Browsing by Issue Date, starting with "2012-06"
Now showing 1 - 10 of 13
Results Per Page
Sort Options
- Torres Vedras como destino de turismo cultural e de City Break : estratégias para as Linhas de TorresPublication . Ferreira, Maria MargaridaO presente trabalho de investigação incide em propor estratégias de âmbito turístico para as Linhas de Torres, da cidade de Torres Vedras. Cidade esta que se pretende que seja destacada como um destino preferencial de turismo cultural e de city break. As Linhas de Torres é um produto turístico de âmbito cultural e totalmente imutável. É de todo o interesse promovê-lo visto que é um produto peculiar e que não pode ser copiado, e que nunca será possível outro destino criar ao pormenor o peso histórico que as Linhas de Torres possuem neste local, é algo que na sua totalidade se torna inimitável. Para ter a verdadeira noção da notoriedade que Torres Vedras tem a nível turístico foi aplicado um questionário aos visitantes e turistas da cidade, durante o decorrer das Festas da Cidade em 2011, para percecionarmos a imagem turística que Torres Vedras tem perante quem a visita. Através do questionário foi possível concluir que poucos desses turistas visitam o Museu Municipal Leonel Trindade e também poucos ouviram falar na Rota Histórica Linhas de Torres, daí a necessidade de elaborar estratégias direcionadas para o público que tem interesse na tipologia cultural e de city break. No decorrer do trabalho estão apresentados os dados relativos às visitas efetuadas ao Museu Municipal Leonel Trindade no decorrer deste ano até ao mês de abril, e a totalidade do ano de 2011.
- A importância do património natural na escolha de um destino turístico : o caso de PenichePublication . Valentim, DoloresActualmente, o concelho de Peniche debate-se com uma realidade problemática, originada pela sazonalidade do Turismo Sol e Mar. O registo de maior actividade turística ocorre na época balnear. Exceptuando essa época o concelho é bastante calmo. Neste trabalho propôs-se avaliar se o património natural influencia a escolha do destino Peniche, constituindo por esse facto uma alternativa ao Turismo Sol e Mar. Além da pesquisa documental, foram convidadas a participar, entidades e pessoas ligadas ao turismo, explicando o seu ponto de vista relativamente à importância do património natural e à situação turística em que se encontra. Apesar da diversidade de recursos naturais existente no concelho de Peniche, os mesmos não são conhecidos na sua totalidade; os recursos mais evidenciados são a Reserva Natural das Berlengas, as diferentes praias e a costa rochosa que se estende ao longo da península. Contudo, a sua influência na escolha do destino Peniche já é de assinalar, através da procura de actividades associadas ao património natural, tais como o mergulho ou o surf. Refira-se que as novas gerações de turistas são muito amigas do ambiente e querem conhecer a natureza nas suas múltiplas vertentes e por isso o turista que visita Peniche na época balnear procura produtos complementares e alternativos ao sol e mar. Embora o aproveitamento turístico mereça críticas, o património natural pode vir a constituir-se como um factor de sustentabilidade do território nas suas vertentes sociais, económicas e ambientais. As estratégias de promoção associadas ao marketing e comunicação não têm sido as mais adequadas. Uma redefinição de estratégias correctamente direccionadas poderá ser uma solução para obter resultados com maiores benefícios junto dos mercados-alvo.
- Perfil do consumidor dos estabelecimentos de restauração no concelho de PenichePublication . Lourenço, Sandrina Henriques; Fonseca, Júlia Fragoso daOs estabelecimentos de restauração fazem parte da vida quotidiana dos indivíduos, quer seja pela necessidade de alimentar-se para repor energia, quer seja pela falta de tempo para confecionar refeições, ou pelo prazer de degustar uma iguaria típica de determinado local. Provavelmente, hoje a afluência a estabelecimentos de restauração é menos frequente devido à situação económica que o país atravessa, o que poderá afetar as informações obtidas através dos questionários realizados. Peniche, devido às suas características geográficas, sofreu ao longo dos séculos invasões por parte de vários povos, que proporcionaram um enriquecimento da sua gastronomia. Com o desenvolvimento turístico em Peniche, a gastronomia ganhou alguma importância, originando o surgimento de vários estabelecimentos de restauração no concelho. Estes fatores, aliados à não existência de um estudo, que analise o perfil do consumidor dos estabelecimentos de restauração em Peniche foram os principais motivos para a realização desta dissertação, cujos objetivos são perceber qual o principal factor que motiva o consumo nos estabelecimentos de restauração em Peniche e, verificar se os residentes/população local são consumidores nos referidos estabelecimentos. Várias são as hipóteses de perfil do consumidor, mas para esta dissertação foram definidas apenas três: “A gastronomia local é um dos motivos para os visitantes se deslocarem a Peniche”; “Os residentes/população local são os principais consumidores durante os dias úteis da semana”; “Os visitantes são os principais consumidores durante o fim de semana”. Com os dados recolhidos, através de 315 questionários realizados junto aos estabelecimentos, em Peniche, durante o período entre Abril e Junho do corrente ano e disponibilizados online, vai ser possível verificar se se confirmam as hipóteses ou não. Os questionários foram estruturados de forma a obter informações necessárias para responder a estas três hipóteses. As temáticas desta dissertação são sempre baseadas em livros, artigos científicos e dissertações de autores que também já estudaram as temáticas do comportamento do consumidor, do marketing, de alguns aspetos relacionados com a gastronomia e com a restauração.
