenho de uma organização, é através destas ações que uma empresa utiliza mais adequadamente os seus recursos, minimizando os problemas e maximizando as oportunidades que surgirão. Estas têm uma importante função entre as empresas e os clientes, os concorrentes e os stakholders, ou seja, focam explicitamente a vantagem competitiva e a vantagem de clientes em longo prazo. Ainda que adaptado a uma empresa em evolução, as ações que irão ser propostas no relatório são possíveis de ser concretizadas, mas terá de se ter em conta o meio ambiente, economia e crescimento de mercado. Pelo facto do hotel não constituir nenhum modelo de implementação de ações de CRM específico, este relatório de estágio pode ser considerado uma mais-valia e um avanço no crescimento a longo prazo da mesma, permitindo assim um relacionamento duradouro entre o hotel e o cliente.
- O alojamento local, da ascensão ao declínioPublication . Bernardo, Inês Silva; Oliveira, Verónica Nobre de; Vasconcelos, João Viljoen deNos últimos anos, o setor do turismo apresenta uma tendência de crescimento que deriva da globalização e dos avanços da tecnologia a nível de transportes e comunicação. Embora este crescimento seja benéfico para o desenvolvimento dos destinos, a nível económico e social, a verdade é que, na eventualidade, da sua gestão não ser feita de forma integrada e sustentada, os mesmos podem sofrer alguns impactes. Neste sentido, o crescimento exponencial do turismo tornou-se tema de debate na medida em que são avaliados os prós e contras, nomeadamente nas grandes cidades, como é o caso de Lisboa. Esta discussão centra-se sobretudo, no aparecimento em “massa” das plataformas digitais e dos desafios impostos ao setor do turismo. Embora, o turismo assuma um papel fundamental para o desenvolvimento económico dos centros históricos que se encontravam em estado de degradação, as grandes cidades vivem um momento de forte contestação por parte dos residentes dos bairros históricos devido à transformação urbana em prol do bem-estar dos turistas, acusando as autarquias de serem os principais responsáveis pela perda da vivência das cidades. Por fim, o Mundo encontra-se a enfrentar um dos momentos mais marcantes da História da Humanidade, a pandemia derivada pelo COVID-19 que, obrigou a uma paragem mundial em todos os setores, sem exceção. Desta forma, o turismo é um dos setores mais afetados devido às medidas de confinamento e restrição na mobilidade dos cidadãos. Este estudo tem como principal foco compreender os impactes sociais, económicos e culturais do crescimento do alojamento local e à posteriori, da pandemia para o setor do turismo através da análise da perspetiva dos stakeholders, por intermédio de um guião de entrevista semiestruturada. A análise dos resultados obtidos sugere que a posição dos entrevistados difere consoante o cargo ocupado na comunidade.
- Análise comparativa dos sistemas de governança dos geoparques Estrela e Naturtejo em PortugalPublication . Osório Sanchez, Maria Cristina; Almeida, António Sérgio Araújo de; Jorge, João Paulo da Conceição SilvaOs Geoparques Globais da UNESCO (UGGPs) são territórios ideais para promover o geoturismo. O primeiro Geoparque português a integrar a Rede de Geoparques Mundiais (GGN) da UNESCO, foi o Geopark Naturtejo em 2006. Partilha território com três áreas protegidas e a Reserva de Biosfera do Tejo/Tajo Internacional. O último a integrar a GGN foi o Estrela Geopark em 2020, tendo integrado por consequência, o Parque Natural da Serra de Estrela. Perseguindo objetivos comuns, cada um deles possui um modelo próprio de governança. É assim que o objetivo principal desta dissertação consiste em realizar uma análise comparativa dos sistemas de governança através da respetiva caracterização de linhas estratégicas, tais como: sistemas de governança, conservação do património natural e geológico, comunicação, educação, turismo, revisão do processo de implementação e evolução dos Geoparques Naturtejo e Estrela em Portugal. A metodologia de investigação baseia-se numa análise descritiva exploratória realizada através de pesquisas bibliográficas e entrevistas aos representantes dos órgãos de administração e órgãos de poder local. Com base nos resultados obtidos, conclui-se que os dois sistemas de governança são diferentes e ambos cumprem com os objetivos dos (GGPs). Verificou-se que o Geopark Naturtejo enfrenta um desafio assente na conciliação dos processos de cooperação devido à estrutura administrativa de empresa Intermunicipal com fins lucrativos. É recomendável considerar uma proposta de reestruturação para evitar conflitos de interesse no futuro. Observou-se que as diferentes fases de desenvolvimento de ambos os geoparques têm um impacto na atualização dos sistemas informáticos. No caso do Geopark Naturtejo, ferramentas para o geoturismo, podem ser reforçadas. É necessário analisar o impacto na economia do território municipal mercê do desenvolvimento de projetos turísticos ligados aos Geoparques.
