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- Estudo sobre a adaptação de um motor a gasolina para funcionar com um combustível contendo etanolPublication . Mendes, Nuno Filipe Gomes; Serrano, Luís Manuel VenturaA utilização de etanol como combustível em veículos já existe há muitos anos, e atualmente a incorporação de pequenas quantidades na gasolina é uma realidade. O etanol enquanto combustível possui características muito interessantes, destacando-se o maior índice de octano, maior calor latente de vaporização e maior velocidade laminar de chama. Com base nestas características existem algumas competições importantes a nível mundial que utilizam etanol ou misturas de etanol como combustível. Uma dessas competições é o Formula Student, na qual a equipa da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) pretende participar futuramente com um veículo movido com este combustível. Desta forma o principal objetivo desta tese é estudar as alterações necessárias para a conversão de um motor a gasolina de modo a que este possa funcionar com um combustível contendo 85% de etanol e avaliar os seus efeitos em termos de rendimento e consumo de combustível. Como forma de prever e futuramente implementar optimizações no motor, foi criado um modelo computacional com recurso ao “software” Lotus Engine Simulation (LES). Recorrendo a esta ferramenta foi criado um modelo base com gasolina do motor Suzuki GSXR600 k5, com o intuito de obter curvas de potência o mais aproximadamente possíveis do real. As simulações resultaram numa diferença média de 6% no binário do motor. Após considerar o modelo base como válido foram realizadas simulações utilizando E85 como combustível. Aqui foram alteradas as propriedades do combustível, mas também o modelo de combustão. Uma vez que o comportamento do etanol durante a combustão não é o mesmo que o da gasolina, foi necessário alterar os parâmetros ajustáveis do modelo de Wiebe “A” e “M”, tendo chegado à conclusão que os coeficientes que melhor caracterizam a combustão do etanol foram A=5 e M=3. Com esta caracterização os resultados da simulação referentes ao binário do motor mostram um aumento em quase 8% em todos os regimes e um aumento do consumo de combustível em 37,5%. Como forma de validar o modelo computacional e verificar o comportamento do motor com a utilização de E85, foram conduzidos testes experimentais utilizando o motor Honda CBR600 F4i do antigo veículo de Formula Student da ESTG. Os testes resultaram numa curva de binário muito semelhante à curva de binário com a utilização de gasolina. Tal facto pode ser explicado por não se ter optimizado o mapa de ignição do motor. Porém verificou-se um aumento no consumo de combustível na ordem dos 40% muito próximo do valor obtido nas simulações computacionais. Tendo os resultados experimentais validado o modelo em LES, procedeu-se à optimização do motor com E85 utilizando o modelo GSXR_E85_A5_M3, tendo alterado o valor de lambda de 0,90 para 0,95 e 1, e aumentando a razão de compressão.
- Perceção dos Professores do ensino básico face à inclusão de alunos com Trissomia 21Publication . Antunes, Lucinda Maria Ferreira dos Reis; Santos, Filipe Alexandre da SilvaO presente trabalho surge no âmbito do mestrado em Educação Especial no Domínio Cognitivo e Motor e insere-se no campo da inclusão de alunos com trissomia 21. As crianças com Síndrome de Down (SD) ou Trissomia 21 (T21) apresentam características muito específicas e obtêm ganhos significativos no seu desenvolvimento pessoal e social, e na melhoria da sua qualidade de vida, se forem incluídas em turmas de ensino regular, logo no início da sua escolaridade. Contudo, para uma efetiva inclusão destes alunos é fundamental que os professores utilizem estratégias que promovam a inclusão destas crianças no ensino regular, cooperando com os restantes técnicos para prestarem ao aluno um atendimento eficaz que vá ao encontro das suas necessidades. Sabendo porém que nem sempre é fácil a implementação de práticas de ensino inclusivas e que os professores são o motor fundamental da inclusão, desenvolvemos o presente estudo para conhecer a perceção dos professores face à Inclusão de alunos com T21 nas turmas de ensino regular. Para esse efeito, aplicámos um questionário a 52 professores do Ensino Básico de dois agrupamentos de escolas de Caldas da Rainha. Da análise da informação recolhida constatámos que os professores manifestam algumas atitudes inclusivas na sua prática docente, considerando que a escola inclusiva contribui para o desenvolvimento pessoal e social de todos os alunos mas que, do pondo de vista das competências académicas, consideram que nem sempre será totalmente positiva para alunos com SD nem para os restantes alunos. Neste sentido, os professores apontam a falta de formação, recursos humanos e materiais e principalmente o excessivo número de alunos por turma como obstáculos existentes à otimização do ensino inclusivo para alunos com SD nas turmas e escolas do ensino regular.
