Browsing by Issue Date, starting with "2015-10-21"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- Estudo de caso " Como desenvolver o vocabulário de uma criança com acentuadas perturbações autistas?"Publication . Matos, Susana Valverde Soares de; Fonseca, Eduardo Emílio Castelo-Branco daEstudo de Caso de uma Criança com Perfil Comunicativo e Linguísti-co da Perturbação do Espectro do Autismo sem oralidade é a temática do nosso trabalho através do qual pretendemos dar a conhecer a espe-cificidade desta problemática, seguindo uma investigação fundamen-tada, séria e rigorosa. Abordaremos desta forma, tanto o enquadra-mento conceptual a metodologia de trabalho de campo. A temática estudada é profundamente atual e relevante à sociedade dos nossos dias, especialmente para profissionais da educação que pretendam elevar a qualidade e padrões das suas formas de ensinar. Os objetivos foram definidos no sentido de aferir a forma de desen-volver o vocabulário em crianças com este tipo de perturbação. Enquanto investigação, seguimos a metodologia de estudo de caso visando a definição de estratégias para o desenvolvimento de vocabu-lário e intenção comunicativa da criança com PEA. Foram utilizadas grelhas como ferramenta para a recolha de dados relativos à evolução do vocabulário e da implementação das estraté-gias. Os dados apurados demonstram que as atividades desenvolvidas geraram momentos cuja abrangência foi capaz de promover aprendi-zagens significativas nesta criança.
- Controlo e avaliação das características antropométricas e capacidades físicas: caracterização ao longo de uma época desportiva e desenvolvimento de uma plataforma para avaliaçãoPublication . Silva, Rui Miguel Almeida Dias; Cruz, João Luís Caneva Moutinho RibeiroOs objetivos do presente estudo foram: (i) analisar a evolução das características antropométricas e capacidades físicas ao longo de uma época desportiva (comparação entre sub-15, sub-17 e sub-19) e (ii) desenvolver uma plataforma informática para auxiliar o controlo e avaliação. No primeiro trabalho a amostra foi constituída por um total de 50 jogadores portugueses de elite Sub-15 (idade de 14.0 ± 0.1 anos; n=16), Sub-17 (idade de 15.6 ± 0.5 anos; n=14) e Sub-19 (idade de 17.2 ± 0.7 anos; n=20) e foram controlados em três (3) momentos de avaliação; após o período de preparação geral (avaliação pré época), após a 1ª fase do quadro competitivo (avaliação meio época) e após a 2ª fase do quadro competitivo (avaliação pós época). Para a análise antropométrica foi avaliada a altura, massa corporal, índice de massa corporal, massa muscular, massa gorda e perímetros do bicípite, tronco, abdómen, coxa e perna. Para a análise da capacidade física foi avaliada a resistência aeróbia, o trabalho desenvolvido pelos membros inferiores durante o salto vertical, a potência dos membros inferiores durante a corrida, a agilidade e a flexibilidade. Para as características antropométricas encontrou-se para os três (3) escalões um aumento na massa corporal e uma estabilização da massa gorda explicado pelo aumento da massa muscular. As capacidades físicas melhoraram para os três (3) escalões principalmente da avaliação da pré época para o meio da época existindo uma estagnação do meio da época para o final da época. Tendo por base o tempo despendido e a logística necessária aquando da recolha de dados para o primeiro trabalho, desenvolveu-se uma plataforma de forma a auxiliar e simplificar todo o processo. Utilizou-se o software Visual Studio 2013 da Microsoft® sendo usada a linguagem programática vb.net com auxílio a uma base de dados em SQL. Foi definido um diagrama lógico para agilização dos diferentes exercícios com a base de dados no qual se incluiu os testes de agilidade, resistência, flexibilidade, velocidade, altura de salto e análise antropométrica. O entendimento das variações existentes ao longo de uma época desportiva de acordo com o quadro competitivo de cada equipa, as suas idades de desenvolvimento e a inclusão das novas tecnologias para auxiliar o complexo processo de treino, podem contribuir como uma ferramenta fundamental na avaliação e controlo do treino desportivo.