- Análise da imagem projectada e percebida do destino Lisboa através da fotografia digital. A rede Instagram como nova resposta para a recolha de dados.Publication . Baumann, Fabiana Diana Santos; Lourenço, Paulo Filipe de Almeida Cravo; Lopes, Maria Sofia Fernandes de PinhoO Turismo e a Fotografia têm uma relação muito estreita, sendo, para muitos turistas, a prática fotográfica um elemento essencial na experiência turística. Esta relação é, desde há muito, explorada pelas Organizações de Gestão do Destino (OGD) na vertente de promoção do destino e da sua imagem projectada, uma vez que as fotografias são uma forma de materializar uma ideia/imagem em relação a um determinado local, de aproximar o turista da experiência real, motivando-o à compra. No entanto é menos comum que as organizações do destino partam da fotografia para compreender o turista. Actualmente e com a rápida e abrangente disseminação de informação típica da era digital, os utilizadores/consumidores/visitantes têm um papel tão ou mais importante que as OGD’s na construção da imagem de um destino. É fundamental que as organizações não só percebam qual o tipo de informação que está a ser gerada entre os utilizadores, como que monitorizem preferências que surgem no seio das redes sociais, podendo deste modo antever tendências e, consequentemente criar novas estratégias, não só em termos de marketing e promoção, como de planeamento de negócio, especialmente no que respeita ao posicionamento e diferenciação perante a concorrência. Para ser possível monitorizar esta informação é necessário medir os seus indicadores, sendo importante criar estratégias e ferramentas de recolha. O que se pretende, a partir deste estudo, é defender a viabilidade da fotografia digital enquanto objecto de estudo, uma vez que é uma aliada na compreensão da imagem projectada pela OGD’s, mas também, e a cada vez mais, da imagem percebida e projectada pelos visitantes, a partir do conteúdo gerado pelos turistas. Tomamos como caso de estudo a cidade de Lisboa, a qual conhece nos últimos anos um grande impulso na sua atractividade turística. Tendo como base estudos similares relacionados com outros destinos construímos um sistema metodológico apoiado em estudos análogos, e no desenvolvimento de software de recolha de dados a partir de uma rede social de partilha de imagens – o Instagram. Foi possível recolher uma amostragem de imagens de Lisboa criadas por turistas, bem como o lote de imagens usadas por uma OGD para promoção de Lisboa. Após o nosso processamento de dados, foi possível efectuar uma análise de conteúdo dessas imagens chegando ao conjunto de atributos que caracteriza o seu conteúdo. Esse conteúdo foi então comparado, de modo a concluirmos sobre a semelhança ou disparidade entre as imagens usadas para promover Lisboa e aquelas que parecem transmitir aquilo que em Lisboa realmente impressiona. As principais conclusões apontam para uma concordância entre os atributos mais frequentes das fotografias tiradas por OGD e Turistas. Porém existe discordância entre os atributos menos importantes, isto é, menos presentes. A metodologia utilizada abre novos caminhos na utilização de fotos de redes sociais para estudo do comportamento do turista e da imagem do destino.
