Browsing by Issue Date, starting with "2016-11-25"
Now showing 1 - 10 of 12
Results Per Page
Sort Options
- Automated femoral landmark extraction for optimal prosthesis placement in total hip arthroplastyPublication . Almeida, Diogo F. de; Ruben, Rui; Folgado, João; Fernandes, Paulo R.; Gamelas, João; Verhegghe, Benedict; Beule, Matthieu DeThe automated extraction of anatomical reference landmarks in the femoral volume may improve speed, precision, and accuracy of surgical procedures, such as total hip arthroplasty. These landmarks are often hard to achieve, even via surgical incision. In addition, it provides a presurgical guidance for prosthesis sizing and placement. This study presents an automated workflow for femoral orientation and landmark extraction from a 3D surface mesh. The extraction of parameters such as the femoral neck axis, the femoral middle diaphysis axis, both trochanters and the center of the femoral head will allow the surgeon to establish the correct position of bony cuts to restore leg length and femoral offset. The definition of the medullary canal endosteal wall is used to position the prosthesis' stem. Furthermore, prosthesis alignment and sizing methods were implemented to provide the surgeon with presurgical information about performance of each of the patient‐specific femur‐implant couplings. The workflow considers different commercially available hip stems and has the potential to help the preoperative planning of a total hip arthroplasty in an accurate, repeatable, and reliable way. The positional and orientation errors are significantly reduced, and therefore, the risk of implant failure and subsequent revision surgery are also reduced.
- “E eu associo-me porquê?” projeto de reflexão no contexto associativo com PhotovoicePublication . Sousa, Inês João Santos; Sousa, Jenny GilO presente relatório de projeto surge no âmbito do Mestrado em Intervenção e Animação Artísticas e resulta da implementação de um projeto de intervenção, com o Photovoice. Este projeto tem como propósito principal, através da fotografia, promover a reflexão sobre o envolvimento e participação cultural, numa perspetiva de intervenção artística por parte de dirigentes associativos do Concelho da Batalha. Para se analisar o valor da fotografia participativa enquanto instrumento reflexivo junto de dirigentes associativos relativamente ao papel que podem desempenhar no contexto sociocultural na sua própria comunidade, foi estruturado um conjunto de sessões que decorreram semanalmente. Na implementação do projeto foram utilizadas estratégias específicas para atingir os objetivos propostos, apostando, mais concretamente, na promoção de competências pessoais ao nível da comunicação visual entre os participantes e na estimulação de reflexão e de debate partindo das fotografias. Este processo envolveu a participação de dirigentes associativas, manifestando, todas elas preocupação com problemáticas e necessidades do seu meio associativo. A avaliação do projeto de intervenção indica que as imagens escolhidas pelas participantes representaram as suas experiências e vivências enquanto dirigentes associativos do Concelho da Batalha, favorecendo a reflexão sobre o seu papel e missão a cumprir no mundo associativo.
- Projeto ExperienciARte: A Expressão Dramática como forma de Intervenção com Jovens acolhidas em Lar de Infância e JuventudePublication . Vieira, Joana Filipa da Costa; Lopes, Maria de São Pedro dos Santos Silva; Santos, Rui Miguel DuarteAs Expressões Artísticas representam avultada significância na intervenção, contribuindo para reforçar inúmeras competências e para propiciar a confluência de sujeitos de intervenção com proveniências múltiplas e divergentes. Em contexto institucional, as crianças e jovens vão revelando indícios decorrentes do passado austero que, por sua vez, os presenteou com um presente pautado pelo afastamento familiar e pela imposição à adaptação a uma nova casa, com uma nova família, por vezes com uma amplitude imensurável, dificultando o contacto e tratamento individualizado a que todas as crianças e jovens acolhidos em instituição deveriam ter o soberano direito. O Projeto ExperienciARte foi criado e implementado, numa perspetiva de intervenção artística associada à investigação, no sentido de aferir Qual é o contributo da Expressão Dramática no desenvolvimento pessoal e social de jovens acolhidas em Lar de Infância e Juventude? Fundado na questão em apreço, este projeto teve lugar num Lar de Infância e Juventude feminino português, envolvendo sete jovens que evidenciaram o desígnio de participar. O processo criativo evoluiu, desde Janeiro até Abril de 2016, sendo que as jovens acolhidas foram transmitindo as suas posições e revelando uma criatividade colossal ao longo das experiências de Expressão Dramática que vivenciaram. Aquando da análise das informações recolhidas através dos instrumentos aplicados, designadamente questionários (iniciais e finais), diários individuais das participantes e diário de bordo da investigadora, foi possível obter constatações decorrentes desta investigação, associadas à metodologia adotada de Investigação-Ação. x Por conseguinte, esses resultados finais corroboram a relevância atribuída à Expressão Dramática e indiciam que esta componente artística aprimorou a autoestima, as estratégias de Coping e resolução de problemas, a criatividade e a integração social das participantes.
