Escola Superior de Educação e Ciências Sociais
Permanent URI for this community
Browse
Browsing Escola Superior de Educação e Ciências Sociais by Author "Abreu, Maria"
Now showing 1 - 10 of 14
Results Per Page
Sort Options
- Contributos para o Estudo das Propriedades Psicométricas do BREQ-3Publication . Dias, Isabel Simões; Abreu, Maria; Figueiredo, CláudiaO presente estudo visa estudar as propriedades psicométricas da versão portuguesa do Behavioral Regulation in Exercise Questionnaire – 3 (BREQ-3). Este instrumento pretende avaliar a regulação comportamental para o exercício físico, baseando-se na teoria da autodeterminação de Deci e Ryan (1985). Um total de 996 participantes (823 mulheres, 82.6%), estudantes, docentes e funcionários de uma Instituição do Ensino Superior Politécnico português, com idades compreendidas entre os 17 e os 68 anos (M=23.44; DP=8.01), participou neste estudo. O modelo subjacente à construção do instrumento foi testado e obteve suporte empírico, sendo composto por 6 fatores que refletem constructos desde a amotivação até à regulação intrínseca e apresentou um bom ajustamento global (CFI=.983; TLI=.980; RMSEA=.058 CI90 [.050-.062]; p=.040). Os coeficientes alfa de Cronbach situaram-se entre .643 e .920, revelando níveis adequados de fiabilidade. Embora sejam necessários estudos adicionais, o questionário revela indicadores que sustentam a sua qualidade para utilização na avaliação do tipo de motivação para a prática desportiva em adultos portugueses.
- Experiências de desenvolvimento comunitário e qualidade de vida dos idososPublication . Maurício, Cezarina; Abreu, Maria; Pimentel, Luísa; Seco, Graça Maria dos Santos Batista
- (In)sucesso académico no ensino superior : factores e estratégias de intervençãoPublication . Ferreira, José Brites; Seco, Graça Maria dos Santos Batista; Canastra, Fernando Augusto Coelho; Dias, Isabel Simões; Abreu, MariaO tema do (in)sucesso académico no Ensino Superior (ES) tem sido debatido por estudantes, docentes, instituições de ES, governo e pela sociedade em geral com perspectivas diversas mas com preocupações comuns: o insucesso como um problema mas também como causa de outras realidades igualmente preocupantes (e.g.: abandono escolar no ensino superior, número de anos para terminar um curso, satisfação individual com o percurso académico, entre outras).
- (In)sucesso académico no Ensino Superior: conceitos, fatores e estratégias de intervençãoPublication . Ferreira, José Brites; Seco, Graça; Canastra, Fernando Augusto Coelho; Dias, Isabel Simões; Abreu, Maria
- Qualidade de vida de estudantes do Ensino Superior (Leiria/Portugal)Publication . Dias, Isabel Simões; Abreu, Maria; Fonseca, Marta; Calado, Miguel; Mendes, SaloméO conceito de qualidade de vida engloba fatores como a saúde física, o estado psicológico, as relações pessoais, o nível de independência, as crenças pessoais e/ou a relação com o meio ambiente. Este conceito, complexo e vasto, reflete a perceção que o sujeito tem de que as suas necessidades estão a ser satisfeitas ou que lhes estão a ser proporcionadas oportunidades de alcançar a felicidade e a autorrealização, independentemente, do estado de saúde e das condições sociais e económicas em que se encontre (WHOQOL Group, 1998). Para avaliar a perceção da qualidade de vida, a Organização Mundial de Saúde concebeu e validou o World Health Organization Quality of Life (WHOQOL), instrumento que tem sido amplamente utilizado na sua versão completa e/ou abreviada (WHOQOL-BREF). O objetivo deste estudo quantitativo é apresentar a perceção de qualidade de vida de uma amostra de 929 estudantes do Ensino Superior Politécnico (Leiria/Portugal) através da resposta ao World Health Organization Quality of Life (versão abreviada) – WHOQOLBREF. Os resultados revelam que os estudantes classificam a sua qualidade de vida como “Boa” e que os níveis médios de qualidade de vida obtidos nos quatro domínios avaliados pelo WHOQOL-BREF se situam entre os 60/70 pontos.
