Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
2.74 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Este relatório insere-se num percurso educativo com vista à obtenção do grau de mestre em Intervenção e Animação Artísticas.
São diversos os autores que ao longo dos séculos têm vindo a defender a importância das artes no contexto educativo. Para eles, através das artes é possível alcançar um desenvolvimento integral e harmonioso da criança, vivido de forma prazerosa e democrática.
A expressão dramática, assim é denominada no nosso país quando se refere à linguagem teatral no contexto educativo, apresenta-se como uma das expressões artísticas ao dispor da Escola, sendo simultaneamente fonte e veículo educativo.
No contexto da educação Pré-escolar, a área da casinha constitui-se como um espaço privilegiado para a exploração do jogo dramático espontâneo, uma das vertentes da expressão dramática. No entanto, será necessário que se imprimam novas dinâmicas a esta área, tornando o espaço promotor de novas experiências.
Foi também nosso interesse evidenciar a importância do modelo pedagógico de trabalho por projetos no jardim de infância, uma metodologia onde as ideias, interesses e necessidades das crianças são tidos em conta e promotores de novas aprendizagens.
Com este estudo pretendemos compreender quais os contributos da introdução de novos objetos na área da casinha para a ampliação do jogo dramático das crianças em idade pré-escolar. Deste modo, procedemos a uma investigação de abordagem qualitativa, cuja técnica adotada foi a investigação-ação, assente numa recolha de dados através da observação direta, diário de bordo (apoiado por videogravações), inquéritos por questionário e por entrevista.
O estudo foi desenvolvido com um grupo de crianças de dois e três anos que frequentam o Jardim de Infância o Ninho – Santa Casa da Misericórdia de Rio Maior.
Os resultados obtidos indicam-nos que a dinamização da área da casinha através da introdução de novos objetos permite a ampliação do jogo dramático das crianças nessa área e, consequentemente, a vivências de novas experiências e aprendizagens. Fruto da ampliação do jogo dramático espontâneo, os dados obtidos levam-nos a pensar que, se cria um ambiente favorável ao surgimento de projetos integrados, envolvendo as diferentes linguagens artísticas e áreas de conteúdo da educação pré-escolar, tão importantes para o processo educativo e desenvolvimento das crianças.
Description
Keywords
Educação Pré-escolar Expressão dramática Expressão artística Jogo