- A Utilização das redes sociais em Bibliotecas do Ensino Superior PúblicoPublication . Marcos, Rosa Maria Silva; Freire, Carla Sofia CostaNos últimos anos o desenvolvimento tecnológico facilitou o acesso ao conhecimento e à informação, com o desenvolvimento da Web 2.0 a transformar os consumidores em produtores de informação. Neste novo ambiente digital, as redes sociais afirmaram-se como plataformas privilegiadas para a criação e partilha da informação por parte destes utilizadores. Esta nova realidade veio alterar a forma como as empresas e instituições, nomeadamente as bibliotecas de ensino superior, comunicam com os seus públicos. O presente estudo, que surge neste âmbito, tem como objetivo principal a caracterização da utilização das redes sociais pelas bibliotecas do ensino superior público português. Para a concretização deste objetivo, optou-se por realizar um estudo exploratório-descritivo, recorrendo a uma metodologia mista, que combina métodos quantitativos e métodos qualitativos. Assim, numa primeira fase, foi aplicado um inquérito por questionário aos profissionais da informação a trabalhar em bibliotecas do ensino superior público em Portugal e, numa segunda fase, com o objetivo de aprofundar os resultados obtidos com o inquérito, foram ainda realizadas entrevistas junto destes profissionais. Os resultados do estudo apontam para uma utilização das redes sociais por parte das bibliotecas de ensino superior sobretudo para divulgar e promover os seus serviços e recursos. A vertente mais social destas plataformas parece não estar a ser explorada pelas bibliotecas, uma vez que a produção de conteúdos que incentivem a participação e o diálogo com os utilizadores é algo a que a grande maioria das bibliotecas não recorre.
- Estudo experimental da ventilação e do comportamento térmico de uma cobertura em telha cerâmica com beiral ventilado e sub-telha nas estações do outono e do invernoPublication . Godinho, Elsa Verónica Caldeira; Ramos, João António Esteves; Aires, Luís Miguel IgrejaCom o crescente avanço tecnológico as questões ambientais bem como a eficiência energética assumem cada vez maior relevância e, neste sentido, torna-se imperativo pensar de uma forma mais eficaz e eficiente tanto ao nível ambiental como energético, aliando a eficiência energética a um menor nível dos consumos energéticos. Uma das medidas para melhorar a eficiência energética passa pela construção de edifícios mais eficientes utilizando diversas tecnologias passivas. Assim sendo, este estudo tem por objetivo avaliar o comportamento térmico e as consequências da ventilação numa cobertura em telha cerâmica e subtelha com beiral ventilado, durante os meses de Outono e Inverno. Através de instrumentação diversa colocada numa célula-teste e no ambiente exterior envolvente obtiveram-se diversos dados experimentais relativos a fatores ambientais tais como: temperaturas, humidades relativas, velocidade do ar, radiação solar, entre outros. Fez-se uma avaliação dos dados experimentais recolhidos e da transferência de calor verificada nesses meses. Os resultados mostram que tanto o comportamento térmico bem como a ventilação da caixa-de-ar são fortemente dependentes das condições do ar exterior e da radiação solar, o que tendo em conta os meses de estudo ,permite concluir que a tipologia da cobertura pode não se tornar vantajosa neste período. No entanto, os valores de humidade relativa registados em toda a cobertura bem como no interior da célula demonstram que a ventilação na caixa-de-ar é um fator relevante que contribui para reduzir a possibilidade de ocorrência da condensação do vapor de água contido no ar, ou seja, não existem períodos muito longos com valores de humidade relativa elevados, contribuído para a sua salubridade.