- Análisis de la aplicación de tecnologías de la información en campañas de marketing para mejorar el sector hotelero en LisboaaPublication . Arcos Obando, Diana Alexandra; Almeida, Nuno Miguel CastanheiraEl auge del Internet, el incremento del ancho de la banda, el surgimiento de nuevas tecnologías, la amplia generación de contenidos digitales y el efecto de diversas técnicas de promoción publicitaria, son algunos de los hechos sobre los cuales se sustenta los cambios de procesos dinámicos de las sociedades en la nueva era tecnológica, basados en la información y el conocimiento. Siendo así, que todos los sectores están luchando con el rápido cambio de ritmo. El sector hotelero es uno de los principales consumidores de las TIC´s, ya que gracias a ello ha permitido la evolución del sector y ha obligado a hoteles a pensar posicionarse como empresas tecnológicas. El trabajo de investigación presenta el análisis e identificación de los conceptos, uso y la aplicación de las diferentes herramientas tecnológicas de comunicación e información (TIC’s) orientadas hacia el desarrollo y lanzamiento de campañas de marketing y su contribución en el sector hotelero de la ciudad de Lisboa. Se tomó una muestra de 28 hostales de la ciudad de Lisboa. La investigación se inició con una etapa de consulta documental (estudio descriptivo) y bibliográfica acerca de las TIC’s y su aplicación, por medio de artículos y autores claves relacionados con el tema. En la última etapa se estudiaron las aplicaciones de las TIC’s en los hostales de Lisboa, como mejoramiento del marketing, relacionado con la atención, aprovechamiento e importancia para los clientes, por medio de estrategias de gerentes o personal de marketing, todo ello por medio de entrevistas y encuestas. La tecnología ha transformado y seguirá transformando la forma en que las personas busquen y consuman productos y servicios, todo esto gracias a los constantes y nuevos modelos de promoción y campañas de marketing.
- Análisis del Turismo Experiencial de la Parroquia de Rumipamba desde la perspectiva de la Imagen TurísticaPublication . Velásquez Sandoval, Doris Alexandra; Almeida, Paulo Jorge SantosLa Parroquia Rumipamba se encuentra ubicada en el cantón Rumiñahui a 20 km del cantón Quito, cuenta con 775 habitantes siendo la parroquia menos poblada del cantón Rumiñahui. Según los datos históricos del PDOT de la parroquia, se puede evidenciar que uno de los principales indicadores económicos además de la ganadería es la actividad turística, misma que desde el año 2004 se ha convertido en un sector estratégico para el crecimiento de la población, además cuenta con una gran cantidad de atractivos naturales lo que hace a esta parroquia en escenario idóneo para la implementación de nuevos productos turísticos. Es importante destacar que este trayecto es el más cercano entre el volcán Cotopaxi y el cantón Quito, cabe recalcar que desde la cumbre del Pasochoa se pueden divisar 26 montañas que son para de la cordillera de los Andes. El actual mercado turístico es cada vez más exigente, esto se debe a que formamos parte de un mercado globalizado, en donde el acceso a la información por medios tecnológicos permite al turista un acercamiento constante a la información referente al destino que desea visitar, generando así la necesidad de instaurar destinos cada vez más diversos en actividades y servicios, para lo cual es importante una adecuada gestión del destino así con también la implementación de estrategias digitales que permitan refrescar la imagen y difundir el destino para poner en conocimiento de los turistas los productos y servicios que se ofertan. "La reciente evolución del turismo rural se enmarca y forma parte del desarrollo del turismo y de las nuevas tendencias de la oferta y la demanda"(Vera, López Marchena, Antón, 2011) Para el desarrollo del turismo rural se hace necesaria la integración de varias dimensiones como son: la política en donde se analizan las demandas sociales locales y turísticas que serán necesarias para la puesta de valor de los recursos turísticos; la ecológica y la geográfica, estas dimensiones deben ser integradas para desarrollar instrumentos precisos que beneficien a todos los involucrados. Es por eso que el turismo debe ser un instrumento para mejorar el bienestar de una comunidad y su calidad de vida, por esta razón el principal objetivo de este estudio busca desarrollar un modelo turístico experiencial para la reconstrucción de la imagen y la oferta turística para la parroquia de Rumipamba. Este estudio muestra los componentes del turismo rural, los recursos turísticos con los que cuenta la parroquia de Rumipamba y los prestadores de servicios involucrados y la propuesta de los productos turísticos que pueden ser ofertados mediante la aplicación del modelo experiencial y propone una estrategia de marketing digital para crear una imagen adecuada del destino, para generar un posicionamiento de marca y reconocimiento más globalizado.
