Escola Superior de Educação e Ciências Sociais
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- 10 anos de ESEL... um passado recentePublication . Escola Superior de Educação de Leiria
- A 16-week intervention on mood and life quality in elderly: testing two exercise programsPublication . Oliveira, Bruno R.R.; Matos, Isabelle, C.; Maranhão, G. Neto; Rodrigues, Filipe; Monteiro, Diogo; Lattari, Eduardo; Machado, SergioThe purpose was to examine the effects of strength training program (STP) and multi-component training program (MTP) on mood states in physically active elderly. Thirty Brazilian elderly (female=21; male=9) aged between 65 and 75 years (66.94.1) with BodyMass Index (BMI) ranging from 25.6 to 31.0 kg/m2 (28.31.2), were enrolled for research. The elderly were randomly assigned into two groups: Strength Training Program (STP; age=66.74.4 years, BMI=28.21.3 kg/m2) and Multi-Component Program (MTP; age=67.13.9years, BMI=28.51.0 kg/m2). STP group performed three 1-hour sessions per week, working at a range of 3 sets, 8-10 repetitions, and 2-minute recovery between sets and exercises. MTP group performed two different types of exercise sessions: a) 50 minutes of Zumba©, followed by 5-10 minutes of dynamic stretching exercises; b) 40 minutes of body-weight dynamic and static exercises, as well as agility and balance movements. The Profile of Mood States (POMS) was applied to assess mood at baseline and post-intervention. No significant interaction or main effect for group and time was showed for six factors of the POMS. However, the magnitude-based inference showed that MTP is likely beneficial to reduce fatigue. On the other hand, MTP is possibly harmful to increase confusion and to reduce vigor when compared to STP. In practical terms, we can conclude that older people physically active seems to attain an adaptation in mood responses minimizing the additional effects of STP and MTP
- 2.º Caderno de Intervenção Cultural e Educação Artística - Pensar a ação em investigação e intervenção artísticaPublication . Magueta, Lúcia; Sousa, Jenny; Milhano, Sandrina; Lopes, Maria de São PedroO livro «2.º Caderno de Intervenção Cultural e Educação Artística - Pensar a ação em investigação e intervenção artística» inclui onze textos relativos a diferentes perspetivas de ação, investigação e reflexão sobre intervenção e animação artísticas, nas suas diversas vertentes e contextos de realização. Transversalmente, esta coletânea salienta a importância da vivência da experiência artística para o desenvolvimento individual e coletivo e (in)forma sobre modos para a sua concretização
- 2000 - Ano Mundial da Matemática : que desafios para o início do séc. XXI?Publication . Rocha, Isabel Azevedo
- 4 histórias : 5205 vocábulos – incentivar a comunicação e a experiência oral no jardim de infânciaPublication . Santos, Maria José de Matos; Dias, Isabel Simões
- 9.º ano : e agora? Um olhar sociológico sobre o processo de decisão à saída do ensino básicoPublication . Faria, SusanaO presente artigo incide sobre o momento em que os jovens são levados a escolher uma área de estudos, que lhes dará (ou não) acesso a um curso superior e/ou a uma profissão. Esta escolha é perspectivada como o primeiro passo formal no processo de construção de um projecto vocacional, o qual se inscreve no processo mais amplo que é o da construção de uma identidade pessoal e profissional. O processo de decisão é então analisado ponto de vista simbólico, isto é, do significado que lhe é atribuído pelos actores sociais em causa. No âmbito desta problemática as, diferentes formas de condução do processo de decisão são vistas como formas de expressão de diferentes racionalidades, que se prendem com diferentes processos de construção identitária. Neste processo, encontramos um potencial emancipador e formas de ruptura com a reprodução social e cultural, fruto de diferentes trajectórias escolares, da influência das famílias e dos pares, mas também das expectativas e das representações que os jovens constroem. É aqui que acreditamos que a dimensão individual do projecto vocacional se cruza com a sua vertente social. Procuraremos então discutir estas diferentes racionalidades, a partir de um conjunto de tipos-ideiais que correspondem a problem presentes de forma mais ou menos explícita no discurso dos alunos e das famílias entrevistados.