- O desenvolvimento do currículo de Expressão e Educação Plástica no 1.º Ciclo do Ensino Básico: um estudo de casoPublication . Magueta, LúciaO presente artigo incide sobre o modo como se desencadeiam e vivenciam experiências e aprendizagens com a linguagem plástica ao nível do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Os resultados foram obtidos com a realização de um estudo de caso e vêm demonstrar que o currículo de Expressão e Educação Plástica (EEP) se pratica na conformidade com o que é prescrito, sobretudo ao nível do Programa do 1.º Ciclo do Ensino Básico, e que faz parte do quotidiano escolar. Apurou-se também que, no geral, as atividades, as estratégias de ensino / opções metodológicas, os materiais didáticos, a planificação e a avaliação, que integram as práticas da EEP estão em coerência com os princípios teóricos atuais relativamente à concretização do conceito de expressão plástica. No entanto, este estudo identificou aspetos que se podem traduzir na melhoria do currículo de EEP, colocando-o numa perspetiva de inovação e de compreensão da sociedade em evolução, proporcionando aos alunos uma maior amplitude de experiências no que se refere ao contacto com as artes e com o uso da linguagem plástica.
- Território, molinologia e turismo : dinamização dos moinhos na promoção do turismoPublication . Vitorino, ManuelO presente trabalho de dissertação pretendeu compreender a importância dos moinhos de vento na região Oeste como ícone identitário, definindo um modelo sustentável de desenvolvimento turístico com base na preservação do património molinológico, que agregado às condições naturais do Oeste, os requalifique e promova. Pretende-se pensar o valor patrimonial dos moinhos do oeste, a sua autenticidade que lhes está subjacente e as dinâmicas territoriais que se encontram alicerçadas na cultura e identidade rural. Neste contexto, o presente trabalho de investigação cruzou vários estudos como forma de assegurar a exatidão dos factos, tornando-se importante por um lado, perceber a forma como o turista perceciona a existência destes legados históricos, caracterizadores de uma época e os entende como úteis para fruição de momentos de lazer e bem-estar em contacto com a natureza. Relembra-se a importância que os moinhos já tiveram para a região Oeste e do que ainda poderemos fazer por eles, mesmo que não no sentido da rentabilização comercial, ao menos enquanto testemunho do passado, elemento de interesse cultural, histórico-museológico e pedagógico, conservando-os e/ou renovando-os. As regiões rurais, devido às suas fragilidades, deixaram de ser vistas somente sob a forma produtiva/agrícola, para ganharem diversidade funcional com carácter sustentável, dando lugar a uma diferente imagem dos territórios rurais. O património é nos dias de hoje, tido como um bem a preservar, na imagem e identidade desse território, contribuindo para a afirmação dos valores culturais e ambientais, contribuindo estrategicamente para a sustentabilidade e para o desenvolvimento dos territórios e das populações que lhes estão agregadas. Identificar, localizar e classificar os moinhos de vento tradicionais, bem como estudar estratégias de valorização do património molinológico com o objetivo de os tornar num complemento da atratividade turística, constituem os temas principais desta tese.