- The effects of CSR associations on consumers’ perceptions towards global brandsPublication . Inácio, Nicole Costa; Crespo, Cátia Claudemira Cordeiro FernandesCorporate Social Responsibility (CSR) has been occupying a vast space in the academic and managerial domains. The widespread media are bringing to the surface issues regarding multinational corporations that can damage their image by making customers avoid their brands. Therefore, in the last decade, many global brands have decided to humanize their image by putting in practice CSR initiatives from diverse nature. In this investigation, we provide a literature review on how consumers may perceive CSR actions and how these actions may actually bring benefits to the brands. Therefore, we analyze the influence of CSR associations and Corporate Ability (CA) associations on Brand Loyalty, Consumer-Company Identification and Social Responsible Purchase Intention, comparing how these different associations may provide different results or complement themselves. The hypotheses were tested using Structural Equation Modeling (SEM) in the software PLS (Partial Least Squares). A survey with 344 respondents provided evidence that there is a positive link between Social Responsible Purchase Intention, Consumer-Company Identification and CA associations with CSR associations towards Global Brands. Based on these results we propose further research in the area and we give recommendations to companies to invest in their CSR strategies due to the intrinsic benefits to themselves and to the society.
- Efeito do destreino nas capacidades físicas das crianças praticantes de atletismo com idades compreendidas entre os 8 e 10 anosPublication . Lopes, Nataniel António Oliveira; Cruz, João Luís Caneva Moutinho RibeiroSendo a nossa preocupação tentar perceber como se comportam as capacidades físicas dos nossos atletas durante as interrupções letivas, o principal objetivo da nossa dissertação foi analisar os efeitos do destreino em crianças praticantes de atletismo com idades compreendidas entres os 8 e 10 anos. A nossa amostra foi constituída por 15 atletas de ambos os sexos. A média de idade foi de 10,1±0,7 anos, da massa corporal 35,0±5,8 kg, da altura 1,44±0,06 metros e do índice de massa corporal (IMC) 17,0±3,0 kg/m2. As crianças foram acompanhadas durante uma ano com o intuito de se perceber a magnitude de onze semanas de praticar regular de atletismo na performance das mesmas bem as repercussões da interrupção de cinco semanas de prática desportiva nas suas capacidades físicas. Para avaliar a performance das crianças elaborámos um protocolo de avaliação físico composto por quatro testes de aptidão física (teste dos 30 metros, teste de impulsão horizontal, teste de lançamento dorsal e teste do vai e vem). Para a análise estatística utilizámos a análise de variâncias (ANOVA) de medidas repetidas. Os resultados revelaram uma diminuição significativa na velocidade (p=0.001) e na força dos membros inferiores (p=0,003) e uma tendência para de quebra na força dos membros superiores e VO2 máximo. Face aos resultados apresentados, concluímos que o destreino afetou as capacidades físicas das crianças que fizeram parte da nossa amostra, contribuindo assim para a queda da performance das mesmas.
- Desenvolvimento da linguagem de uma criança com Trissomia 21 com défice cognitivo gravePublication . Simões, Lina Maria da Silva; Fonseca, Eduardo Emílio Castelo-Branco daEste projeto de investigação resulta de um estudo de caso levado a ca-bo junto de uma criança de seis anos com Trissomia 21. Tal como é frequente em indivíduos com esta patologia, também este menino ma-nifesta dificuldades em comunicar com o outro. É alegre, sociável e extrovertido, todavia, apresenta lacunas significativas no domínio do vocabulário e na linguagem, recetiva e expressiva, o que acentua as suas dificuldades de comunicação. Necessita de desenvolver as suas competências ao nível da expressão oral. Com este estudo de caso, pretende-se analisar as estratégias mais efi-cazes a implementar com esta criança de forma a promover o desen-volvimento das suas competências comunicacionais. O processo de in-tervenção será alvo de uma avaliação contínua que contribuirá para a reflexão acerca de toda a ação desenvolvida. Com esta investigação, será colocada em prática a metodologia da in-vestigação-ação, com carácter de intervenção, conciliando as caraterís-ticas da investigação e da ação simultaneamente. Para a recolha e aná-lise de dados, será aplicado o método qualitativo. Analisar-se-ão estratégias pedagógicas que contribuam para a constru-ção de aprendizagens significativas. Procurar-se-á identificar e adaptar métodos de trabalho em função das dificuldades do aluno. Promo-ver-se-á uma reflexão sobre a utilização das novas tecnologias como meios de informação e de comunicação ao serviço do desenvolvimen-to da linguagem e comunicação. Analisar-se-á o contributo da utiliza-ção de materiais adaptados na prática letiva, ao serviço do desenvol-vimento da linguagem recetiva e expressiva de um aluno com Trisso-mia 21.
