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- A imagem do destino turístico Lisboa na perspetiva do turista que visita o patrimónioPublication . Gomes, DanielaA imagem de um destino turístico é uma temática cada vez mais importante para a investigação sobre turismo, uma vez que tem um papel muito relevante na segmentação de mercado e na consequente satisfação dos turistas. Para sabermos mais sobre esta temática realizamos uma ampla revisão de artigos, abordando temas como os destinos turísticos, a imagem dos destinos e as motivações turísticas, uma vez que são temas fulcrais para a realização deste trabalho de investigação. Um destino turístico deve ter em atenção as necessidades dos turistas atuais e o seu desenvolvimento depende em muito da capacidade que este tem de criar produtos diferenciadores de modo a tornar-se competitivo e a motivar o turista a visitá-lo. Podemos constatar, que a imagem de um destino passa por diversas fases que influenciam na seleção do mesmo por parte do turista e que tem um papel muito importante no que respeita às motivações dos turistas. A metodologia por nós adotada teve como base a aplicação de um questionário aos turistas que se encontravam na cidade de Lisboa, de modo a perceber a imagem do destino Lisboa pelos turistas que visitam o património da cidade. Após a recolha dos dados, estes foram tratados e analisados de modo a dar resposta aos objetivos da nossa investigação. Verificámos que a imagem do Lisboa pelo património visitado, apesar de positiva, deve ser trabalhada de modo a melhorar alguns aspetos que ainda continuam a marcar pela negativa a imagem do património da cidade. Através deste trabalho de investigação podemos perceber que a imagem de um destino é um fator de grande importância, pois gera motivação nos turistas e é através da experiência vivida no destino, que o turista irá manter ou não, a imagem inicial. O objetivo de qualquer destino é que o turista atinja um patamar de satisfação, de modo a que a imagem criada sobre o destino seja a melhor, para que este sinta vontade de voltar e de recomendar a amigos e familiares.
- Experiência turística - expectativas e vivências metamórficas no desenvolvimento pessoal do turista: o caso do comboio histórico a vapor no Alto Douro VinhateiroPublication . Salvador, VâniaA presente dissertação pretende ser um contributo para alargar a compreensão do conceito de Experiência Turística, um conceito complexo, marcado pela subjectividade. Esta investigação centra-se na análise de uma experiência particular: a experiência de viagem no Comboio Histórico a Vapor, inserida no contexto paisagístico do Alto Douro Vinhateiro. A experiência constrói-se na junção destes dois elementos indissociáveis e complementares. O objectivo geral desta investigação passa por perceber de que forma estes dois elementos se relacionam na construção desta Experiência Turística, aliando factores culturais (associados ao Comboio Histórico a Vapor) e factores naturais (associados às características particulares da paisagem do Alto Douro Vinhateiro). Pretende-se assim identificar factores valorizados pelos indivíduos em fases distintas da Experiência Turística: a antecedência (relacionada com o imaginário turístico e consequentemente com a expectativa) e a vivência, propriamente dita. A envolvência cultural poderá assumir-se, em determinadas circunstâncias, como o principal factor que motiva o indivíduo a adquirir a Experiência Turística. Na presente experiência investigada, o Turista valoriza de forma distinta, elementos externos do Destino, respectivamente, na sua antecedência e na sua vivência turística. Havendo inicialmente uma prevalência cultural, à medida que vai usufruindo da experiência em causa, o Turista vai sedimentando no seu imaginário outros estímulos, sendo que, a Natureza passa a integrar-se também como factor preponderante da experiência no seu todo. No presente estudo, observa-se uma espécie de cariz metamórfico da experiência, o que a atesta e reforça como ferramenta incontornável de desenvolvimento pessoal do Turista.
- Lean Management - sistema de gestão aplicado à hotelariaPublication . Matos, InêsO tema principal desta pesquisa está directamente relacionado com os modelos de gestão na indústria hoteleira. A motivação para esta investigação surgiu através da premissa que só através de cortes em salários e em mão de obra se consegue reduzir custos. Após uma breve análise da literatura existente em torno da temática de gestão e também da hotelaria, estabelecemos o objectivo de compreender se seria possível aplicar o modelo de gestão Lean Management ao turismo, mais especificamente à Hotelaria. Para atingir este objectivo, analisámos ao pormenor todo o sistema Lean Management, por fases fomos tentando aplica-lo aos diferentes departamentos de um Hotel. Posteriormente analisámos o estado actual do sector do turismo, a sua competitividade, o seu objectivo principal para a melhoria contínua, as suas oportunidades no futuro e o papel que este pode ter relativamente ao Lean Management. Este é um trabalho inovador dado que até ao momento este sistema ainda não é utilizado, na indústria hoteleira para reduzir custos e aumentar o nível de satisfação dos clientes. A metodologia adoptada teve por base as ferramentas utilizadas na implementação deste sistema em outro tipo de serviços e também na aplicação de um questionário realizado aos colaboradores do hotel em estudo, com o objectivo de averiguar a sua receptividade na implementação de um novo sistema de gestão e para estes apontarem as principais falhas dos procedimentos actuais. Os dados são tratados e apresentados no último capítulo do trabalho, procuramos desta forma a validação da proposta inicial. Finalmente, podemos verificar que os benefícios que esperávamos atingir revelam que a implementação do Lean Tourism permite a maximização da criação de valor para os clientes em todos os serviços. Com base no trabalho desenvolvido percebemos que este modelo de gestão poderá ser implementado em sectores económicos diversos, inclusivamente no sector que pretendíamos estudar.
- Turismo de surf : segmentação pela motivação e escolha de um destinoPublication . Reis, PatríciaA eleição dos destinos turísticos depende de um conjunto de fatores, de ordem pessoal, sociológica ou económica. A procura turística está, desta forma, intimamente relacionada com a tomada de decisão que as pessoas realizam quando planificam as suas atividades de lazer. A análise dessa procura fornece informação para orientar as entidades públicas e as empresas na estratégia de desenvolvimento do turismo sustentável, dentro de um segmento específico, neste caso o turismo de surf. Este constitui uma nova oportunidade de negócio, assumindo um papel importante para o desenvolvimento das regiões. A motivação envolve um processo de escolha baseado também nos atributos do destino. Os objetivos centrais deste estudo, além da caraterização do perfil do turista de surf, são a identificação dos fatores implícitos das suas motivações e a consequente segmentação deste mercado. Compreender estas questões constitui um contributo importante para a promoção de um melhor desempenho e competitividade de um destino. Sustentado numa recolha de dados resultantes dum questionário aos turistas de surf, segmenta-se o mercado, utilizando como ferramentas a análise fatorial e a análise de clusters. Os principais resultados deste estudo permitiram identificar que o turista de surf valoriza certos atributos na escolha de um destino de surf, os quais podem ser sintetizados nos fatores “Destino”, “Entretenimento e lazer” e “Qualidade do surf” e a existência de dois segmentos que se diferenciam por atribuírem especial relevância a determinados atributos turísticos, no momento de escolher um destino de surf.