Browsing by Issue Date, starting with "2021-04-29"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Preference for and tolerance of the intensity of exercise questionnaire (PRETIE-Q): validity, reliability and gender invariance in Portuguese health club exercisersPublication . Teixeira, D. S.; Ekkekakis, Panteleimon; Andrade, A.; Rodrigues, F.; Evmenenko, Anastasiia; Faria, J.; Marques, P.; Cid, Luis; Monteiro, DiogoThe aim of the present study was to translate and adapt the Preference for and Tolerance of the Intensity of Exercise Questionnaire to Portuguese (PRETIE-Q-PT), and to analyze its psychometric properties (factorial validity with gender invariance analyses, reliability, temporal stability, and construct validity). The sample was composed of 445 Portuguese participants (55.9%women), with a mean age of 29.6 years (SD = 8.2). To verify the psychometric properties of the scale, structural equation modeling procedures were used. Results showed that an abbreviated 10-item scale presented good fit, reliability, and convergent validity. Latent mean analysis between samples, sex, and time points showed no differences. Construct validity tested with self-reported exercise frequency, vitality, well-being, and habit supported the use of the PRETIE-Q-PT in exercise settings, highlighting the need for exercise professionals to consider these intensity-related trait variables in the promotion of a pleasant exercise experience. As a general conclusion, the PRETIE-Q-PT seems to be a valid scale that can be used to assess intensity-trait characteristics in health club exercisers, and may allow professionals to better adjust exercise prescription to subjective needs aiming to achieve theoretically suggested promotion of pleasurable exercise experiences.
- Exercício sobre a (i)legibilidade da letra : Desenvolvimento de uma metodologia para a construção de tipos de letras reducionistasPublication . Figueiredo, João Pedro Afonso; Morgado, Aprígio Luís MoreiraA presente investigação é fundamentada em estudos académicos de legibilidade nas áreas do Design de Tipografia e da Psicologia. A pesquisa e revisão literária permitiram enquadrar o processo de leitura, providenciando noções sobre o funcionamento dos mecanismos neurológicos envolvidos no reconhecimento de caracteres, e conceitos teórico-práticos do Design de Tipografia. O objetivo foi desenvolver uma metodologia para a exploração de tipos que questionem a legibilidade das formas convencionais das letras. A aplicação deste método a testes de legibilidade, permitiu a construção de um modelo tipográfico reduzido aos traços elementares de reconhecimento da letra. O modelo expõe os resultados dos testes de legibilidade efetuados a 25 indivíduos. Estes resultados são assim apresentados através de uma família tipográfica que surge como um instrumento de visualização de dados, representando a quantidade de informação necessária para 50%, 60%, 70%, 80%, 90% e 100% dos observadores identificarem cada letra. A análise dos resultados demonstrou que a identificação das letras carece de uma quantidade substancial de área desenhada, o que sugere uma dependência em mais componentes do que seria, à priori expectável. Além disso, as interseções, terminações, curvas abertas para cima e verticais demonstraram ser as componentes mais relevantes no reconhecimento dos caracteres da caixa-baixa.
- O comportamento interpessoal do professorPublication . Moniz, Lucília Maria da Silva; Barata, Clarinda Luísa FerreiraA relação pedagógica entre alunos e professores desperta desde sempre enorme interesse, mostram esse interesse os inúmeros estudos já publicados. Podemos referir que este interesse advém da importância que esta relação tem no sucesso dos alunos. Optámos por analisar a perceção de alunos do 9.º ano de escolaridade, de uma Instituição de Ensino Particular e Cooperativo, têm em relação às caraterísticas facilitadoras para a sua aprendizagem. A presente investigação usou o mesmo instrumento de recolha de dados, o Q.I.P, da tese da Sandra Silveirinha (2016) e alguns dos dados obtidos foram comparados com este trabalho com o título “O Comportamento Interpessoal do Professor – Perceção dos Alunos de um Agrupamento de Escolas do Ensino Básico”. Assim, foi formulada a seguinte questão de partida: “Na perceção dos alunos, quais as caraterísticas facilitadoras da aprendizagem devem ter os professores?” Este estudo pretende dar-nos a perspetiva, de um grupo de alunos, sobre as caraterísticas dos professores que podem potencializar a aprendizagem, numa ótica de sucesso académico. O trabalho realizado é do tipo quantitativo e não-experimental. Nele participaram 37 alunos, de duas turmas. Não foi realizado o inquérito à totalidade dos alunos devido ao aparecimento súbito da pandemia, o que inviabilizou a realização da totalidade dos inquéritos. Para a recolha de dados utilizamos o inquérito por questionário, que é um instrumento de análise quantitativo. Os resultados obtidos permitem ter uma visão ampla, e na perspetiva dos alunos, das caraterísticas potencializadoras para o sucesso escolar, que os professores devem ter. O processo de ensino-aprendizagem é muito complexo e envolve variantes várias e também elas muito complexas. Realçar que os alunos chegam à escola trazendo consigo conhecimentos adquiridos no seio familiar, sendo este contexto o primeiro a transmitir conhecimentos. Mas outros têm igualmente importância, os seus pares, o contexto escolar já frequentado e não devem ser ignorados. Este deve ser o ponto de partida de qualquer professor, perspetivar, planificar para ir ao encontro das necessidades tendo em conta que cada aluno é único. O lado afetivo é extremamente importante. O estilo de liderança a ser adotado e determinante na motivação e posteriormente refletido no desempenho académico. E na forma como os alunos encarem a aprendizagem e se veem envolvidos.