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- “Nunca Pensei Ser Artista!” Photovoice como forma de intervenção pelo bem-estar de pessoas idosasPublication . Chaves, Rosalinda Coelho; Dias, Maria Isabel Pinto Simões; Kowalski, Maria PereiraFenómeno contemporâneo de enorme pertinência, o envelhecimento assume-se vitória e desafio mundial. O aumento da longevidade trouxe claros riscos para a manutenção do bem-estar da humanidade. Por sua vez, as Instituições passaram a assumir uma considerável responsabilidade na garantia do bem-estar e dignidade das pessoas idosas. É de enorme importância continuar a apostar-se num melhor entendimento dos fatores associados à institucionalização e continuar a fomentar a implementação de boas práticas, para que melhor se promova o bem-estar destas pessoas. O Photovoice, metodologia de fotografia participativa desenvolvida e ampliada por Wang e Burris (1997), é um processo através do qual as pessoas identificam, representam e impulsionam a sua comunidade. Este trabalho resume a implementação de um projeto de Photovoice enquanto forma de intervenção e pesquisa pelo bem-estar de idosos institucionalizados. Com tal intervenção, procurou-se igualmente proporcionar a pessoas idosas uma nova ferramenta de comunicação, bem como perceber se a participação destas pessoas no projeto irá influenciar a sua própria perceção de bem-estar. Organizado em três partes, engloba uma introdução teórica que explana o tema do envelhecimento populacional, o conceito de bem-estar e linhas orientadoras de intervenção junto de pessoas mais velhas, concretizando sobre a metodologia Photovoice. Em seguida, é apresentado o desenho do projeto “Nunca Pensei Ser Artista”, e na terceira parte descrevem-se qualitativamente os resultados da sua implementação. Inferindo algumas conclusões e notas finais, este trabalho espera conseguir possibilitar a todos os leitores indicações sobre as especificidades da intervenção com pessoas idosas, em jeito de sugestão para a sua replicabilidade em edições futuras.
- Particularidades da internacionalização e comércio internacional na indústria portuguesa de moldes para plásticos – o caso do grupo MoldoestePublication . Silva, Jessica Mariana Pedroso; Carreira, Pedro Manuel RodriguesO presente documento tem como objetivo evidenciar o peso da internacionalização e do comércio internacional na indústria portuguesa de moldes para plásticos. Focando a empresa acolhedora para realização de estágio curricular, o Grupo Moldoeste, o presente estudo permitirá clarificar o seu percurso no mercado externo, as orientações seguidas e as estratégias delineadas, bem como analisar as técnicas de comércio internacional usadas diariamente para fidelizar os clientes e satisfazer as suas necessidades. Relacionando as tarefas executadas durante o estágio com a aprendizagem proveniente da literatura, foi efetuada uma análise crítica às estratégias práticas de atuação do Grupo Moldoeste a nível de internacionalização, cujos resultados fundamentais, em termos de aspetos positivos, são a constatação da elevada qualidade da gestão de clientes por parte da empresa, que tem permitido uma forte fidelização dos mesmos, e a significativa aposta na inovação e em novas tecnologias, que tem permitido à Moldoeste diferenciar-se da concorrência e atuar em nichos de mercado mais específicos e com maiores perspetivas de crescimento futuro. Por outro lado, em termos de aspetos menos positivos, a empresa aparenta ter algumas dificuldades em termos de política ambiental e na forma como lida com a concorrência proveniente do mercado asiático. No final deste estudo, foi possível entender que internacionalização, inovação e garantia de satisfação das necessidades dos clientes são os três pilares fundamentais que trilham o sucesso das empresas portuguesas de moldes para plásticos.
- Internacionalização do grupo B&M para EspanhaPublication . Conde, Mónica Sofia Santos; Vitorino, Liliana Coutinho; Avelino, MarcoAs empresas atuam cada vez mais em mercados internacionais, quer por forma a aumentarem as suas vendas ou para conseguirem ultrapassar limitações do seu mercado doméstico, e assim sobreviverem. No entanto, competir nos mercados externos exige uma boa seleção do mercado; deve ser feita uma análise rigorosa das vantagens de cada localização a fim de se tomar as melhores decisões e orientações para a gestão estratégica e marketing. A B&M é uma empresa que se dedica à conceção, produção e distribuição de Soluções Integradas de Banho, com atuação em Portugal desde 1997 e decidiu internacionalizar-se, de forma a expandir o seu negócio. Este trabalho tem como principal objetivo a elaboração de um plano de marketing internacional para o Grupo B&M, em específico para o mercado espanhol.