Browsing by Author "Pereira, Maria Isabel Alves Rodrigues"
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- Construindo pontes para uma adaptação bem sucedida ao ensino superior: implicações práticas de um estudoPublication . Seco, Graça Maria dos Santos Batista; Dias, Isabel Simões; Pereira, Maria Isabel Alves Rodrigues; Casimiro, Mafalda Cristina Salema Monteiro; Custódio, Susana Margarida RodriguesO ingresso no Ensino Superior confronta os jovens com inúmeros desafios e mudanças com implicações nos seus níveis de sucesso e de satisfação, quer com a vida em geral, quer com a dimensão académica em particular. Com base num estudo realizado com alunos do 1º ano do Instituto Politécnico de Leiria (IPL), pretendeu-se avaliar as relações existentes entre as redes de suporte social e a adaptação do jovem estudante ao contexto do ensino superior politécnico, bem como as respectivas implicações na sua satisfação com a vida em geral. Analisou-se, ainda, a influência de variáveis relativas ao perfil do estudante em tal processo de adaptação. Os resultados revelam que o género, o grau de opção de escola e de curso e a situação de deslocado ou não-deslocado do estudante influenciam significativamente a qualidade da adaptação, verificando-se que a percepção do suporte social parece constituir uma condição importante para o seu bem-estar pessoal e académico. Apresentam-se as implicações práticas decorrentes desta investigação para o desenvolvimento de serviços de suporte e de apoio aos estudantes do IPL, de modo a ajudá-los a construir pontes para uma adaptação bem sucedida ao ensino superior.
- Estudo de validade do Questionário de Suporte Social, versão reduzida (SSQ6): respostas obtidas com base numa amostra de alunos do ensino superior politécnicoPublication . Seco, Graça Maria dos Santos Batista; Pereira, Maria Isabel Alves Rodrigues; Dias, Isabel Simões; Casimiro, Mafalda Cristina Salema Monteiro; Custódio, Susana Margarida RodriguesA transição do ensino secundário para o ensino superior confronta os jovens com inúmeros desafios e mudanças - a separação da família e dos amigos, a adaptação a um conjunto de novas tarefas e exigências pessoais, sociais e escolares - com implicações nos seus níveis de sucesso e satisfação, quer com a vida em geral, quer com a dimensão académica em particular. A investigação mostra-nos que o facto de os jovens estudantes perceberem que têm disponíveis um conjunto de relacionamentos interpessoais (com a família, amigos, colegas e parceiros afectivos) que os podem ajudar a resolver os seus problemas, de se sentirem orientados nos desafios com que se confrontam, constituem condições facilitadoras de uma adaptação bem sucedida ao novo contexto académico. Desta forma, a importância do suporte social, enquanto processo relacional que implica a transmissão e a intepretação da mensagem de que os outros se preocupam connosco e nos valorizam, parece emergir como factor promotor do bem-estar e da saúde do indivíduo e como recurso essencial para enfrentar as experiências e mudanças vivenciadas pelo jovem durante o processo de transição para o ensino superior. Foi no âmbito deste enquadramento conceptual que se desenvolveu o presente estudo com o objectivo de analisar as relações entre a percepção do suporte social, a satisfação com a vida em geral e os padrões de adaptação ao contexto do ensino superior politécnico dos alunos que se encontravam a frequentar o primeiro ano de todas as Escolas do IPL. Para avaliar o suporte social percebido foi utilizada a versão portuguesa de Pinheiro & Ferreira (2002) do Social Support Questionnaire - Short Form (SSQ6) de Saranson e colaboradores (1987), constituída por 6 itens, os quais permitem avaliar a percepção da disponibilidade das entidades de suporte (SSQ6N) e a percepção da satisfação com o suporte disponível (SSQ6S). Com a presente proposta de poster pretendemos sistematizar os principais índices psicométricos e resultados da validação do questionário, obtidos com base nos dados de uma amostra de 1000 alunos primeiranistas do IPL.
