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- Refletindo sobre a Prática Ensino Supervisionada no 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico: O professor reflexivo e o trabalho cooperativo no 1.º CEBPublication . Rodrigues, Ana Daniela dos Santos; Pinto, Hélia GonçalvesO presente relatório, referente à Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico, apresentase dividido em duas partes principais. Na primeira parte apresenta-se uma reflexão crítica e fundamentada sobre todo o percurso ao longo deste Mestrado, com base nas principais experiências vividas nos diversos contextos em que foi realizada a Prática Pedagógica no 1.º e no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Na segunda parte do relatório apresenta-se a investigação realizada em contexto da Prática Pedagógica em 1.º CEB, numa turma do 3.º ano de escolaridade, na qual se privilegiava o esforço e resultados individuais em detrimento do trabalho cooperativo. Face às dificuldades de relacionamento interpessoal existentes entre os alunos, à falta de autonomia e de responsabilidade pelas aprendizagens e tarefas a desempenhar, promovi a implementação da metodologia de trabalho em grupos cooperativos em contexto de sala de aula. Através da utilização desta metodologia, procurei compreender que dificuldades apresentam os alunos quando trabalham em grupos cooperativos, bem como as aprendizagens sociais que esta metodologia promove. Do mesmo modo, procurei perceber que dificuldades enfrenta o professor na promoção e dinamização do trabalho cooperativo, bem como as estratégias que, de facto, contribuem para o fomento da cooperação nos grupos. Os resultados finais do estudo evidenciaram que, para a amostra selecionada, o trabalho cooperativo favoreceu de forma positiva a aquisição e desenvolvimento de competências sociais cooperativas e o relacionamento interpessoal entre os alunos da turma. Do mesmo modo, verificou-se melhorias no grau de autonomia e responsabilidade dos alunos durante a realização das tarefas propostas.
- Um Olhar sobre a Prática de Ensino Supervisionada no 1.º e no 2.º CEB aliado a um Ensaio Investigativo sobre Educação Sexual na Escola.Publication . Carreira, Helena Isabel Caçador da Costa Dantas; Pinto, Hélia GonçalvesO presente relatório surge no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e encontra-se dividido em duas grandes partes. A primeira referente à dimensão reflexiva e a segunda, à dimensão investigativa. Na dimensão reflexiva, objetivou-se a apresentação de vários momentos vivenciados durante a Prática Educativa Supervisionada. Por conseguinte, na dimensão investigativa pretendeu-se a realização de um estudo investigativo que recaiu sobre as Potencialidades e Limitações da implementação da Educação Sexual numa Comunidade Escolar. A dimensão reflexiva foi fundamental para a análise de um percurso de dois anos de formação, no qual se realizaram aprendizagens proficientes no que concerne à realização de aulas mais centradas nos alunos como construtores do seu próprio conhecimento. Para além do mencionado, esta também serviu o pressuposto de refinar a capacidade reflexiva e de observação do professor como forma, de melhor conhecer os seus alunos e adequar as suas práticas educativas. Quanto ao ensaio investigativo, este centrou-se na procura de dados relativos às medidas adotadas na área da Educação Sexual na escola, às conceções que os Encarregados de Educação, Professores e o Diretor Executivo sobre a temática, às dificuldades, resistências sentidas e às necessidades dos alunos. Para a concretização deste objetivo, houve necessidade de delinear uma investigação que aliasse dados qualitativos, maioritariamente, recolhidos pela observação natural participante e por entrevistas, com dados quantitativos recolhidos por meio de questionários. Em suma, este relatório serviu de base a uma reflexão aprofundada de comportamentos adotar e/ou reformular, enquanto futura docente, assim como, permitiu averiguar as Potencialidades e Limitações da implementação da Educação Sexual na escola. As potencialidades prendem-se com a existência de um Projeto Educativo que contempla na sua direção uma Professora, também Coordenadora do Gabinete de Educação para a Saúde e para a Sexualidade, com experiência comprovada pelos serviços da Direção Geral da Educação. Relativamente às limitações, estas são provenientes dos preconceitos, tabus e desinformação de todos os intervenientes.
