Escola Superior de Educação e Ciências Sociais
Permanent URI for this community
Browse
Browsing Escola Superior de Educação e Ciências Sociais by advisor "Barata, Clarinda Luísa Ferreira"
Now showing 1 - 10 of 67
Results Per Page
Sort Options
- À descoberta do bem-estar, das interações entre pares e das aprendizagens: Investigar e refletir em contextos de Educação de Infância e de 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Fernandes, Carolina Alexandra Inácio; Correia, Sónia Cristina Lopes; Dias, Maria Isabel Pinto Simões; Barata, Clarinda Luísa FerreiraO presente relatório de Prática de Ensino Supervisionado conta o meu percurso formativo nos anos letivos 2021/2022 e 2022/2023, no Mestrado de Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, do Politécnico de Leiria. Por esse motivo, o relatório está dividido em duas partes. A Parte I diz respeito à Dimensão Reflexiva e está dividida em três capítulos. Nestes surgem reflexões acerca do meu percurso, aprendizagens e desafios decorrentes das experiências vivenciadas ao longo de quatro práticas pedagógicas – uma em contexto de Creche, uma em contexto de Jardim de Infância e as restantes duas em contexto de 1.º Ciclo do Ensino Básico, com uma turma de 1.º ano e, depois, com uma turma de 4.º ano de escolaridade. A Parte II dá conta da Dimensão Investigativa, que surgiu/partiu do interesse em estudar a relação entre o bem-estar emocional, as interações entre pares e as aprendizagens, em momentos de brincadeira livre no Jardim de Infância. Recorrendo a uma metodologia qualitativa, de natureza descritiva e interpretativa, este estudo contou com a participação de 4 crianças (entre os 3 e os 6 anos). Os dados foram recolhidos através de observação naturalista, mais especificamente, através de notas de campo e de meios audiovisuais (fotografias e vídeos). Os resultados provenientes da análise de conteúdo revelaram que, em brincadeira, estas crianças apresentaram níveis de bem-estar emocional elevado, estando recetivas à interação com os pares e fazendo-o de diferentes formas, mas maioritariamente verbal. Através das interações percebeu-se que as crianças realizaram diferentes aprendizagens, em diferentes áreas de conteúdo, o que permite concluir que as interações entre pares são contextos facilitadores da aprendizagem.
- A brincadeira livre na Educação de InfânciaPublication . Lúcio, Danila Pereira; Barata, Clarinda Luísa FerreiraO presente relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico com o objetivo de refletir sobre as vivências das Práticas Pedagógicas e apresentar um estudo sobre as conceções dos educadores de infância em relação à brincadeira livre. O mesmo encontra-se organizado em duas partes fundamentais: a primeira apresenta a dimensão reflexiva, que integra as várias experiências decorridas da Prática Pedagógica e a segunda evidencia a dimensão investigativa. A primeira parte, correspondente à dimensão reflexiva, incide sobre o percurso realizado ao longo das Práticas Pedagógicas em Educação de Infância e 1.º Ciclo do Ensino Básico. Através de uma análise crítica, reflexiva e fundamentada, enunciam-se expetativas, dificuldades sentidas, evidenciam-se as aprendizagens mais significativas, experiências educativas implementadas, assim como algumas estratégias utilizadas. A segunda parte, que diz respeito à dimensão investigativa, apresenta um estudo de caso, inscrito no paradigma qualitativo e interpretativo, com o objetivo principal de conhecer as conceções dos educadores de infância relativamente à brincadeira livre e sua influência na prática pedagógica dos profissionais. Este estudo permitiu compreender que os profissionais participantes encaram a brincadeira livre como uma atividade essencial no quotidiano das crianças, que permite que estas se desenvolvam física, social, emocional e cognitivamente.