- Projeto de um molde de injeçãoPublication . Saraiva, Paula Alexandra da Cruz; Simões, Fábio Jorge PereiraO presente relatório teve como base o estágio num gabinete de projeto de moldes Jorge Cadete Unipessoal Lda. onde foi projetado um molde para a injeção de uma peça de plástico no material ABS/PC para a indústria automóvel, segundo os requisitos e especificações técnicas exigidas pelo cliente cujo processo será analisado no presente trabalho. Assim, e tendo como base os requisitos e especificações técnicas avançadas pelo cliente foi planeado e elaborado o projeto do respetivo molde para a injeção, tendo em consideração todos os fatores que contribuem de forma ativa para a obtenção das peças projetadas, com a qualidade exigida e com o tempo de vida desejado para o molde. O trabalho acompanhou todo o processo de criação e desenvolvimento do molde desde a receção das especificações emanadas pelo cliente, até ao teste e realização das possíveis correções e ajustes finais. Constatou-se que o molde, após ligeira afinação, cumpriu com os objetivos inicialmente traçados, permitindo a obtenção de peças com o formato e qualidade exigidas pelo cliente final.
- Contributos para a certificação energética de edifícios de habitação e de serviçosPublication . Silva, Diogo André Andrade da; Ramos, João António EstevesNa União Europeia, os edifícios de habitação e de serviços apresentam elevados consumo energéticos. Para minimizar estes consumos a Comissão Europeia criou Diretivas, com a consequente transposição para a legislação nacional no âmbito da certificação energética de modo a classificar os edifícios em função do seu desempenho energético. No presente trabalho é realizado o estudo do desempenho energético e da classificação de uma fração destinada a habitação e de uma fração de serviços, tendo presente a análise de uma medida de melhoria baseada na microprodução de energia solar. É referida a evolução legislativa em que se inserem os certificados energéticos, referindo os aspetos a ter em conta na metodologia de cálculo do desempenho energético Faz-se uma descrição sucinta do levantamento e tratamento dos dados de cada imóvel assim como da introdução destes em folhas de cálculo, sendo ainda sugerido medidas de melhoria de modo a obter um melhor desempenho e consequentemente uma classificação superior. O certificado energético destes edifícios permite-nos ter uma classificação da sua prestação energética comparativamente com um edifício “similar” de referência. As medidas de melhoria aplicadas, nomeadamente adoção de um sistema solar térmico termossifão no edifício de habitação e de um sistema fotovoltaico para autoconsumo no edifício de serviços, a médio longo prazo, permitem uma redução de custos da energia. A análise de viabilidade da instalação do sistema fotovoltaico foi executada com recurso ao software Homer Energy. O edifício de habitação obteve uma classificação D e com a aplicação da medida de melhoria obteve uma classificação C, tendo-se obtido uma redução das necessidades anuais de energia primária de 41,8% e de emissões de GEE de 42,9%. O edifício de serviços obteve uma classificação B- e com a medida de melhoria aplicada a classificação manteve-se. No entanto, permite uma redução da fatura energética anual significativa, com uma redução de necessidades de energia primária de 47,8% e de emissão de GEE de 18,6%.
- Eu canto, e tu ?- Projeto integrado de criação artística num coro intergeracionalPublication . Gonçalves, Joana Sofia Vieira; Sousa, Jenny Gil“EU CANTO E TU? Homens e mulheres que se encontram pela voz e pelas vidas” apresenta uma experiência artística que desembocou numa performance. Esta experiência, que se concretizou a partir de um processo criativo, possibilitou aos elementos de um Coro a vivência e aprendizagem de diferentes expressões artísticas, tomando como eixo estruturante uma narrativa totalmente construída pelos intervenientes do projeto. O estudo que aqui se apresenta teve como principal intuito perceber quais os contributos de um projeto criativo e interventivo num grupo específico – o Coro SAMP. Este grupo, bastante heterogéneo, e com indivíduos de diferentes idades, apresentava a necessidade emergente de criação e reforço do relacionamento interpessoal. Por meio de várias sessões semanais de experimentação prática, foi possível, durante cerca de seis meses, envolver os alunos de classes da SAMP, familiares de participantes e outros demais interessados. Participaram neste estudo, de cariz qualitativo e com contornos de investigação-ação, um conjunto de oito elementos. Para perceber os efeitos da intervenção realizada, utilizaram-se como principais instrumentos de recolha de dados os diários de bordo da investigadora e inquéritos por questionário. A análise ao processo desenvolvido indica que, a utilização da voz cantada, enquanto fator de consciencialização do próprio grupo, foi essencial durante o processo criativo. Para além disso, realça-se uma apropriação de várias competências relacionais, comunicativas, de conhecimento sobre o outro e de si próprio, um aumento de atitude e pensamento crítico, o reforço da sociabilização e dos laços entre os elementos do grupo estudado. Destaca-se, ainda, a emergência e o reconhecimento de inúmeros sentimentos e emoções concretamente relacionados com a identificação enquanto grupo.
