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Advisor(s)
Abstract(s)
Este trabalho retrata um estudo caso desenvolvido com um grupo
de oito professores e 13 educadores de infância do agrupamento de
escolas Henrique Sommer de Maceira.
Neste pressuposto, o estudo caso que se apresenta visa
compreender qual a perceção dos professores e educadores de infância
sobre a importância da literatura para a infância (os contos) como prática
educativa com vista ao desenvolvimento de competências
socioemocionais e cognitivas das crianças que frequentam o jardim-deinfância
e primeiro ciclo (3 aos 10 anos).
Pretende-se, igualmente, conhecer como os educadores
percecionam o papel da literatura para a infância no desenvolvimento de
sentimentos, emoções, e problematizam o seu papel para o
desenvolvimento de um conjunto de capacidades que permitem potenciar
a educação emocional ao mesmo tempo que facilitam o desempenho
académico.
O acompanhamento da criança, por um adulto na primeira década
de vida, assente numa relação afetiva de amor e confiança, é fundamental
para que esta adquira conhecimentos e se desenvolva emocionalmente.
Neste processo de promoção do desenvolvimento emocional, o educador
marca um ponto de equilíbrio entre meio interno e os desafios externos.
Os dados recolhidos, através de inquérito, por questionário,
confirmam a importância de educadores e professores em explorarem as
potencialidades da literatura para a infância, em contexto de sala de aula,
assumindo-se como participantes da construção da aprendizagem das
emoções e do desenvolvimento emocional das crianças. Especificamente,
os professores reconhecem que o uso desta estratégia pedagógica tem
como objetivo dar cumprimento ao plano curricular, responder de forma
eficaz à heterogeneidade dos alunos, desenvolver e despertar para os
valores e emoções, no respeito pela diferença e para o desenvolvimento
de competências cognitivas.
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Keywords
Literatura infantil Leitura Literatura emocional Literacia Conto