- Estudo de validade do Questionário de Vivências Académicas, versão reduzida (QVA-r): respostas obtidas com base numa amostra de alunos do ensino superior politécnicoPublication . Seco, Graça Maria dos Santos Batista; Pereira, Maria Isabel Alves Rodrigues; Dias, Isabel Simões; Casimiro, Mafalda Cristina Salema Monteiro; Custódio, Susana Margarida RodriguesA entrada no ensino superior é perspectivada, pela maioria dos jovens estudantes, como uma nova vida recheada de múltiplos desafios a diversos níveis, associada à possibilidade de construção de novos projectos, amizades e relacionamentos e a um acréscimo de responsabilidades e de oportunidades de exploração, experimentação e compromisso em várias dimensões. De facto, entrar no ensino superior é confrontar-se com um outro espaço institucional, com as suas normas próprias, com tarefas académicas que exigem novas competências de estudo e níveis mais elevados de organização, autonomia e envolvimento por parte do aluno. Neste processo dinâmico de relação dos estudantes com o contexto do ensino superior intervêm, contudo, vários factores. Se por um lado, a capacidade do aluno para lidar com as tarefas académicas constitui, desde logo, a base fundamental de uma inserção construtiva no novo ambiente, por outro lado, a qualidade das relações parece ser também um factor fundamental, envolvendo não só a capacidade para iniciar novas interacções (com professores, colegas e funcionários da instituição e comunidade envolvente), como também a capacidade para efectuar reestruturações nas relações existentes (família, amigos e companheiros). Foi no âmbito deste enquadramento conceptual que se desenvolveu uma investigação com o objectivo de analisar as relações entre a percepção do suporte social - avaliada através da versão portuguesa de Pinheiro & Ferreira (2002) do Social Support Questionnaire - Short Form (SSQ6) -, a satisfação com a vida em geral - medida com base na versão portuguesa de Simões (1992) da Satisfaction with Life Scale de Diener e colaboradores (1985) e os padrões de adaptação ao contexto do ensino superior politécnico dos alunos que se encontravam a frequentar o primeiro ano de todas as Escolas do Instituto Politécnico de Leiria (IPL). Para avaliar os padrões de adaptação ao contexto do ensino superior politécnico foi utilizado o Questionário de Vivências Académicas - versão reduzida (QVA-r) de Almeida, Ferreira & Soares (1999), questionário de auto-relato que procura avaliar a forma como os jovens se adaptam a algumas das exigências pessoais, relacionais e institucionais da vida académica no ensino superior. O QVA-r é constituído por 60 itens distribuídos por 5 dimensões: pessoal, interpessoal, carreira, estudo e institucional. Com a presente proposta de poster pretendemos sistematizar os principais índices psicométricos e resultados da respectiva validação, obtidos com base nos dados de uma amostra de cerca de 1000 alunos primeiranistas do IPL.
- From Alternative to Scientific Conceptions in the Learning of Physics of Sound: Students’ Perceptions of Learning Using Active Methodologies and Computer SimulatorsPublication . Conde, Bruno; Santos, Filipe; Barreto, Maria Antónia; Pereira, Maria Isabel Alves Rodrigues; Fonseca, MartaLearning Physics is an area with numerous difficulties and alternative conceptions often limit a deeper understanding of several domains of this discipline. In particular, in the field of sound, it is common to find such misconceptions. Active learning methodologies have been used effectively for science teaching in a constructivist approach. The use of these methodologies to address alternative conceptions can promote the construction of mental models that are closer to scientifically accepted conceptual models. In this paper, we present a work in progress, which analyses the students' perception of the contribution of computer simulators integrated in active methodologies to improve their learning. For this purpose, we present the results obtained from the implementation of a sequence of didactic activities, which took place in a context of emergency remote teaching (ERT). This study was conducted with a class of 23 8th grade students from a school cluster in central Portugal, during the month of March 2021.The results suggest that students felt the characteristic engagement of activities based on active methodologies and the use of simulators, but showed limitations in the activities regarding the perception of orientation and the surprise factor, limitations that can be attributed to the high degree of autonomy that was required of them.