- 9.º ano : e agora? Um olhar sociológico sobre o processo de decisão à saída do 9.º anoPublication . Faria, Susana; Silva, Pedro de Carvalho daEsta investigação incide sobre o processo de decisão dos alunos relativamente à construção de um projecto vocacional à saída do 9o ano, sendo aquele encarado como um importante momento na construção da sua identidade pessoal e social. Reconhecendo a construção de um projecto vocacional como produto de constrangimentos sociais vários, aqui se reflecte sobre as diferentes formas como podem articular-se as influências da família, do meio, do grupo de pares, do percurso escolar e dos serviços de Orientação Escolar e Profissional. Daqui resulta um conjunto de diferentes formas de conduzir o processo de decisão, o qual não deixa de se relacionar com a problemática da reprodução social e cultural. O trabalho empírico desenvolveu-se em três escolas de meios distintos, nas quais encontramos três modelos de orientação escolar e profissional. Usámos instrumentos de recolha de dados tão diversificados como observação e notas de campo, análise documental, questionários e entrevistas, junto de alunos, pais e professores. Foi assim possível constatar a influência da origem social no processo de tomada de decisão, bem como a articulação dos níveis macro, meso e microssociológico em tal processo. Por um lado, pelo proporcionar de experiências diversificadas favoráveis à exploração e ao investimento num projecto vocacional. Por outro, pela clivagem detectada na forma como é percepcionado o sucesso escolar obtido durante a escolaridade obrigatória, uma clivagem sociológica que a escola parece não conseguir combater, já que é nos meios mais desfavorecidos que os recursos são mais escassos, nomeadamente no que diz respeito a mecanismos de orientação escolar e profissional. Por outro lado ainda, por percebermos como as políticas educativas (nível macro) regulam muitas políticas de escola (nível meso).
- À descoberta de ser Educadora e Professora de 1.º Ciclo do Ensino Básico… aprendendo com as criançasPublication . Almeida, Janine Patrícia Teixeira; Saraiva, Alzira Maria Rascão
- À descoberta do bem-estar, das interações entre pares e das aprendizagens: Investigar e refletir em contextos de Educação de Infância e de 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Fernandes, Carolina Alexandra Inácio; Correia, Sónia Cristina Lopes; Dias, Maria Isabel Pinto Simões; Barata, Clarinda Luísa FerreiraO presente relatório de Prática de Ensino Supervisionado conta o meu percurso formativo nos anos letivos 2021/2022 e 2022/2023, no Mestrado de Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, do Politécnico de Leiria. Por esse motivo, o relatório está dividido em duas partes. A Parte I diz respeito à Dimensão Reflexiva e está dividida em três capítulos. Nestes surgem reflexões acerca do meu percurso, aprendizagens e desafios decorrentes das experiências vivenciadas ao longo de quatro práticas pedagógicas – uma em contexto de Creche, uma em contexto de Jardim de Infância e as restantes duas em contexto de 1.º Ciclo do Ensino Básico, com uma turma de 1.º ano e, depois, com uma turma de 4.º ano de escolaridade. A Parte II dá conta da Dimensão Investigativa, que surgiu/partiu do interesse em estudar a relação entre o bem-estar emocional, as interações entre pares e as aprendizagens, em momentos de brincadeira livre no Jardim de Infância. Recorrendo a uma metodologia qualitativa, de natureza descritiva e interpretativa, este estudo contou com a participação de 4 crianças (entre os 3 e os 6 anos). Os dados foram recolhidos através de observação naturalista, mais especificamente, através de notas de campo e de meios audiovisuais (fotografias e vídeos). Os resultados provenientes da análise de conteúdo revelaram que, em brincadeira, estas crianças apresentaram níveis de bem-estar emocional elevado, estando recetivas à interação com os pares e fazendo-o de diferentes formas, mas maioritariamente verbal. Através das interações percebeu-se que as crianças realizaram diferentes aprendizagens, em diferentes áreas de conteúdo, o que permite concluir que as interações entre pares são contextos facilitadores da aprendizagem.
- À descoberta dos países europeus através da Metodologia Trabalho ProjetoPublication . Vasques, Fernando Jorge Abrunhosa; Milhano, Sandrina Diniz FernandesEste estudo exploratório visou aplicar a Metodologia Trabalho projeto como estratégia de aprendizagem para os alunos do 3.º ano, descobrirem e conhecerem os países europeus, mediada pela ferramenta Google Earth. Para o efeito, pretendeu-se conhecer e descrever as potencialidades da tecnologia Google Earth nas suas dimensões colaborativa, motivacional, potenciadora de conhecimento e de literacia digital inserida na Metodologia Trabalho Projeto. O estudo desenvolveu-se num ciclo de Investigação-Ação, envolvendo os 18 alunos de uma turma de 3º ano de um estabelecimento de ensino privado da região Centro. Neste ciclo de Investigação-Ação promoveu-se a conceção de um projeto no Google Earth criando uma visita a todos os países europeus, tendo por base o trabalho e aprendizagem colaborativa do M.T.P.. Procedeu-se à recolha de dados e à sua avaliação, através de uma abordagem interpretativa assente em técnicas mistas, qualitativas e quantitativas, com base nos questionários do M.T.P. e as respostas dos alunos afixadas no mural do projeto, em diários de bordo, em recursos multimédia e em testes. Conclui-se que a ferramenta Google Earth engloba características que proporcionam a aprendizagem colaborativa, dentro da Metodologia Trabalho Projeto e que desenvolve as Aprendizagens Significativas de uma forma motivadora, lúdica e estimulante para os alunos.