- A experiência turística partilhada – contributos para a hospitalidade e retenção do destino turístico : o caso da feira do cavalo da GolegãPublication . Boavida, Ana TeresaA experiência turística é assumidamente um fenómeno influenciador na escolha dos destinos. A sociedade em que vivemos valoriza ambientes que proporcionem novas sensações e recordações memoráveis. Assumidos como visitantes, os indivíduos querem atravessar a ponte para a communitas e partilhar as suas vivências, envolvendo-se em processos de conhecimento que lhes proporcionem o seu desenvolvimento pessoal. A experiência turística é, assim, determinante para o desenvolvimento pessoal do indivíduo e para a sua consequente transformação enquanto elemento de uma comunidade, mesmo que temporariamente. Em cada experiência, a comunidade deixa-se invadir por indivíduos com sede de novas culturas. Este processo inter-relacional e inter-cultural é resultado de uma transfiguração comunitária em função do papel agregador desempenhado pelo evento turístico. Os anfitriões são elementos da comunidade autóctone que transmitem e partilham a autenticidade local. Mas não são eles também parte da experiência? Os comportamentos adoptados são passíveis de transformar o seu papel, tomando em si a função de participantes na própria experiência turística, gerando uma experiência partilhada, global e determinante para afirmar e diferenciar a própria imagem do destino, incrementando a sua capacidade de retenção. Com o presente estudo desenvolvido na XXXVI Feira Nacional do Cavalo, observa-se que os residentes incorporam a experiência de forma diferenciada, consoante se assumem como participantes ou em função de desempenharem o mero papel de residente. Esta dualidade, materializada em distintas aproximações entre o residente e o visitante, foi fundamentada em diferentes metodologias, nomeadamente entrevistas em profundidade, observação participante realizada durante o evento e num inquérito por questionário a residentes no concelho da Golegã. Verificou-se que a percepção dos residentes perante o aumento do número de visitantes da Feira Nacional do Cavalo é influenciada pelo papel que os próprios habitantes locais incorporam: o comportamento do residente, enquanto participante, confunde-se com o comportamento do visitante, assim como a imagem da Golegã se confunde com a imagem do cavalo. Concluímos que o fomento da experiência turística partilhada é essencial para incrementar a hospitalidade do destino, equacionando assim um interesse acrescido em torno do consequente aumento da capacidade de retenção da localidade. A integração dos residentes na experiência turística, poderá, em determinadas circunstâncias, assumir-se como fundamental para a própria atractividade do destino.
- Estudo do impacto do programa de fidelização TAP Victoria na perspetiva dos clientesPublication . Nunes, Sara Alexandra Soares da Mata; Fonseca, Júlia Fragoso daNum mercado como temos nos dias de hoje, existe uma crescente globalização em que é visível a forte concorrência, quer ao nível dos concorrentes, quer ao nível das diferentes e vastas opções de produtos e serviços disponibilizados ao cliente, a alternativa que se coloca às empresas para o seu crescimento e desenvolvimento é a implementação de relacionamentos de longo prazo com os seus clientes. Até porque estes se revelam cada vez mais exigentes, informados e determinados em satisfazer as suas necessidades, recebendo o maior valor possível. Também devido à reduzida taxa de crescimento dos mercados e com elevados custos de aquisição de novos clientes levaram a que as empresas adotassem uma nova ideologia assente na manutenção dos clientes atuais em detrimento de contínuas conquistas de novos clientes. Afinal os clientes atuais estão na base da maioria dos negócios de uma empresa, sendo assim os mesmos de grande importância para garantir a sobrevivência da mesma. Como tal, o conceito de fidelização passa a ser uma condição primordial para as empresas que pretendem sobreviver ao longo do tempo. Esta dissertação busca elucidar a importância dos programas de fidelização no atual contexto competitivo, pois existem poucos estudos acerca do tema e tem como objetivo entender se este cria valor para o cliente, ou seja, se um cliente membro de um programa de fidelização se torna mais fiel. O objeto de estudo recai sobre a empresa TAP Portugal, mais propriamente, acerca do seu programa de fidelização TAP Victoria, num momento em que a empresa adota uma nova estratégia, diversificando novas formas de viajar, através de novos produtos, para combater assim a concorrência forte das companhias aéreas low-cost. O programa TAP Victoria é um dos mais complexos programas a nível nacional, com mais de noventa parceiros nas mais diversas áreas, o que permite aos seus membros acumular milhas com as mais simples actividades do seu dia-a-dia, não necessitando assim de adquirir produtos ou serviços de que não necessitam para poder usufruir de vantagens e benefícios. È importante então compreender as suas estratégias de fidelização, o seu funcionamento, os seus parceiros e a sua aplicabilidade no mercado e comprovar a sua eficácia através do estudo realizado.
- Reação entre a performance em natação e variáveis de força em seco. Um estudo piloto em nadadoras de nível nacional.Publication . Amaro, Nuno Miguel Pires Alves; Marinho, Daniel A.; Morouço, Pedro Gil FradeEste trabalho apresenta uma revisão em torno das questões das manifestações de força em seco e sua relação com a performance de nado. Adicionalmente, foi realizado um estudo piloto para avaliação de procedimentos e metodologias a utilizar em situação de avaliação e controlo de treino. Da revisão da literatura é possível verificar que poucos são os estudos existentes que demonstrem a importância de um programa de treino em seco como complementar ao treino em água. São detetadas algumas limitações nesses estudos com o sentido de fomentar futuras investigações: amostra reduzida e /ou heterogénea; avaliação de força máxima em detrimento da força de potência; inexistência de período de adaptação aos ganhos musculares para maior performance em água. Para o estudo piloto foram avaliadas 9 nadadoras de nível nacional (15.7 ± 1.5 anos; 55.4 ± 6.1 kg; 161.6 ± 7.2 cm; recorde pessoal nos 50 m Livres de 30.5 ± 2.2 s). Foram medidas a potência máxima e média no exercício de agachamento, a altura no salto com contra-movimento, e a força máxima e média do nado amarrado só com utilização dos membros inferiores. Foram detetadas fortes correlações entre os parâmetros do agachamento e as forças em nado amarrado e com a performance de nado. Adicionalmente, foi percetível uma correlação forte entre a força média produzida pelos membros inferiores em nado amarrado e o recorde pessoal nos 50 m Livres, indicando a relevância que a ação dos membros inferiores tem na performance em nado livre de curtas distâncias e altas intensidades. A metodologia utilizada permitiu obter parâmetros associados entre testes feitos em seco e em água, revelando ser adequada para o controlo e avaliação de nadadores.
