ESTM - Mestrado em Gestão e Sustentabilidade no Turismo
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- Turismo Backpacker um retrato em PortugalPublication . Rebelo, CátiaO turismo Backpacker é um fenómeno recente que tem crescido consideravelmente nos últimos anos a nível internacional. Desse modo, é importante perceber como se tem desenvolvido o fenómeno no nosso país. O objetivo deste trabalho foi identificar o perfil do backpacker que visita Portugal, bem como as suas motivações, os seus comportamentos e padrões de consumo. Nesse sentido, desenvolvemos um estudo exploratório, através da aplicação de 250 questionários nos hostels da cidade de Lisboa. Os resultados obtidos indicam-nos que os mochileiros que visitam Portugal são: jovens, viajam de forma independente, preferem consumir produtos locais, enfatizam o encontro com outras pessoas e procuram conhecer de um modo profundo os costumes e modos de vida de cada lugar que visitam.
- Experiência turística - expectativas e vivências metamórficas no desenvolvimento pessoal do turista: o caso do comboio histórico a vapor no Alto Douro VinhateiroPublication . Salvador, VâniaA presente dissertação pretende ser um contributo para alargar a compreensão do conceito de Experiência Turística, um conceito complexo, marcado pela subjectividade. Esta investigação centra-se na análise de uma experiência particular: a experiência de viagem no Comboio Histórico a Vapor, inserida no contexto paisagístico do Alto Douro Vinhateiro. A experiência constrói-se na junção destes dois elementos indissociáveis e complementares. O objectivo geral desta investigação passa por perceber de que forma estes dois elementos se relacionam na construção desta Experiência Turística, aliando factores culturais (associados ao Comboio Histórico a Vapor) e factores naturais (associados às características particulares da paisagem do Alto Douro Vinhateiro). Pretende-se assim identificar factores valorizados pelos indivíduos em fases distintas da Experiência Turística: a antecedência (relacionada com o imaginário turístico e consequentemente com a expectativa) e a vivência, propriamente dita. A envolvência cultural poderá assumir-se, em determinadas circunstâncias, como o principal factor que motiva o indivíduo a adquirir a Experiência Turística. Na presente experiência investigada, o Turista valoriza de forma distinta, elementos externos do Destino, respectivamente, na sua antecedência e na sua vivência turística. Havendo inicialmente uma prevalência cultural, à medida que vai usufruindo da experiência em causa, o Turista vai sedimentando no seu imaginário outros estímulos, sendo que, a Natureza passa a integrar-se também como factor preponderante da experiência no seu todo. No presente estudo, observa-se uma espécie de cariz metamórfico da experiência, o que a atesta e reforça como ferramenta incontornável de desenvolvimento pessoal do Turista.
- Lean Management - sistema de gestão aplicado à hotelariaPublication . Matos, InêsO tema principal desta pesquisa está directamente relacionado com os modelos de gestão na indústria hoteleira. A motivação para esta investigação surgiu através da premissa que só através de cortes em salários e em mão de obra se consegue reduzir custos. Após uma breve análise da literatura existente em torno da temática de gestão e também da hotelaria, estabelecemos o objectivo de compreender se seria possível aplicar o modelo de gestão Lean Management ao turismo, mais especificamente à Hotelaria. Para atingir este objectivo, analisámos ao pormenor todo o sistema Lean Management, por fases fomos tentando aplica-lo aos diferentes departamentos de um Hotel. Posteriormente analisámos o estado actual do sector do turismo, a sua competitividade, o seu objectivo principal para a melhoria contínua, as suas oportunidades no futuro e o papel que este pode ter relativamente ao Lean Management. Este é um trabalho inovador dado que até ao momento este sistema ainda não é utilizado, na indústria hoteleira para reduzir custos e aumentar o nível de satisfação dos clientes. A metodologia adoptada teve por base as ferramentas utilizadas na implementação deste sistema em outro tipo de serviços e também na aplicação de um questionário realizado aos colaboradores do hotel em estudo, com o objectivo de averiguar a sua receptividade na implementação de um novo sistema de gestão e para estes apontarem as principais falhas dos procedimentos actuais. Os dados são tratados e apresentados no último capítulo do trabalho, procuramos desta forma a validação da proposta inicial. Finalmente, podemos verificar que os benefícios que esperávamos atingir revelam que a implementação do Lean Tourism permite a maximização da criação de valor para os clientes em todos os serviços. Com base no trabalho desenvolvido percebemos que este modelo de gestão poderá ser implementado em sectores económicos diversos, inclusivamente no sector que pretendíamos estudar.