- Caminhada de aprendizagens em Educação de Infância e em 1.º Ciclo do Ensino Básico. Interação entre pares incluindo uma criança com Necessidades Educativas Especiais.Publication . Agostinho, Elodie; Barata, Clarinda Luísa FerreiraEste relatório foi efetuado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), e centra-se em duas dimensões diferentes, a reflexiva e a investigativa. Na dimensão reflexiva encontram-se reflexões críticas e fundamentadas que demonstram as minhas vivências e aprendizagens mais significativas ao longo dos distintos contextos de intervenção, particularmente no contexto de Educação de Infância e de 1.º CEB. A dimensão investigativa apresenta um estudo realizado com quatro crianças de um jardim-de-infância. Trata-se de um estudo caso que se situa num paradigma interpretativo. O principal objetivo foi identificar e conhecer o tipo de interações estabelecidas entre uma criança com necessidades educativas especiais e os seus pares nos momentos de brincadeira livre, assim como as conceções que as crianças e as famílias tinham acerca dessas interações. Indo ao encontro dos objetivos definidos, os dados foram recolhidos através de observações, entrevistas e inquéritos por questionário. A análise dos dados permite verificar, que as crianças interagiram com a criança com necessidades educativas especiais de diferentes formas - com e sem mediação de objetos. Destaca-se que o objeto atua como mediador da interação social, e portanto, permite a aproximação das crianças. Sobressai a conceção das crianças acerca da interação com mediação de objetos que ocorre entre pares incluindo uma criança com necessidades educativas especiais, ao contrário da conceção das famílias que ressaltam as interações sem a mediação de objetos.
- O comportamento interpessoal do professorPublication . Moniz, Lucília Maria da Silva; Barata, Clarinda Luísa FerreiraA relação pedagógica entre alunos e professores desperta desde sempre enorme interesse, mostram esse interesse os inúmeros estudos já publicados. Podemos referir que este interesse advém da importância que esta relação tem no sucesso dos alunos. Optámos por analisar a perceção de alunos do 9.º ano de escolaridade, de uma Instituição de Ensino Particular e Cooperativo, têm em relação às caraterísticas facilitadoras para a sua aprendizagem. A presente investigação usou o mesmo instrumento de recolha de dados, o Q.I.P, da tese da Sandra Silveirinha (2016) e alguns dos dados obtidos foram comparados com este trabalho com o título “O Comportamento Interpessoal do Professor – Perceção dos Alunos de um Agrupamento de Escolas do Ensino Básico”. Assim, foi formulada a seguinte questão de partida: “Na perceção dos alunos, quais as caraterísticas facilitadoras da aprendizagem devem ter os professores?” Este estudo pretende dar-nos a perspetiva, de um grupo de alunos, sobre as caraterísticas dos professores que podem potencializar a aprendizagem, numa ótica de sucesso académico. O trabalho realizado é do tipo quantitativo e não-experimental. Nele participaram 37 alunos, de duas turmas. Não foi realizado o inquérito à totalidade dos alunos devido ao aparecimento súbito da pandemia, o que inviabilizou a realização da totalidade dos inquéritos. Para a recolha de dados utilizamos o inquérito por questionário, que é um instrumento de análise quantitativo. Os resultados obtidos permitem ter uma visão ampla, e na perspetiva dos alunos, das caraterísticas potencializadoras para o sucesso escolar, que os professores devem ter. O processo de ensino-aprendizagem é muito complexo e envolve variantes várias e também elas muito complexas. Realçar que os alunos chegam à escola trazendo consigo conhecimentos adquiridos no seio familiar, sendo este contexto o primeiro a transmitir conhecimentos. Mas outros têm igualmente importância, os seus pares, o contexto escolar já frequentado e não devem ser ignorados. Este deve ser o ponto de partida de qualquer professor, perspetivar, planificar para ir ao encontro das necessidades tendo em conta que cada aluno é único. O lado afetivo é extremamente importante. O estilo de liderança a ser adotado e determinante na motivação e posteriormente refletido no desempenho académico. E na forma como os alunos encarem a aprendizagem e se veem envolvidos.
