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Advisor(s)
Abstract(s)
O presente trabalho surge no âmbito do mestrado em Educação Especial
no Domínio Cognitivo e Motor e insere-se no campo da inclusão de
alunos com trissomia 21.
As crianças com Síndrome de Down (SD) ou Trissomia 21 (T21)
apresentam características muito específicas e obtêm ganhos
significativos no seu desenvolvimento pessoal e social, e na melhoria
da sua qualidade de vida, se forem incluídas em turmas de ensino
regular, logo no início da sua escolaridade. Contudo, para uma efetiva
inclusão destes alunos é fundamental que os professores utilizem
estratégias que promovam a inclusão destas crianças no ensino regular,
cooperando com os restantes técnicos para prestarem ao aluno um
atendimento eficaz que vá ao encontro das suas necessidades.
Sabendo porém que nem sempre é fácil a implementação de práticas de
ensino inclusivas e que os professores são o motor fundamental da
inclusão, desenvolvemos o presente estudo para conhecer a perceção
dos professores face à Inclusão de alunos com T21 nas turmas de ensino
regular. Para esse efeito, aplicámos um questionário a 52 professores
do Ensino Básico de dois agrupamentos de escolas de Caldas da Rainha.
Da análise da informação recolhida constatámos que os professores
manifestam algumas atitudes inclusivas na sua prática docente,
considerando que a escola inclusiva contribui para o desenvolvimento
pessoal e social de todos os alunos mas que, do pondo de vista das
competências académicas, consideram que nem sempre será totalmente
positiva para alunos com SD nem para os restantes alunos. Neste
sentido, os professores apontam a falta de formação, recursos humanos
e materiais e principalmente o excessivo número de alunos por turma
como obstáculos existentes à otimização do ensino inclusivo para
alunos com SD nas turmas e escolas do ensino regular.
Description
Keywords
Educação especial Ensino básico do 1º ciclo Necessidades educativas Sindrome de Down
