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- Projeto socioeducativo de atividades de animação e apoio à família no ensino pré-escolar da cidade de PenichePublication . Rodrigues, Rita Joana da Silva; Vieira, Ricardo Manuel das NevesTendo em conta a atual diversidade sociocultural nos territórios educativos, e de forma a dar resposta às desigualdades sociais implicadas, o sistema educativo em Portugal prevê uma reforma através de uma mudança direcionada para uma educação para a cidadania e para a inclusão social. No entanto, esta é, muitas vezes, uma mudança ideológica e retórica, que faz manter no quotidiano um ensino dividido entre a uniformidade e a diversidade, entre a tradição e a modernização. Este projeto socioeducativo que constitui este relatório de projeto para o Mestrado em Mediação Intercultural e Intervenção Social, decorre no âmbito da componente de atividades de animação e apoio à família que decorre em diversos estabelecimentos de ensino do pré-escolar, promovido pela Câmara Municipal de Peniche. Depois de feito um diagnóstico de forma mediadora, ouvindo os sujeitos, quer as crianças quer as famílias, bem como da minha observação participante no terreno, foram detetadas algumas necessidades no decorrer do ano letivo de 2020/21. Feito o diagnóstico, foram planificadas atividades no sentido de ultrapassar algumas destas necessidades, numa planificação que é feita em comunhão e em diálogo com todos os agentes educativos. Neste relatório, dá-se ênfase particularmente à revisão da literatura e à fase do diagnóstico, sendo que os outros capítulos que remetem para a planificação, avaliação, que só decorrerá no final do ano letivo 2021/22, estão apresentados com atividades planificadas, apenas, tal como explico na introdução e capítulos seguintes e serão postos em prática já depois da entrega deste projeto.
- Design of Virtual Educational Activities to Strengthen Laterality in Early ChildhoodPublication . Chango, Katherin; Pillajo, Ana; Mejía, Rebeca; Larrea, Carolina; Santos, FilipeThe current investigation analyzed the effectiveness of the use of virtual educational activities through technological tools to verify the incidence in the strengthening of laterality in children from 4 to 6 years of initial education, having as indicators spatial notions, eye-hand coordination, auditory and visual discrimination, and balance. A new strategy has been implemented within the educational field through the design of an online course on the Moodle Academy platform comprising 4 units and 19 activities in synchronous and asynchronous classes, with a sample of n = 54 children in a population of 80 participants from different provinces of the country (and also a foreign child). The research design is exploratory and descriptive, and descriptive statistics was used to analyze the data on the basis of a pre-test (Harris Test) and a post-test (observation in synchronous classes). We observed that in the age range of 4–5 years 33 children had right laterality, 3 had left laterality and 11 had crossed laterality; in the age range of 5–6 years, we observed that 23 had right laterality, 2 had left laterality and 2 had crossed laterality. We conclude that the children still hadn’t defined their laterality due to the fact that the studied age ranges are within the “fixation pase” and “spatial orientation pase” respectively. It should be stressed that the ages where lateralities are defined are 8–11 years, in the “maturation pase”.
- Attitudes and perception of destination certification towards sustainable tourism developmentPublication . Chan, Tiffany Kit-Yee; Dias, Francisco Teixeira PintoSustainable tourism has been a topic of discussion for decades, but it is more relevant now than ever. Prior to COVID-19, many tourist destinations were grappling with the negative impacts of mass tourism. The global pandemic has caused international travel to pause temporarily, allowing certain tourism hotspots a much-needed break. However, without addressing the issue with appropriate measures, the crowds will return as will the consequences. Many destinations have taken the opportunity to reassess their sustainability practices by introducing improved destination management frameworks with sustainability strategies as the overarching theme of their recovery plan. Policy makers, destination managers, and tourism experts in the public and private sector are constantly seeking effective tools to better manage tourism and destination development in a sustainable manner. Certification is one of many tools available. Although not a new concept, it is well-known yet widely debated. Destination certification and assessment is an emerging trend, with more tourism destinations striving to become certified. There is also an increase in the number of ecolabels to choose from. However, tourism destinations are complex in nature, with multiple stakeholders and interest groups involved. Previous research has addressed challenges and opportunities affiliated with destination certification, but rarely from the perspective of tourism stakeholders in certified destinations. This study aims to address the impact of destination certification on tourism and sustainable development through the perspective of local tourism stakeholders in destination’s that have achieved certification.
- A importância da comunicação aumentativa e alternativa no desenvolvimento de competências comunicativas. Um estudo de caso.Publication . Mendes, Lívia de Araujo Melo; Sousa, Célia Maria Adão de Oliveira Aguiar deA paralisia cerebral (PC) é uma condição neurológica consequente de uma lesão ocorrida no sistema nervoso central no período de desenvolvimento estrutural e funcional, causando manifestações variadas dependendo da região afetada. Nas crianças com diagnóstico de PC as etapas do Desenvolvimento Neuro Psicomotor (DNPM) estão gravemente comprometidas, uma vez que o cérebro exerce múltiplas funções e para que estas se efetivem as ligações neuronais precisam estar intactas. Partindo desse pressuposto, dependendo da região do cérebro afetada haverá um comprometimento em diferentes áreas do desenvolvimento, incluindo a fala, podendo ocorrer afasia, disartria, apraxia ou anartria. A comunicação aumentativa e alternativa-CAA destina-se a complementar e facilitar de forma permanente ou temporária a comunicação de indivíduos que apresentem graves problemas na compreensão e comunicação expressiva. O objetivo deste estudo é implementar o uso da prancha/tabela de CAA como forma de comunicação entre um indivíduo com PC e o seu cuidador. Inicialmente foi implementada uma tabela de CAA desenvolvida pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e aplicada em hospitais vinculados ao Sistema Único de Saúde no Rio Grande do Sul, Brasil. Posteriormente foi desenvolvida uma nova tabela individualizada e personalizada às necessidades do jovem. Os resultados refletem que existia uma necessidade do uso da CAA por parte deste jovem.