- O contributo do trabalho interdisciplinar na aprendizagem dos alunos do 3.º ano : reflexão sobre a prática pedagógica no 1.º e 2.º ciclos do ensino básicoPublication . Cebola, Ana Isabel Marques; Barata, Clarinda Luísa Ferreira
- Da Prática à Reflexão: Mindfulness e Regulação Emocional numa turma do 1.º Ano do 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Santos, Kelly dos; Barata, Clarinda Luísa Ferreira; Leal, Rita Alexandra BettencourtO presente relatório surge do âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico sendo constituído por duas dimensões distintas, a reflexiva e a investigativa. Nele é apresentada a minha trajetória enquanto educadora/professora e investigadora, no decorrer de quatro Práticas Pedagógicas em contextos de Creche, Jardim de Infância e 1.º Ciclo do Ensino Básico. Na dimensão reflexiva são apresentadas reflexões críticas e fundamentadas que procuram destacar as aprendizagens mais significativas que vivenciei ao longo dos diferentes contextos de intervenção, nomeadamente o contexto de Educação de Infância e de 1.º Ciclo do Ensino Básico. A dimensão investigativa deste relatório apresenta um ensaio investigativo realizado com uma turma do 1.º ano de escolaridade. Este estudo, de natureza qualitativa, pretende dar a conhecer os efeitos da prática de mindfulness na regulação emocional de alunos do 1.º ano, do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Para alcançar os objetivos definidos, os dados foram recolhidos com o auxílio de um Diário de Bordo, de um inquérito aplicado aos encarregados de educação e de entrevistas individuais aplicadas a alguns alunos e à professora titular de turma. Após a análise dos dados, realizada com recurso à análise especulativa, o estudo indicou que a prática regular de mindfulness na sala de aula, permite aos alunos desenvolver o seu autoconhecimento e, consequentemente, estratégias de regulação emocional.
- Da reflexão à práticaPublication . Rebelo, Davide Gageiro; Santos, Olga Maria Assunção Pinto dos; Barata, Clarinda Luísa FerreiraO presente Relatório de Prática de Ensino Supervisionada surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este relatório apresenta todo o meu percurso vivenciado, no decorrer das diferentes Práticas Pedagógicas, e encontra-se dividido em duas partes distintas. A parte I é composta pela dimensão reflexiva, onde são apresentadas todas as experiências, vivências e dificuldades das práticas pedagógicas nos diferentes contextos educativos, desde a Creche, Jardim de Infância e 1.º Ciclo do Ensino Básico. Na parte II é apresentado um estudo investigativo, tendo por base o conceito de interdisciplinaridade e o trabalho entre a Expressão Dramática e o Estudo do Meio, no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Com este estudo, de carácter qualitativo, pretendeu-se criar momentos interdisciplinares entre estas duas áreas do currículo e perceber os contributos dos mesmos, no desenvolvimento holístico dos alunos. Para além destes contributos, foi possível também identificar e perceber outros saberes que foram desenvolvidos com este tipo de trabalho, relacionando, dessa forma, outras áreas do currículo.