- Turismo de surf : segmentação pela motivação e escolha de um destinoPublication . Reis, PatríciaA eleição dos destinos turísticos depende de um conjunto de fatores, de ordem pessoal, sociológica ou económica. A procura turística está, desta forma, intimamente relacionada com a tomada de decisão que as pessoas realizam quando planificam as suas atividades de lazer. A análise dessa procura fornece informação para orientar as entidades públicas e as empresas na estratégia de desenvolvimento do turismo sustentável, dentro de um segmento específico, neste caso o turismo de surf. Este constitui uma nova oportunidade de negócio, assumindo um papel importante para o desenvolvimento das regiões. A motivação envolve um processo de escolha baseado também nos atributos do destino. Os objetivos centrais deste estudo, além da caraterização do perfil do turista de surf, são a identificação dos fatores implícitos das suas motivações e a consequente segmentação deste mercado. Compreender estas questões constitui um contributo importante para a promoção de um melhor desempenho e competitividade de um destino. Sustentado numa recolha de dados resultantes dum questionário aos turistas de surf, segmenta-se o mercado, utilizando como ferramentas a análise fatorial e a análise de clusters. Os principais resultados deste estudo permitiram identificar que o turista de surf valoriza certos atributos na escolha de um destino de surf, os quais podem ser sintetizados nos fatores “Destino”, “Entretenimento e lazer” e “Qualidade do surf” e a existência de dois segmentos que se diferenciam por atribuírem especial relevância a determinados atributos turísticos, no momento de escolher um destino de surf.
- Território, molinologia e turismo : dinamização dos moinhos na promoção do turismoPublication . Vitorino, ManuelO presente trabalho de dissertação pretendeu compreender a importância dos moinhos de vento na região Oeste como ícone identitário, definindo um modelo sustentável de desenvolvimento turístico com base na preservação do património molinológico, que agregado às condições naturais do Oeste, os requalifique e promova. Pretende-se pensar o valor patrimonial dos moinhos do oeste, a sua autenticidade que lhes está subjacente e as dinâmicas territoriais que se encontram alicerçadas na cultura e identidade rural. Neste contexto, o presente trabalho de investigação cruzou vários estudos como forma de assegurar a exatidão dos factos, tornando-se importante por um lado, perceber a forma como o turista perceciona a existência destes legados históricos, caracterizadores de uma época e os entende como úteis para fruição de momentos de lazer e bem-estar em contacto com a natureza. Relembra-se a importância que os moinhos já tiveram para a região Oeste e do que ainda poderemos fazer por eles, mesmo que não no sentido da rentabilização comercial, ao menos enquanto testemunho do passado, elemento de interesse cultural, histórico-museológico e pedagógico, conservando-os e/ou renovando-os. As regiões rurais, devido às suas fragilidades, deixaram de ser vistas somente sob a forma produtiva/agrícola, para ganharem diversidade funcional com carácter sustentável, dando lugar a uma diferente imagem dos territórios rurais. O património é nos dias de hoje, tido como um bem a preservar, na imagem e identidade desse território, contribuindo para a afirmação dos valores culturais e ambientais, contribuindo estrategicamente para a sustentabilidade e para o desenvolvimento dos territórios e das populações que lhes estão agregadas. Identificar, localizar e classificar os moinhos de vento tradicionais, bem como estudar estratégias de valorização do património molinológico com o objetivo de os tornar num complemento da atratividade turística, constituem os temas principais desta tese.