- Análise energética, económica e ambiental de utilização de combustíveis alternativos em veículosPublication . Lúcio, João Luís Ramalho; Serrano, Luís Manuel Ventura; Carvalho, Paulo Alexandre Matos HenriquesOs aumentos do preço do petróleo no mercado internacional têm consequências económicas prejudiciais para os países dependentes deste bem como é o caso de Portugal. O crescimento do setor dos transportes tem sido exponencial, provocando assim um aumento do consumo de combustíveis derivados do petróleo e por conseguinte dos níveis de poluição. Desta forma torna-se inevitável encontrar opções, daí os combustíveis alternativos apresentarem-se hoje como um assunto de elevada importância a ser estudado. As questões ambientais e económicas são dois fatores bastante importantes no que à utilização dos combustíveis alternativos diz respeito. Neste trabalho pretende-se efetuar um estudo à utilização de combustíveis alternativos, essencialmente aplicado a frotas de pesados, assim consegue-se obter dados suficientes para tirar conclusões acerca da viabilidade da utilização dos combustíveis alternativos. Iniciar-se-á este trabalho com uma descrição geral dos vários sistemas existentes no mercado para utilização de combustíveis alternativos, bem como das vantagens e desvantagens da sua utilização. Na segunda parte serão analisados resultados práticos de vários casos de estudo, nos quais será feita a analogia para a teoria abordada nos primeiros capítulos e tiradas as respetivas conclusões. Serão analisadas três frotas distintas, duas utilizando o gás natural como combustível e uma que utiliza o GPL como combustível secundário.
- Assessment of metals contamination (Cd, Pb, Ni) at the Óbidos Lagoon using Cerastoderma edule as a biomonitoring toolPublication . Veiga, Kelly; Fernandes, Sílvia Correia Gonçalves; Ferreira, Susana Margarida de FreitasA poluição marinha é um problema ambiental Mundial que afeta as constituintes bióticas e abióticas do Ecossistema. Os resultados de diversas atividades antropogénicas chegam ao meio marinho através de escorrências terrestres, industriais e agrícolas assim como através de descargas domésticas, causando distúrbios neste Ecossistema. Sendo assim, a avaliação da contaminação por metais é uma das prioridades tendo em conta que estes químicos têm comportamentos acumulativos e podem ser transportados ao longo de grandes distâncias. Nos estuários, os bivalves são componentes chaves das comunidades macrobentónicas devido o seu papel vital na comunidade e também por serem uma ótima fonte de alimentação para os seres Humanos. Na Lagoa de Óbidos, uma das espécies com estas características e intensamente apanhada é o berbigão Cerastoderma edule. Este berbigão foi descrito por vários autores como sendo tolerante a diversos poluentes. Sendo assim, no presente estudo, o principal objetivo foi utilizar C. edule como ferramenta de biomonitorização de contaminações por metais na Lagoa de Óbidos, avaliando a contaminação por Cádmio, Chumbo e Níquel durante as estações do ano de 2009 e 2010 em duas estações de amostragens (estação ML e BSB). Os resultados foram complementados com a análise de contaminações por metais em amostras de águas e sedimentos. Diversas respostas fisiológicas do berbigão foram também averiguadas de modo a perceber os efeitos da presença de metais e sua acumulação. Finalmente, avaliou-se a Dose Semanal Admissível Provisória (DSAP) para o consumo de berbigão para os mínimos e máximos de concentrações de metais detetados em cada estação de amostragem. Todos os metais foram detetados em amostras de água enquanto apenas o Pb foi detetado no sedimento. O Pb e o Ni foram detetados mais vezes na amostras biológicas do que o Cd. No entanto, as contaminações por metais Pb e Cd no berbigão foram frequentemente acima do limiar fixado pelas autoridades responsáveis enquanto o Ni se encontrou perto dos valores legislados. A avaliação da DSAP revelou a necessidade de aumentar a monitorização biológica neste berbigão visto que a dose semanal admissível foi muito baixa para os três metais. De um modo geral, C. edule refletiu as modificações ambientais, respondendo a modificações físico-químicas e contaminações por metais durante o período de estudo em ambas as estações de amostragem. Assim, este estudo permitiu concluir que Cerastoderma edule foi um bom e sensível indicador de contaminações por metais, especialmente para o Pb e preferencialmente para o Ni.