- Qualidade de vida e exercício físico: descrição de uma amostra na ESECS/IPLPublication . Abreu, Maria; Dias, Isabel Simões
- Quality of life in elderly: a comparative study between two different care giving servicesPublication . Maurício, Cezarina; Abreu, Maria; Pimentel, Luísa; Seco, Graça Maria dos Santos Batista
- Sucesso académico e satisfação dos estudantes finalistas do Instituto Politécnico de LeiriaPublication . Ferreira, José Brites; Seco, Graça Maria dos Santos Batista; Canastra, Fernando Augusto Coelho; Dias, Isabel Simões; Abreu, MariaA presente proposta pretende dar a conhecer o estudo que temos vindo a desenvolver no NIDE do Instituto Politécnico de Leiria (IPL), o qual tem como objectivo principal conhecer os índices de satisfação dos estudantes finalistas do IPL com esta instituição e sua relação com o sucesso académico. Iniciaremos a apresentação com um resumo da revisão da literatura sobre os factores associados ao sucesso no ensino superior, seguida dos dados relativos ao processo de adaptação do questionário que iremos utilizar - Questionário de Satisfação dos Alunos Finalistas do IPL. Depois da adaptação do referido questionário, pretende-se aplicar a versão final a uma amostra de 50% dos estudantes finalistas dos diversos cursos leccionados nas 5 escolas do IPL, para se avaliar a satisfação destes alunos com a instituição e suas relações com o sucesso académico.
- V Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em EducaçãoPublication . Pinto, Hélia Gonçalves; Dias, Maria Isabel Pinto Simões; Muñoz, Romain; Alves, Dina Catarina Duarte; Abreu, MariaA V Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação (IPCE), promovida pela Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria (ESECS-IPL), decorreu nos dias 5, 6 e 7 de maio de 2016, na ESECS-IPL. Teve como objetivo proporcionar a interação e a partilha de experiências e conhecimentos entre profissionais de diversas áreas ligadas à Educação e com interesses multidisciplinares, contribuindo e estimulando a investigação e a prática em Educação. O programa incluiu 2 sessões plenárias, proferidas por investigadores internacionais, 2 painéis, 2 workshops, 50 artigos, 35 relatos e 8 posters, selecionados a partir de um processo anónimo de revisão entre pares, assegurado pelos 30 elementos da comissão científica. Neste documento, apresentam-se os textos remetidos pelos autores das sessões plenárias, dos painéis, dos artigos, dos relatos e dos posters. Estes textos integram temas inter e transdisciplinares e incidem sobre problemáticas atuais no âmbito da educação em contextos de infância, adolescência e idade adulta e sobre a formação em contexto de trabalho, entre outros. Organizado em cinco secções (conferências, painéis, artigos, relatos e posters), este livro de atas inclui na primeira secção, o texto das 2 conferências proferidas: i) “El movimiento, un fármaco que puede dar sentido a la vida de un niño”, da autoria de Víctor Arufe Giráldez da Universidade da Coruña (España) e ii) “Intérpretes- -tradutores de Macau e Funcionamento de Administração e Função Pública”, da autoria de Choi Wai Hao do Instituto Politécnico de Macau (China). Na segunda secção aparece o texto de 1 dos 2 painéis apresentados, intitulado “Variables educativas para el empleo de la radio en el 2º ciclo de Educación Infantil” da autoria de Irene Melgarejo-Moreno e María M. Rodríguez-Rosell da Universidad Católica de Murcia (España), relativo a um projeto europeu, e os artigos, relatos e posters surgem nas secções seguintes. Estes trabalhos versam temas como a aprendizagem e a avaliação em contextos educativos; o desenvolvimento comunitário ou revelam experiências de ensino e aprendizagem na Educação de Infância, no Ensino Básico e no Ensino Secundário ou experiências na formação de professores. Outros textos inserem-se especificamente na Didática das Línguas Estrangeiras e na utilização das Novas Tecnologias em contextos educativos.
- Velhice e Envelhecimento, as perceções dos profissionais que trabalham com senioresPublication . Maurício, Cezarina; Abreu, Maria