- Diálogos com a luz - reflexão sobre a prática pedagógica em educação de infância e 1.º ciclo do ensino básicoPublication . Jorge, Liliana Sofia Ferreira; Barata, Clarinda Luísa Ferreira; Correia, Sónia Cristina Lopes
- Estimulação Sensorial na Infância: Refletindo e investigando sobre o Impacto de uma Sequência Didática no Desenvolvimento MultissensorialPublication . Silveiro, Sophie Martins; Oliveira, Luis Miguel Gonçalves de; Barata, Clarinda Luísa FerreiraO presente relatório de Prática de Ensino Supervisionada surge no âmbito do Mestrado de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo de Ensino Básico. Pretende apresentar o percurso realizado por mim na construção da minha identidade como educadora de infância, professora de primeiro Ciclo de Ensino Básico e como investigadora, estando dividido em duas dimensões- reflexiva e investigativa. Na dimensão reflexiva apresenta-se uma reflexão crítica e fundamentada acerca das experiências mais significativas e das principais aprendizagens concretizada nos diferentes contextos da Prática Pedagógica em Creche e Jardim de Infância, como também da Prática Pedagógica no 1.º Ciclo de Ensino Básico. Na dimensão investigativa apresenta-se um estudo de caso que teve como participantes no estudo seis alunos de uma sala de Jardim de Infância, com idades compreendidas entre os três e os seis anos. Este estudo, insere-se no paradigma interpretativo e da natureza qualitativa, pretende compreender o impacto de uma sequência didática focada nos sentidos no desenvolvimento sensorial das crianças, analisando de que forma a realização de atividades sensoriais contribui para uma maior consciência e enriquecimento das suas experiências sensoriais. Os dados sugerem que a implementação de uma sequência didática focada nos sentidos parecem potenciar a exploração sensorial das crianças que, inicialmente, não a realizavam de forma plena. Através das atividades propostas, verificou-se outra forma de reagir face ao estímulo sensorial, promovendo uma maior consciência e utilização dos sentidos. Estes resultados sugerem que a estimulação sensorial estruturada pode desempenhar um papel fundamental na ampliação das experiências percetivas, contribuindo para o enriquecimento do desenvolvimento infantil e para uma aprendizagem significativa.
- Gestão e desenvolvimento de Projetos de Autonomia e Flexibilização Curricular (PAFC): Um estudo de caso numa Escola de Ensino Básico na zona de LeiriaPublication . Silva, Madalena Santos da; Barata, Clarinda Luísa FerreiraDesde a década de 90 que o Governo português tem buscado alternativas, por meio de alterações na Lei, para levar a autonomia para as escolas, contudo a maior alteração referente a esse objetivo foi a publicação do Decreto-Lei nº 55/2018, de 6 de ulho. O documento refere-se ao Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular, aderido por 235 escolas que manifestaram o interesse em desenvolvê-lo como projeto piloto. O art.º 12 do decreto Decreto-Lei, em estudo, propõe que as escolas giram 25% do total da carga horária por ano de escolaridade, para turmas de início de ciclo (1.º , 5.º, 7.º e/ou 10.º anos) , a respeitar os espaços, recursos humanos e materiais. As questões levantadas por esse estudo é de como o gestor e os professores conseguiram conduzir a implementação e desenvolvimento do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular - PAFC em uma escola de 1º ciclo, na zona do concelho de Leiria, que possui alunos multicultuais, a partir do ano letivo de 2017/2018. Refletir sobre o perfil que esses profissionais devem ter para gerirem projetos com eficiência, saber quais foram as conquistas de aprendizagens e relacionais dos alunos e perceber que autonomia a flexibilização do currículo proporcionou à escola. Trata-se de um estudo de caso, elaborado através de análise e reflexão por meio de literatura e legislação sobre o tema, para finalizar e se chegar a uma possível conclusão foram realizadas duas entrevistas com membros da escola em estudo, um gestor que esteve presente no momento da implementação e uma professora titular da escola, que foi convidada para participar da implementação e gestão dos projetos, iniciado em uma turma de 1º ano, esta acompanhou o progresso dos alunos durante os anos seguintes. O gestor desempenhou o papel do líder que busca alternativas para facilitar o trabalho dos professores, embora com muitas dúvidas, auxiliou os professores com a questão burocrática e confiança nos projetos propostos pelos docentes. Enquanto a professora buscou mecanismos para adequar os projetos na realidade dos alunos. A questão da autonomia é empírica e interpretada de acordo com as expectativas de cada profissional, essa deve ser reconhecida como um movimento escolar que tem trazido experiências, em grande parte positiva, para a escola.