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Texto da comunicação | 63.23 KB | Adobe PDF | ||
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Advisor(s)
Abstract(s)
O ingresso no Ensino Superior confronta os jovens com inúmeros desafios e mudanças
com implicações nos seus níveis de sucesso e de satisfação, quer com a vida em geral,
quer com a dimensão académica em particular.
Com base num estudo realizado com alunos do 1º ano do Instituto Politécnico de Leiria
(IPL), pretendeu-se avaliar as relações existentes entre as redes de suporte social e a adaptação do jovem estudante ao contexto do ensino superior politécnico, bem como as
respectivas implicações na sua satisfação com a vida em geral. Analisou-se, ainda, a
influência de variáveis relativas ao perfil do estudante em tal processo de adaptação.
Os resultados revelam que o género, o grau de opção de escola e de curso e a situação de
deslocado ou não-deslocado do estudante influenciam significativamente a qualidade da
adaptação, verificando-se que a percepção do suporte social parece constituir uma
condição importante para o seu bem-estar pessoal e académico.
Apresentam-se as implicações práticas decorrentes desta investigação para o
desenvolvimento de serviços de suporte e de apoio aos estudantes do IPL, de modo a
ajudá-los a construir pontes para uma adaptação bem sucedida ao ensino superior.
Description
Comunicação apresentada no Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, IX, Madeira, 2007.
Keywords
Adaptação ao ensino superior Suporte social