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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Este relatório de estágio integra a fase final do Mestrado em Gestão e Sustentabilidade
no Turismo, na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar em Peniche, e tem
como objetivo a implementação de visitas de cliente mistério na SANA Hotels, tendo
como projeto piloto o SANA Silver Coast.O estágio teve a duração de 1 620 (mil
seiscentas e vinte) horas, totalizando nove meses, entre dezembro de 2015 e agosto de
2016, no Hotel SANA Silver Coast em Caldas da Rainha.
A dinâmica do mercado atual em constante mutação torna-o cada vez mais exigente,
obrigando as empresas a acompanhar de forma constante as mudanças rápidas e muitas
vezes inesperadas. É neste contexto que o valor da gestão da qualidade se torna
essencial para as organizações.
O presente relatório mostra a concepção de um projeto real de desenvolvimento e
implementação de visitas de cliente mistério levada a cabo por uma organização ligada à
hotelaria, tendo como objetivo analisar a sua eficiência.
O documento começa por caracterizar a cadeia hoteleira, seguido da caracterização do
SANA Silver Coast. No capitulo seguinte é apresentado o enquadramento do estágio,
referindo o seu objetivo e principais atividades desenvolvidas. No seguimento, é exposta
de forma detalhada a metodologia para a construção dos questionários de análise ao
cumprimento dos procedimentos e descreve também a formação técnica ao longo de
todo o projeto a que os colaboradores do departamento de F&B foram submetidos. Após
recolhida a informação das visitas do cliente mistério, a informação é tratada e
apresentada sob a forma de relatórios contendo a interpretação dos resultados. O
relatório termina com algumas conclusões críticas sobre o projeto e são elaboradas
algumas sugestões para estudos futuros.
Este estudo permite perceber se esta ferramenta produz efetivamente uma melhoria no
cumprimento dos standards num contexto prático e funciona como um projeto piloto,
estando preparado para ser replicado nos restantes hotéis da cadeia.
Description
Keywords
SANA Hotels SANA Silver Coast Gestão da Qualidade Cliente Mistério Procedimentos