- A experiência turística partilhada – contributos para a hospitalidade e retenção do destino turístico : o caso da feira do cavalo da GolegãPublication . Boavida, Ana TeresaA experiência turística é assumidamente um fenómeno influenciador na escolha dos destinos. A sociedade em que vivemos valoriza ambientes que proporcionem novas sensações e recordações memoráveis. Assumidos como visitantes, os indivíduos querem atravessar a ponte para a communitas e partilhar as suas vivências, envolvendo-se em processos de conhecimento que lhes proporcionem o seu desenvolvimento pessoal. A experiência turística é, assim, determinante para o desenvolvimento pessoal do indivíduo e para a sua consequente transformação enquanto elemento de uma comunidade, mesmo que temporariamente. Em cada experiência, a comunidade deixa-se invadir por indivíduos com sede de novas culturas. Este processo inter-relacional e inter-cultural é resultado de uma transfiguração comunitária em função do papel agregador desempenhado pelo evento turístico. Os anfitriões são elementos da comunidade autóctone que transmitem e partilham a autenticidade local. Mas não são eles também parte da experiência? Os comportamentos adoptados são passíveis de transformar o seu papel, tomando em si a função de participantes na própria experiência turística, gerando uma experiência partilhada, global e determinante para afirmar e diferenciar a própria imagem do destino, incrementando a sua capacidade de retenção. Com o presente estudo desenvolvido na XXXVI Feira Nacional do Cavalo, observa-se que os residentes incorporam a experiência de forma diferenciada, consoante se assumem como participantes ou em função de desempenharem o mero papel de residente. Esta dualidade, materializada em distintas aproximações entre o residente e o visitante, foi fundamentada em diferentes metodologias, nomeadamente entrevistas em profundidade, observação participante realizada durante o evento e num inquérito por questionário a residentes no concelho da Golegã. Verificou-se que a percepção dos residentes perante o aumento do número de visitantes da Feira Nacional do Cavalo é influenciada pelo papel que os próprios habitantes locais incorporam: o comportamento do residente, enquanto participante, confunde-se com o comportamento do visitante, assim como a imagem da Golegã se confunde com a imagem do cavalo. Concluímos que o fomento da experiência turística partilhada é essencial para incrementar a hospitalidade do destino, equacionando assim um interesse acrescido em torno do consequente aumento da capacidade de retenção da localidade. A integração dos residentes na experiência turística, poderá, em determinadas circunstâncias, assumir-se como fundamental para a própria atractividade do destino.
- The Influence of Creative Tourism on Sustainable Development of Tourism and Reduction of Seasonality – Case Study of ÓbidosPublication . Musikyan, Srbuhi; Dias, Francisco Teixeira PintoTourism remains one of the most fast growing and important industries in the world. It is hard to underestimate the importance and the spectrum of the benefits that tourism provides. On the other hand, nowadays, the increasing growth of tourism poses a range of challenges and problems that need to be solved. These challenges resonate in the emergence of the so called 'alternative' or sustainable forms of tourism, which deem to be an antidote against the harms the traditional forms of tourism cause to the environment and local communities. These new forms of tourism, among which is creative tourism, are reinforced by the new breed of tourists, who are no longer satisfied with the static offer of tourism but rather prefer the dynamic one. The present research shows on the case of Óbidos the potential of creative tourism to meet these new needs of modern tourists while also solving number of problems that many destinations face, namely seasonality in tourism, as well as how creative tourism contributes to the sustainable development of tourism.
- Sustainable tourism practices through the eyes of the tourist: a case study of a tour operatorPublication . Calnaryte, Laura; Eurico, Sofia TeixeiraThis internship report aim was to find out the importance of sustainable tourism practices from a tourist point of view. The research study and internship took place at Back-Roads Touring - a tour operator (based in London) that specializes in small group touring for seniors travellers from Australia, New Zealand, USA and Canada. Google Forms online questionnaire was used in order to answer the objectives of the study. In total 1322 clients received an online questionnaire out of which 182 filled in the survey. The study had four objectives, however the main focus was to find out which tourism practices ( out of 15 choices) were the most important to the respondents during a Back-Roads Tour and which tourism options (using the same 15 choices) the respondents identify as sustainable tourism options ( objective 2 and 3). The results showed that the respondents valued the most small group touring and having an experienced tour leader, which are the core practices of the company. Furthermore, the respondents were not seeking for more sustainable tourism practices neither willing to donate money to local charities/non- profit organizations. This finding shows that the clients are content with a current model of a tour, are willing to return, however price and quality will be play a key role in the decision. The respondents´ lack of wish to support or donate money to charities /non-profit organizations, could be due to the fact that most of the clients were from middle class thus they did not have enough disposable income. Moreover, one of the objectives of this study was to find out if the clients valued sustainable tourism certification. The results showed that the respondents’ were not aware of the sustainable tourism certification that the company obtained, however slightly over half of the respondents said that the knowledge of the certification has positively influenced them to travel again with a company.
