Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
17.58 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
A V Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação (IPCE), promovida
pela Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria (ESECS-IPL),
decorreu nos dias 5, 6 e 7 de maio de 2016, na ESECS-IPL. Teve como objetivo proporcionar a interação
e a partilha de experiências e conhecimentos entre profissionais de diversas áreas ligadas à
Educação e com interesses multidisciplinares, contribuindo e estimulando a investigação e a prática
em Educação. O programa incluiu 2 sessões plenárias, proferidas por investigadores internacionais,
2 painéis, 2 workshops, 50 artigos, 35 relatos e 8 posters, selecionados a partir de um processo anónimo
de revisão entre pares, assegurado pelos 30 elementos da comissão científica.
Neste documento, apresentam-se os textos remetidos pelos autores das sessões plenárias, dos painéis,
dos artigos, dos relatos e dos posters. Estes textos integram temas inter e transdisciplinares e
incidem sobre problemáticas atuais no âmbito da educação em contextos de infância, adolescência e
idade adulta e sobre a formação em contexto de trabalho, entre outros. Organizado em cinco secções
(conferências, painéis, artigos, relatos e posters), este livro de atas inclui na primeira secção, o texto
das 2 conferências proferidas: i) “El movimiento, un fármaco que puede dar sentido a la vida de un
niño”, da autoria de Víctor Arufe Giráldez da Universidade da Coruña (España) e ii) “Intérpretes-
-tradutores de Macau e Funcionamento de Administração e Função Pública”, da autoria de Choi Wai
Hao do Instituto Politécnico de Macau (China). Na segunda secção aparece o texto de 1 dos 2 painéis
apresentados, intitulado “Variables educativas para el empleo de la radio en el 2º ciclo de Educación
Infantil” da autoria de Irene Melgarejo-Moreno e María M. Rodríguez-Rosell da Universidad Católica
de Murcia (España), relativo a um projeto europeu, e os artigos, relatos e posters surgem nas
secções seguintes. Estes trabalhos versam temas como a aprendizagem e a avaliação em contextos
educativos; o desenvolvimento comunitário ou revelam experiências de ensino e aprendizagem na
Educação de Infância, no Ensino Básico e no Ensino Secundário ou experiências na formação de
professores. Outros textos inserem-se especificamente na Didática das Línguas Estrangeiras e na
utilização das Novas Tecnologias em contextos educativos.
Description
Keywords
Tecnologia Educativa Educação Formação de professores Educação literária
Citation
Publisher
Instituto Politécnico de Leiria, Escola Superior de Educação e Ciências Sociais