- I Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em EducaçãoPublication . Cadima, Rita Alexandra Cainço Dias; Pereira, Maria Isabel Alves Rodrigues; Menino, Hugo Lopes; Dias, Maria Isabel Pinto Simões; Pinto, Hélia GonçalvesA Conferência Internacional de Investigação, Práticas e Contextos em Educação (IPCE) visa contribuir para o avanço da teoria e prática em educação através da criação de uma oportunidade para que profissionais ligados a esta área e com interesses multidisciplinares interajam e partilhem experiências e conhecimentos, contribuindo e estimulando a investigação e a evolução de práticas em educação. A IPCE faz parte de um conjunto de atividades que o Instituto Politécnico de Leiria (IPL) tem vido a desenvolver nos últimos anos visando promover a colaboração entre investigadores, professores, estudantes e decisores, na identificação e discussão de desafios e possíveis soluções para os mais diversos problemas e contextos no mundo da educação. Vem também ao encontro de uma das dimensões da ação do IPL – a de promover a relação com a região em que está inserido. Este evento conta com a apresentação de cinco conferências plenárias, cinquenta e um artigos, trinta e seis relatos e vinte e um posters, esperando-se que possibilite uma discussão profunda em torno de um conjunto alargado de temáticas. Muitas das apresentações enquadram-se em trabalhos de investigação académica concluídos ou em desenvolvimento, outras em projetos desenvolvidos por profissionais e agentes educativos de várias instituições. Esta diversidade reflete as inter-relações ao nível dos contextos de práticas em instituições públicas, privadas ou instituições particulares de solidariedade social, tanto no ensino superior como no ensino básico e secundário e em contextos de formação não formal. Todos os trabalhos submetidos foram sujeitos a uma revisão por um mínimo de dois membros da comissão científica. Apesar de ser a primeira edição da conferência IPCE, o número de inscritos ultrapassa as duas centenas, evidenciando o interesse despertado pelas temáticas abordadas junto de educadores, professores, investigadores, estudantes do ensino superior, órgãos de direção e gestão de instituições e técnicos da área da educação. Esperamos que nas próximas edições se dê continuidade ao espaço de partilha, reflexão e divulgação de saberes que agora se inicia. A análise dos contributos apresentados reflete um conjunto de temáticas atuais, como a educação em contextos de infância, adolescência e idade adulta, a formação em contexto de trabalho, a utilização pedagógica das tecnologias, entre outros. Adicionalmente, a grande adesão ao formato de relato, que prevê a partilha oral de experiências e práticas, revela o sucesso da nossa intenção de articulação com os profissionais no terreno. Este documento está organizado em quatro secções correspondentes aos diversos tipos de apresentações: súmula das conferências plenárias, artigos, relatos e posters. Dentro de cada secção, os trabalhos estão organizados de acordo com a ordem de apresentação na conferência.
- Incentivo a Projetos de Inovação PedagógicaPublication . Pereira, Maria Isabel Alves Rodrigues; Rodrigues, Carina; Pedro, SóniaA história deste livro é simples e rica. Surge porque no Politécnico de Leiria se continua a apostar na Inovação Pedagógica, através de atividades de formação e estímulo a práticas pedagógicas inovadoras, que sejam potenciadoras da aprendizagem dos estudantes Neste contexto, em outubro de 2021 foi lançada a 1ª edição do concurso “Incentivo a projetos de inovação pedagógica” no Politécnico de Leiria destinado a docentes da instituição, com os objetivos de a) criar condições para a concretização de projetos que incluíssem práticas pedagógicas inovadoras com elevado impacto e alcance nas experiências de aprendizagem; b) promover um ensino de excelência em todos os ciclos de estudos do Politécnico de Leiria.