- Para uma educação pela arte: práticas para o desenvolvimento de competências socioemocionais em crianças vítimas de “bullyingPublication . Cardoso, Selma Filipa Ferreira Fidalgo; Santos, Maria João Sousa Pinto dosO “bullying”, muito embora não seja um fenómeno recente, a sua emergente investigação tem ainda um vasto caminho a percorrer até ser possível consolidar, internacionalmente, uma identidade comum deste problema. Este estudo pretende contribuir para um maior conhecimento sobre as manifestações e implicações do “bullying” na população estudantil, para a descrição dos perfis característicos dos alunos que são vítimas e agressores e para a relação entre o “bullying” e as suas possíveis causas e consequências, bem como, o papel da educação pela arte nesta problemática. Faz parte das consequências do “bullying”, para as suas vítimas, maior propensão a perder a autoconfiança, depressão na idade adulta e ideação suicida. O que nos leva, inevitavelmente, a falar do conceito de emoção, das teorias sobre a emoção, concentrando-nos no desenvolvimento emocional dos 6 aos 12 anos, por ser a faixa etária que integra a nossa amostra. Abordamos, ainda, neste contexto, a importância da regulação emocional e defendemos que a educação pela arte pode ser uma estratégia eficaz nesse sentido, já que permite a exteriorização de sentimentos e emoções, a libertação de tensões (catarse) e o treino de competências socioemocionais fundamentais ao bom desenvolvimento do autoconceito, bem como ao desempenho escolar. Este é um estudo de caso, cuja unidade de análise recai sobre uma amostra única, uma criança do sexo masculino, com 10 anos de idade, a frequentar o 5º ano de escolaridade. Para a recolha de dados foram utilizados instrumentos qualitativos (entrevistas e diário de bordo) e quantitativos (inquéritos por questionário), havendo, portanto, lugar à triangulação de métodos, pois permite um retrato mais completo e holístico do fenómeno em estudo. Considerando os resultados obtidos, podemos concluir que a educação através da arte permite a exteriorização das emoções e a sublimação dos impulsos em crianças vítimas de “bullying”. Esta afirmação sustenta-se nas principais conclusões desta investigação, a educação pela arte iv permite criar um vínculo relacional terapêutico e contribui para a promoção de competências socioemocionais e dos desempenhos académicos das crianças vítimas de “bullying”.
- Na Hora do conto: Entre o Sentir, o Imaginar e o Pensar – Contributos para o desenvolvimento de competências socioemocionaisPublication . Crespo, Maria Leonor Ruivo da Silva; Santos, Maria João Sousa Pinto dosEste trabalho retrata um estudo caso desenvolvido com um grupo de oito professores e 13 educadores de infância do agrupamento de escolas Henrique Sommer de Maceira. Neste pressuposto, o estudo caso que se apresenta visa compreender qual a perceção dos professores e educadores de infância sobre a importância da literatura para a infância (os contos) como prática educativa com vista ao desenvolvimento de competências socioemocionais e cognitivas das crianças que frequentam o jardim-deinfância e primeiro ciclo (3 aos 10 anos). Pretende-se, igualmente, conhecer como os educadores percecionam o papel da literatura para a infância no desenvolvimento de sentimentos, emoções, e problematizam o seu papel para o desenvolvimento de um conjunto de capacidades que permitem potenciar a educação emocional ao mesmo tempo que facilitam o desempenho académico. O acompanhamento da criança, por um adulto na primeira década de vida, assente numa relação afetiva de amor e confiança, é fundamental para que esta adquira conhecimentos e se desenvolva emocionalmente. Neste processo de promoção do desenvolvimento emocional, o educador marca um ponto de equilíbrio entre meio interno e os desafios externos. Os dados recolhidos, através de inquérito, por questionário, confirmam a importância de educadores e professores em explorarem as potencialidades da literatura para a infância, em contexto de sala de aula, assumindo-se como participantes da construção da aprendizagem das emoções e do desenvolvimento emocional das crianças. Especificamente, os professores reconhecem que o uso desta estratégia pedagógica tem como objetivo dar cumprimento ao plano curricular, responder de forma eficaz à heterogeneidade dos alunos, desenvolver e despertar para os valores e emoções, no respeito pela diferença e para o desenvolvimento de competências cognitivas.