Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

A expressão dramática na perturbação mental

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Tese Joana Gomes_28-7-15.pdf2.56 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Este relatório foi realizado no âmbito do Mestrado de Educação Especial - domínio cognitivo motor, como trabalho de conclusão para a obtenção do grau de mestre do mesmo. A expressão dramática é defendida por diversos autores como uma estratégia fundamental no desenvolvimento do ser humano desde a sua infância. Com a sua aplicação e através dela, competências sociais, pessoais e emocionais do ser humano podem ser trabalhadas no sentido de o tornar mais expressivo, adaptativo e sociável nas múltiplas variáveis do quotidiano. Tal trabalho assume uma maior dimensão quando desenvolvido com pessoas caracterizadas com algum tipo de perturbação mental. O objetivo principal do presente estudo é compreender quais as competências que podem ser desenvolvidas em pessoas com perturbação mental com a expressão dramática. Este projeto de investigação foi desenvolvido utilizando uma abordagem qualitativa, numa técnica de investigação-ação, uma vez que foi a estratégia que de uma forma mais completa permitiu um enquadramento dos objetivos propostos para a mesma. No decorrer do processo de recolha de toda a informação necessária para o efeito, optou-se pela observação direta, o registo fotográfico e os diários de bordo do investigador e dos participantes. Para este estudo, foi implementado um conjunto de sessões com atividades relacionadas com expressão dramática que, com o decorrer do tempo, se transformaram num pequeno projeto de representação dramática. No projeto participou um grupo frequentador da Cooperativa de Ensino e Reabilitação do Cidadão Inadaptado de Leiria (CERCILEI), em regime de Centro de Atividades Ocupacionais (CAO). Os dados, depois de recolhidos e analisados, permitiram-nos constatar que a utilização da expressão dramática desenvolveu nos participantes a atenção e concentração, a orientação sequencial, a improvisação e criação dramática, assim como ao nível da participação e da capacidade reflexiva grupal e individual. Verificou-se igualmente uma presença cada vez mais evidente da capacidade de desenvolvimento do relacionamento interpares, principalmente no trabalho em equipa aquando da criação de novos projetos comuns e interajuda entre os pares.

Description

Keywords

Educação especial Expressão dramática Perturbação mental

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue