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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
A eleição dos destinos turísticos depende de um conjunto de fatores, de ordem pessoal,
sociológica ou económica. A procura turística está, desta forma, intimamente relacionada com a tomada de decisão que as pessoas realizam quando planificam as suas atividades de lazer. A análise dessa procura fornece informação para orientar as entidades públicas e as empresas na
estratégia de desenvolvimento do turismo sustentável, dentro de um segmento específico, neste caso o turismo de surf. Este constitui uma nova oportunidade de negócio, assumindo um papel importante para o desenvolvimento das regiões.
A motivação envolve um processo de escolha baseado também nos atributos do destino. Os
objetivos centrais deste estudo, além da caraterização do perfil do turista de surf, são a identificação dos fatores implícitos das suas motivações e a consequente segmentação deste mercado. Compreender estas questões constitui um contributo importante para a promoção de um melhor desempenho e competitividade de um destino.
Sustentado numa recolha de dados resultantes dum questionário aos turistas de surf,
segmenta-se o mercado, utilizando como ferramentas a análise fatorial e a análise de clusters.
Os principais resultados deste estudo permitiram identificar que o turista de surf valoriza certos atributos na escolha de um destino de surf, os quais podem ser sintetizados nos fatores “Destino”, “Entretenimento e lazer” e “Qualidade do surf” e a existência de dois segmentos que se diferenciam por atribuírem especial relevância a determinados atributos turísticos, no momento de escolher um destino de surf.
Description
Dissertação de Mestrado em Gestão e Sustentabilidade no Turismo apresentada à ESTM - Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar do Instituto Politécnico de Leiria
Keywords
Turismo de surf Atributos do destino Motivações turísticas Fatores pull Análise multivariada Surf tourism Destination attributes Tourist motivation