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Advisor(s)
Abstract(s)
O conceito de qualidade de vida engloba
fatores como a saúde física, o estado
psicológico, as relações pessoais, o nível de
independência, as crenças pessoais e/ou a
relação com o meio ambiente. Este conceito,
complexo e vasto, reflete a perceção que o
sujeito tem de que as suas necessidades
estão a ser satisfeitas ou que lhes estão a ser
proporcionadas oportunidades de alcançar a
felicidade e a autorrealização,
independentemente, do estado de saúde e
das condições sociais e económicas em que
se encontre (WHOQOL Group, 1998). Para
avaliar a perceção da qualidade de vida, a
Organização Mundial de Saúde concebeu e
validou o World Health Organization Quality of
Life (WHOQOL), instrumento que tem sido
amplamente utilizado na sua versão completa
e/ou abreviada (WHOQOL-BREF). O objetivo
deste estudo quantitativo é apresentar a
perceção de qualidade de vida de uma
amostra de 929 estudantes do Ensino Superior
Politécnico (Leiria/Portugal) através da
resposta ao World Health Organization
Quality of Life (versão abreviada) – WHOQOLBREF. Os resultados revelam que os
estudantes classificam a sua qualidade de vida
como “Boa” e que os níveis médios de
qualidade de vida obtidos nos quatro domínios
avaliados pelo WHOQOL-BREF se situam
entre os 60/70 pontos.
Description
Keywords
Qualidade de Vida Estudantes Ensino Superior
Pedagogical Context
Citation
Dias, M. I. P. S., Abreu, M. O. de J. A., Fonseca, M. S. A. da, Calado, M. Ângelo S. M., & Mendes, S. M. (2021). Qualidade de vida de estudantes do ensino superior (Leiria/Portugal). RBPFEX - Revista Brasileira De Prescrição E Fisiologia Do ExercÃcio, 14(91), 416-422.
Publisher
Instituto Brasileiro de Pesquisa e Ensino em Fisiologia do Exercício