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Advisor(s)
Abstract(s)
A transição do ensino secundário para o ensino superior confronta os jovens com inúmeros desafios e mudanças - a separação da família e dos amigos, a adaptação a um conjunto de novas tarefas e exigências pessoais, sociais e escolares - com implicações nos seus níveis de sucesso e satisfação, quer com a vida em geral, quer com a dimensão académica em particular. A investigação mostra-nos que o facto de os jovens estudantes perceberem que têm disponíveis um conjunto de relacionamentos interpessoais (com a família, amigos, colegas e parceiros afectivos) que os podem ajudar a resolver os seus problemas, de se sentirem orientados nos desafios com que se confrontam, constituem condições facilitadoras de uma adaptação bem sucedida ao novo contexto académico. Desta forma, a importância do suporte social, enquanto processo relacional que implica a transmissão e a intepretação da mensagem de que os outros se preocupam connosco e nos valorizam, parece emergir como factor promotor do bem-estar e da saúde do indivíduo e como recurso essencial para enfrentar as experiências e mudanças vivenciadas pelo jovem durante o processo de transição para o ensino superior. Foi no âmbito deste enquadramento conceptual que se desenvolveu o presente estudo com o objectivo de analisar as relações entre a percepção do suporte social, a satisfação com a vida em geral e os padrões de adaptação ao contexto do ensino superior politécnico dos alunos que se encontravam a frequentar o primeiro ano de todas as Escolas do IPL. Para avaliar o suporte social percebido foi utilizada a versão portuguesa de Pinheiro & Ferreira (2002) do Social Support Questionnaire - Short Form (SSQ6) de Saranson e colaboradores (1987), constituída por 6 itens, os quais permitem avaliar a percepção da disponibilidade das entidades de suporte (SSQ6N) e a percepção da satisfação com o suporte disponível (SSQ6S). Com a presente proposta de poster pretendemos sistematizar os principais índices psicométricos e resultados da validação do questionário, obtidos com base nos dados de uma amostra de 1000 alunos primeiranistas do IPL.
Description
Keywords
Adaptação ao ensino superior Suporte social Questionário de Suporte Social
Citation
SECO, Graça Maria dos Santos Batista e outros - Estudo de validade do Questionário de Suporte Social, versão reduzida (SSQ6): respostas obtidas com base numa amostra de alunos do ensino superior politécnico. In: Actas do VI Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia. Évora: Universidade de Évora, 2006.
Publisher
Universidade de Évora. Departamento de Psicologia