Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.32 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
No âmbito da instalação e implementação de releases da solução central para seguradoras
TIA (The Insurance Application), numa companhia de seguros Portuguesa, tornou-se
improrrogável que fosse possível, de modo acessível e eficiente, a extração de indicadores,
com o objetivo de auxiliar nas operações diárias e na análise dos processos de negócio da
companhia. O elevado número de dados intrínsecos à atividade das seguradoras e o
paradigma de dados da solução TIA, que engloba o histórico e sistema de versões dos dados,
faz com que o armazenamento destes, numa base de dados relacional, implique um grande
número de tabelas (aproximadamente 500). Estes fatores resultam, numa elevada
complexidade na realização de extrações de informação de forma simples e rápida. Para
colmatar estas necessidades foi desenvolvido um sistema de produção de relatórios, assente
sobre o sistema de base de dados da solução TIA, que abarca extrações de informação das
seguintes formas: (i) em tempo real; (ii) periodicamente (diária, mensal ou anual). A
interação com o utilizador é realizada através de um ecrã na solução TIA, em que é possível
escolher filtros sobre os dados, definidos no modelo do relatório. Este modelo consiste na
definição das áreas que são preenchidas com dados provenientes de várias consultas que
dependem do âmbito de cada relatório, da periodicidade, dos filtros e das diferentes
traduções dos campos. Para que este sistema possa compreender outras fontes de dados e
também proporcionar a extração dos relatórios noutras soluções da companhia, foi
desenhada uma arquitetura orientada a serviços (SOA).
Description
Keywords
Produção de relatórios SGDB Arquitetura orientada a serviços