- Relatório de estágio no Hotel Sana Silver Coast: implementação de visitas de cliente mistério na SANA HotelsPublication . Dinis, João Pedro Nobre; Almeida, Anabela Clemente EliasEste relatório de estágio integra a fase final do Mestrado em Gestão e Sustentabilidade no Turismo, na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar em Peniche, e tem como objetivo a implementação de visitas de cliente mistério na SANA Hotels, tendo como projeto piloto o SANA Silver Coast.O estágio teve a duração de 1 620 (mil seiscentas e vinte) horas, totalizando nove meses, entre dezembro de 2015 e agosto de 2016, no Hotel SANA Silver Coast em Caldas da Rainha. A dinâmica do mercado atual em constante mutação torna-o cada vez mais exigente, obrigando as empresas a acompanhar de forma constante as mudanças rápidas e muitas vezes inesperadas. É neste contexto que o valor da gestão da qualidade se torna essencial para as organizações. O presente relatório mostra a concepção de um projeto real de desenvolvimento e implementação de visitas de cliente mistério levada a cabo por uma organização ligada à hotelaria, tendo como objetivo analisar a sua eficiência. O documento começa por caracterizar a cadeia hoteleira, seguido da caracterização do SANA Silver Coast. No capitulo seguinte é apresentado o enquadramento do estágio, referindo o seu objetivo e principais atividades desenvolvidas. No seguimento, é exposta de forma detalhada a metodologia para a construção dos questionários de análise ao cumprimento dos procedimentos e descreve também a formação técnica ao longo de todo o projeto a que os colaboradores do departamento de F&B foram submetidos. Após recolhida a informação das visitas do cliente mistério, a informação é tratada e apresentada sob a forma de relatórios contendo a interpretação dos resultados. O relatório termina com algumas conclusões críticas sobre o projeto e são elaboradas algumas sugestões para estudos futuros. Este estudo permite perceber se esta ferramenta produz efetivamente uma melhoria no cumprimento dos standards num contexto prático e funciona como um projeto piloto, estando preparado para ser replicado nos restantes hotéis da cadeia.
- SurfScholar an advising service to attract international students to get entire academic degrees in Portugal’s most dynamic Surf-City: Lisbon.Publication . Einstein, Simon Adrian; Jorge, João Paulo da Conceição SilvaThe following text is a business plan for SurfScholar - an advising service to attract international students to get entire academic degrees in Portugal’s most dynamic Surf-City: Lisbon. SurfScholar is presented as a viable business concept with environmental, economic and socio-cultural sustainability as guiding principles. For a variety of reasons, Lisbon is becoming an increasingly popular destination for international student mobility. Additionally, Lisbon and its surrounding coastal areas have been experiencing a recent boom in surf related tourism. The text goes into detail about how SurfScholar combines educational tourism and surf tourism by promoting Lisbon as the perfect destination to be both an international student and a surf tourist. To test the market interest in this concept, a simple website was created with a call-toaction. With minimal marketing, SurfScholar received a robust amount of interest from people around the world. SurfScholar’s mission to is to be at the forefront of linking educational tourism and surf tourism and to explore Portugal’s potential as the premier global destination for this new niche segment of tourism. SurfScholar’s business plan is formatted in accordance with the United States Agency for International Development’s, Sustainable Tourism Enterprise Development: A Business Planning Approach, (Humke & Hilbrunner, n.d).