- Anúncio de dividendos: a reacção do mercado de capitais portuguêsPublication . Lopes, CeciliaEste estudo aborda o tema política de dividendos, mais especificamente o impacto dos anúncios de dividendos no mercado de capitais português. Perante o vasto leque de teorias existentes e das diversas reacções expectáveis, propusemo-nos encontrar evidência empírica da(s) que melhor se enquadra(m) no cenário bolsista nacional entre 2005 e 2009. O objectivo é analisar se os anúncios de dividendos são interpretados como informação nova e valiosa capaz de alterar as expectativas dos investidores e influenciar a revisão de carteiras dos mesmos. No trabalho empírico desenvolvido tratamos os anúncios de dividendos das empresas cotadas na Euronext Lisboa, pertencentes ao PSI Geral a 31/12/2009. Tendo por base os critérios especificados ao longo do estudo, a amostra engloba 21 empresas, que se traduzem em 94 anúncios de dividendos. A reacção do mercado aos anúncios de aumento, diminuição e manutenção dos dividendos é verificada pela análise da rendibilidade anormal e do volume de transacções anormal, para dois períodos de análise: 5 e 21 dias. Constatamos que no mercado nacional existe reacção aos anúncios de dividendos quer ao nível do volume de transacções, quer em termos de oscilações nas cotações, não se encontrando suporte para a teoria da irrelevância dos dividendos. Embora a teoria da preferência fiscal, a existir, não seja a predominante no mercado de capitais português, não se revela possível concluir qual a teoria que mais se evidencia, se a teoria de catering, se as teorias da sinalização e da agência.
- Um índice de responsabilidade social empresarial para a realidade portuguesaPublication . Faria, FilipaNesta dissertação propõe-se estudar o tópico da responsabilidade social empresarial (RSE) em Portugal. A problemática da RSE tem crescido nas últimas décadas, fazendo aumentar a complexidade do meio organizacional, como resultado da globalização dos negócios. Deste modo, propõe-se construir um índice de avaliação do nível de RSE dirigido para a actividade empresarial portuguesa. Mediante a técnica da análise de conteúdo de relatórios de sustentabilidade, através da atribuição de pontuação à divulgação de actividades de RSE por parte das empresas, pretende-se construir um índice de RSE. Esta necessidade de construção de um índice surge pela carência de uma base de dados que reflicta a RSE de modo uniforme e isento, à semelhança do que já acontece noutros países. Deste modo, aplicou-se a metodologia de construção do índice de RSE a uma amostra de 53 empresas pertencentes ao World Business Council for Sustainable Development em Portugal, pertencentes a 11 sectores de actividade. Posteriormente são testadas três hipóteses habitualmente referidas na literatura internacional em RSE, através da regressão linear. Em primeiro lugar testou-se a hipótese de existirem sectores de actividade onde as empresas tendem a ter um menor nível de RSE, em segundo lugar aferiu-se a hipótese de que quanto maior uma empresa, maior será o seu nível de RSE, e em terceiro lugar testouse se as empresas com maiores retornos financeiros tendem a ter um maior nível de RSE. Os resultados principais são (i) o sector de actividade é uma variável explicativa relevante para o nível de RSE de uma empresa portuguesa, existindo sectores de actividade onde as empresas apresentam níveis de RSE baixos; (ii) o volume de vendas não é uma variável explicativa relevante para o nível de RSE das empresas portuguesas; e (iii) ao contrário do que é referido frequentemente na literatura, a rentabilidade financeira de uma empresa portuguesa parece afectar de forma negativa o seu nível de RSE. Por fim, realizou-se uma análise de forma a testar se a influência da dimensão e da rentabilidade de uma empresa nos níveis de RSE é significativamente diferente caso esta seja do tipo financeiro ou do tipo não financeiro. Conclui-se que (iv) a rentabilidade é relevante na explicação da RSE em Portugal sobretudo para as empresas financeiras enquanto (v) o volume de vendas se torna relevante na explicação da RSE das empresas não financeiras.