- Internet nas escolas: o acompanhamento de uma realidade nas escolas do 1.º Ciclo no distrito de LeiriaPublication . Costa, Rogério; Pereira, Maria Isabel Alves Rodrigues; Galeão, Tânia; Cadima, Rita Alexandra Cainço Dias; Santos, Filipe; Ventura, Ana
- Livro de Resumos VI Jornadas Pedagógicas 2021: 3T´s - Teachers Teaching Teachers: Politécnico LeiriaPublication . Pereira, Maria Isabel Alves Rodrigues; Pedro, Sónia; Francisco, Manuela; Rodrigues, CarinaAs VI Jornadas Pedagógicas do Politécnico de Leiria, organizadas pela Presidência e pelos Conselhos Pedagógicos das cinco escolas, deram continuidade a uma prática de encontro e de partilha do que vamos fazendo ao longo do ano letivo. Em 2020-2021, realizaram-se online e o tema agregador foram as competências digitais dos professores do ensino superior – antes, durante e depois do ensino online de emergência. As Jornadas Pedagógicas do Politécnico de Leiria são já um espaço consolidado de partilha e de construção de pontes e de apoio à formação; um espaço em que se dá voz aos professores e, nesta edição, também aos estudantes. São feitas da diversidade de quem nelas participa e, na nossa perspetiva, são também um olhar positivo sobre o trabalho pedagógico que se realiza, apesar das adversidades.
- Livro de Resumos VII Jornadas Pedagógicas 2022: 3T´s - Teachers Teaching Teachers: Politécnico de LeiriaPublication . Pereira, Maria Isabel Alves Rodrigues; Pedro, Sónia; Francisco, Manuela; Rodrigues, CarinaEste livro reúne parte das vivências e partilhas que aconteceram durante as VII Jornadas Pedagógicas do Politécnico de Leiria, realizadas online, nos dias 5 e 6 de julho de 2022. A organização deste espaço de partilha, de reflexão e de aprendizagem resultou da colaboração entre a Presidência, os Conselhos Pedagógicos, os professores e dinamizadores das oficinas de formação. O trabalho da equipa da Unidade de Ensino a Distância (UED) tem de se enaltecer porque, de forma profissional, sustentada e com qualidade, tem assegurado toda a logística da formação e do apoio pedagógico. O brio, a eficácia e a presença discreta são um bálsamo quando se quer que tudo funcione, minimizando a falha.
- Para uma abordagem psicológica da transição do ensino secundário para o ensino superior: pontes e alçapõesPublication . Seco, Graça Maria dos Santos Batista; Casimiro, Mafalda Cristina Salema Monteiro; Pereira, Maria Isabel Alves Rodrigues; Dias, Isabel Simões; Custódio, Susana Margarida RodriguesO presente artigo procura sistematizar as principais conclusões decorrentes de um estudo realizado com o objectivo de avaliar as relações existentes entre as redes de suporte social e a adaptação do jovem estudante ao Ensino Superior, bem como as respectivas implicações na sua satisfação com a vida em geral. Com base numa amostra de 996 alunos que, no ano lectivo de 2003/04 se encontravam a frequentar o primeiro ano das cinco escolas do Instituto Politécnico de Leiria, os resultados conduziram-nos à constatação de que o género, o grau de opção de escola e de curso influenciaram significativamente a qualidade de adaptação ao Ensino Superior. O facto do jovem estudante permanecer (ou não) na “residência-mãe”, bem como o seu envolvimento em actividades associativas emergiram como variáveis a considerar, ainda, no âmbito da problemática em análise. À semelhança de outras investigações, a percepção do suporte social constitui uma condição importante para o bem-estar físico, relacional e psicológico do jovem, no seu processo de adaptação ao novo contexto académico. Considerando os resultados obtidos, procuramos operacionalizar algumas implicações práticas para o desenvolvimento de serviços de suporte e de apoio a disponibilizar ao jovem estudante, na sua transição do Ensino Secundário para o Ensino Superior.