- Violência Doméstica na População Imigrante em PortugalPublication . Codinha, Soraia Bombas; Margarido, Cristovão Adelino Fonseca Franco RibeiroEsta investigação começou num conjunto de inquietações, que mais tarde se viriam a tornar numa esfera de experiência e aprendizagem sobre um tema em que eu, enquanto cidadã, e, principalmente, técnica social, já me questionava há muito tempo. A mesma revela-se, numa procura constante, em perceber qual a história de vida e as perspetivas de futuro de pessoas que experimentam esta chaga social que é a violência doméstica. A violência doméstica é um problema transversal a toda a sociedade, uma doença social. Na tentativa de prevenção, proteção e extinção desta realidade, surgem os gabinetes de apoio à vítima e os técnicos que diariamente apoiam as vítimas de violência doméstica. Como investigadora, o meu trabalho teve como ponto obrigatório escutar estes técnicos e, sobretudo, escutar as vítimas. De outra forma como é que poderia perceber a dinâmica, no seu todo, dos serviços de apoio? Como é que poderia perceber a relação que os técnicos conseguem estabelecer com as vítimas, num período tão frágil ? Como é que poderia perceber se estas vítimas se sentem motivadas para mudar a sua vida e o que as motiva? Só escutando quem realmente vive envolvido(a) nesta condição, e eu, escutei… De modo a conseguir atingir os objetivos a que me propus, esta investigação emerge como um estudo qualitativo, realizado em colaboração com a Associação Mulher Séc. XI. Nesta associação, foi possível entrevistar duas psicólogas e três vítimas de violência doméstica (todas com nacionalidades diferentes). Os resultados vêm mostrar que os gabinetes de apoio à vítima são essenciais para qualquer pessoa que se cruze com a violência durante a sua vida, mas para as vítimas imigrantes, os técnicos sociais e os gabinetes onde os mesmos exercem funções são imprescindíveis porque, para além de ajudar as vítimas a verem um futuro longe do presente em que se encontram, acolhem, ouvem e, ainda, inserem socialmente estas mulheres que, para além de tudo o que viveram em consequência de uma relação de violência, são ainda discriminadas pela sociedade, devido à sua nacionalidade. Como principal conclusão, entendi que é fundamental a intervenção social, não só com as vítimas, mas também com a sociedade em geral, de forma a preparar-nos para ter um olhar mais atento e essencialmente, proativo na ajuda para com os outros.
- A Natureza do Fazer de Conta e o Fazer de Conta com a Natureza. Da Creche ao 1.º CEBPublication . Quinta, Cristiana Domingues; Oliveira, Luís Miguel Gonçalves de; Barata, Clarinda Luísa FerreiraO presente relatório foi realizado no âmbito do mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, realizado na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria. Encontra-se dividido em duas grandes partes que espelham as aprendizagens mais significativas, vividas nos vários contextos de Prática de Ensino Supervisionada. A primeira parte deste relatório, denominada de dimensão reflexiva, destinou-se à partilha de experiências vivenciadas nos contextos de Prática Pedagógica, nomeadamente Creche, Jardim de Infância e 1.º Ciclo do Ensino Básico. Esta reflexão, teve como finalidade cruzar a realidade vivida em contexto de prática com a literatura relativa a diversos tópicos, como o ciclo interativo: observação, planificação, intervenção, documentação e avaliação; o espaço e o tempo em Creche; a família em Creche; abordagem de projeto em Jardim de Infância; o jogo enquanto promotor de aprendizagem e a meditação no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Estas experiências permitiram-nos olhar para a criança como agente ativo no processo de desenvolvimento e aprendizagem pois, através das interações com os outros, esta descobre e aprende autonomamente. Percebemos ainda que é fulcral que, educadores e professores, sejam conhecedores dos princípios teóricos no que respeita a cada contexto de forma a que a sua prática seja mais enriquecedora para a criança. A segunda parte, denominada de dimensão investigativa, diz respeito a um estudo desenvolvido em contexto de Jardim de Infância, no 2.º semestre do mestrado. Esta investigação insere-se num estudo de caso e teve como principal objetivo perceber o impacto da introdução de materiais da natureza na área do faz de conta, no jogo dramático da criança. Procurámos conhecer a dinâmica vivida na área do faz de conta com os materiais existentes na mesma, bem como com a introdução dos materiais da natureza. De forma a obter dados para futuramente conseguirmos fazer inferências, recorremos à observação direta e participante, às notas de campo e às videogravações. Ao analisarmos os dados recolhidos e com a discussão dos resultados, percebemos que as crianças, primeiramente, estavam desmotivadas e a sua criatividade no momento do jogo dramático estava bastante comprometida, uma vez que os materiais existentes na área do faz de conta permaneciam inalterados e já não ofereciam muitas possibilidades de exploração. Com a introdução dos materiais da natureza, não só verificámos uma crescente motivação em frequentar esta área, como também uma ampliação do jogo dramático das crianças. Desta forma, verificámos um aumento do vocabulário, a complexificação das personagens e ações; os objetos transformados; a mobilização de diversos conhecimentos, nomeadamente relativos a processos científicos, à origem e função dos materiais e a problemas ambientais, bem como à sensibilização para o ambiente.