- Aplicação de ferramentas de marketing digital nas empresas turísticasPublication . Coelho, Rafael Carreira; Almeida, Nuno Miguel CastanheiraNas últimas décadas, o turismo consolidou-se como uma das atividades que mais tem contribuído para o desenvolvimento de inúmeros países, regiões e cidades. Em Portugal, tornou-se a maior atividade económica exportadora, contribuindo fortemente para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) nacional. Tais factos, espelham, de forma evidente, a importância que este deteve no desenvolvimento socioeconómico do país, na coesão territorial e na diminuição de assimetrias. Tal como nos anos antecessores, esperava-se que 2020 fosse mais um ano de excelência para o turismo nacional, de alcançar novos recordes e distinções. Porém, em março, com o início do surto pandémico de Covid-19, o cenário alterou-se por completo e rapidamente se tornou num ano dramático, sem precedentes. No entanto, em momentos de crise, também surgem oportunidades e novas formas de as empresas se reinventarem. Esta pandemia, veio acelerar a transformação digital em todos os setores, e o turismo não se revelou uma exceção. Mais do que nunca, os potenciais consumidores turísticos relacionam-se com as agências de viagem e turismo, e com os estabelecimentos hoteleiros através das plataformas digitais. É através deste meio que interagem mutuamente e que partilham informações sobre os produtos e serviços, de forma eficiente e instantânea. O marketing digital assume aqui um papel de destaque, sendo um verdadeiro desafio para as empresas turísticas, no âmbito da gestão dos seus canais de promoção, comunicação e distribuição. Num mercado altamente competitivo como o do turismo, torna-se imperativo para as empresas tentarem diferenciar-se das demais, sendo que o marketing digital pode desempenhar um papel muito importante nesse processo, afirmando-se como uma vantagem competitiva. A presente dissertação é composta por um estudo sobre a aplicação de ferramentas de marketing digital nas empresas turísticas. É imperatório abordar esta temática tão atual, de forma a avaliar e a perceber como o marketing digital e as respetivas ferramentas estão a ser utilizadas neste período pós-pandemia, pautada pela recuperação turística.Como instrumento de recolha de dados, foi utilizado o questionário, sendo que a amostra do estudo é constituída por cerca de 232 inquiridos, representantes de agências de viagem e turismo e estabelecimentos hoteleiros. Através dos resultados provenientes do tratamento dos dados, conclui-se que as ferramentas de marketing digital ainda não assumem um papel de relevo junto da maioria empresas turísticas, especialmente nas de menor dimensão como as microempresas. Dispor de um website próprio ou estar presentes nas rede sociais, é insuficiente quando olhamos para o marketing digital e para as ferramentas associadas como um todo. Verifica-se que no processo de recuperação pós-pandemia, somente uma baixa percentagem de estabelecimentos hoteleiros e agências de viagem e turismo procederam ao seu investimento, embora a promoção turística esteja na ordem do dia.
- Attitudes and perception of destination certification towards sustainable tourism developmentPublication . Chan, Tiffany Kit-Yee; Dias, Francisco Teixeira PintoSustainable tourism has been a topic of discussion for decades, but it is more relevant now than ever. Prior to COVID-19, many tourist destinations were grappling with the negative impacts of mass tourism. The global pandemic has caused international travel to pause temporarily, allowing certain tourism hotspots a much-needed break. However, without addressing the issue with appropriate measures, the crowds will return as will the consequences. Many destinations have taken the opportunity to reassess their sustainability practices by introducing improved destination management frameworks with sustainability strategies as the overarching theme of their recovery plan. Policy makers, destination managers, and tourism experts in the public and private sector are constantly seeking effective tools to better manage tourism and destination development in a sustainable manner. Certification is one of many tools available. Although not a new concept, it is well-known yet widely debated. Destination certification and assessment is an emerging trend, with more tourism destinations striving to become certified. There is also an increase in the number of ecolabels to choose from. However, tourism destinations are complex in nature, with multiple stakeholders and interest groups involved. Previous research has addressed challenges and opportunities affiliated with destination certification, but rarely from the perspective of tourism stakeholders in certified destinations. This study aims to address the impact of destination certification on tourism and sustainable development through the perspective of local tourism stakeholders in destination’s that have achieved certification.