- Contributo para a certificação energética de um grande edifício de serviços no âmbito do RSECEPublication . Gonçalves, Válter Alexandre Anastácio; Ramos, João António EstevesEste relatório centrou-se no trabalho por mim desenvolvido no decorrer do estágio curricular na empresa Engiprior – Consultoria, Estudos e Projetos, com o lema – “Projetamos Edifícios Eficientes”, com o tema “Contributo para a Certificação Energética de um Grande Edifício de Serviços no âmbito do RSECE”. O presente relatório é uma síntese do trabalho efetuado com vista à certificação energética de um grande edifício de serviços no âmbito do Sistema Nacional de Certificação Energética e Qualidade do Ar Interior nos Edifícios (SCE), no âmbito do Decreto-Lei 78/2006, de 4 de Abril. O edifício em estudo trata-se de uma unidade Hoteleira, composta ainda por quatro Frações de serviços adjacentes, nomeadamente, pequenos edifícios de serviços, sita na Região Autónoma dos Açores (RAA), mais especificamente em Ponta Delgada. Foi efetuada uma avaliação assente no Decreto-Lei 79/2006, de 4 de Abril, que estabelece a metodologia definida pelo Regulamento dos Sistemas Energéticos de Climatização dos Edifícios (RSECE), o Decreto-Lei 80/2006, de 4 de Abril, que define o Regulamento das Características de Comportamento Térmico dos Edifícios (RCCTE) e também o Decreto Legislativo Regional nº 16/2009/A de 13 de Outubro. Avaliaram-se vários parâmetros com vista à determinação do Indicador de Eficiência Energética (IEE) do Hotel, aquando da realização da auditoria energética, desde o levantamento dimensional e caracterização da envolvente, avaliação da Qualidade do Ar Interior (QAI), medições dos consumos de energia nos quadros elétricos, consumos energéticos associados a sistemas de Aquecimento Ventilação e Ar Condicionado (AVAC) para aquecimento e arrefecimento, iluminação, equipamentos elétricos, produção de Águas Quentes Sanitárias (AQS) e sistemas de ventilação natural e mecânica. Concluiu-se qual a classe energética do edifício em estudo e quais as medidas de melhoria possíveis de implementar, numa visão de melhoria do seu desempenho energético.
- Contributos para a implementação do sistema de gestão de energia numa unidade industrial de transformação e embalamento de arrozPublication . Reis, Gonçalo Oliveira; Heleno, Maria Lizete LopesEste documento apresenta os resultados obtidos através do contributo da implementação de um sistema de gestão da energia segundo os critérios e requisitos normativos da ISO 50001:2011, numa unidade industrial de transformação e embalamento de arroz. A aplicação deste referencial normativo deve ter como objetivos apoiar no planeamento das ações decorrentes da gestão de energia, pela monitorização e controlo dos consumos energéticos, bem como, identificar medidas de eficiência energética. Na necessidade da empresa fazer face à previsão do aumento da capacidade produtiva e da redução dos custos associados aos consumos de energia, foi designada uma equipa de gestão de energia que teve como objetivos, a certificação do sistema gestão da energia na empresa e consequentemente, reduzir os custos através de medidas para melhoria da eficiência energética. Os resultados desta implementação foram francamente positivos. Conseguiu-se uma melhoria do desempenho energético em 2015 de 28% face aos valores da primeira medida de gestão da energia, realizada em 2012, ao abrigo da legislação nacional em vigor. O sistema de gestão conseguiu nos primeiros dois anos de execução não só a certificação de conformidade por uma entidade externa, como também, proporcionou à empresa uma redução de 15 % dos valores de consumo específico face aos valores do ano de referência. De um modo geral, a empresa com a implementação deste sistema reduziu os custos energéticos. Esta redução permite aumentar a competitividade no mercado. Assim assegura-se um crescimento da empresa sustentado na gestão de recursos e numa maior diversidade de clientes.