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Authors
Abstract(s)
Tendo em consideração que os Sistemas de Informação (SI) são em muitas áreas de negócio
ferramentas base de apoio às tarefas dos colaboradores, é importante analisar de que forma
estas ferramentas podem ajudar na otimização dos processos de trabalho. A área da saúde
tem necessidades críticas de otimização dos seus recursos humanos por forma a garantir cada
vez mais um melhor atendimento ao utente. Neste trabalho é proposta a análise dos processos
de trabalho do agendamento de consultas e exames numa instituição hospitalar pública,
fazendo uma análise quantitativa da complexidade destes processos. A análise realizada tem
como base as tarefas executadas pelos recursos humanos e pelos SI e as decisões tomadas
durante o processo de trabalho. A análise terá como indicadores a complexidade dos
processos de negócio e a produtividade destes.
A complexidade é medida através do Control Flow Complexity que se baseia nas decisões
existentes e no número de opções possíveis no processo de trabalho. A produtividade é
apresentada com base em indicadores oficiais da produção da instituição. Para documentar
os processos de trabalho existentes e os processos de trabalho propostos, foi utilizada a
notação Business Process Model and Notation (BPMN).
A reengenharia dos processos de trabalho foi realizada com o foco automatização de tarefas
com os Sistemas de Informação. No cálculo das métricas sobre os processos de trabalho
propostos, foi possível verificar que a complexidade e o número de tarefas não afetado de
forma significativa. Relativamente à produtividade não foi possível fazer uma análise
comparativa visto o projeto ainda se encontrar na fase de implementação.
Pode-se concluir com este estudo que é possível avaliar os processos de trabalho e medir o
impacto das alterações a estes de duas perspetivas distintas: otimização do processo e os
proveitos que a instituição obtém dessa otimização. No entanto pode-se concluir também
que para que a reengenharia e a consequente análise de complexidade seja realizada de forma
mais otimizada é necessário avaliar as tarefas do utilizador e dos SI de forma independente,
pois as suas decisões têm impactos distintos nos processos.
Description
Keywords
Control Flow Complexity BPMN Agendamento hospitalar Ambulatório Processo clínico Processos de negócio