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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
A relação pedagógica entre alunos e professores desperta desde
sempre enorme interesse, mostram esse interesse os inúmeros
estudos já publicados. Podemos referir que este interesse
advém da importância que esta relação tem no sucesso dos
alunos.
Optámos por analisar a perceção de alunos do 9.º ano de
escolaridade, de uma Instituição de Ensino Particular e
Cooperativo, têm em relação às caraterísticas facilitadoras para
a sua aprendizagem. A presente investigação usou o mesmo
instrumento de recolha de dados, o Q.I.P, da tese da Sandra
Silveirinha (2016) e alguns dos dados obtidos foram comparados
com este trabalho com o título “O Comportamento Interpessoal
do Professor – Perceção dos Alunos de um Agrupamento de
Escolas do Ensino Básico”. Assim, foi formulada a seguinte
questão de partida: “Na perceção dos alunos, quais as
caraterísticas facilitadoras da aprendizagem devem ter os
professores?”
Este estudo pretende dar-nos a perspetiva, de um grupo de
alunos, sobre as caraterísticas dos professores que podem
potencializar a aprendizagem, numa ótica de sucesso
académico.
O trabalho realizado é do tipo quantitativo e não-experimental.
Nele participaram 37 alunos, de duas turmas. Não foi realizado
o inquérito à totalidade dos alunos devido ao aparecimento
súbito da pandemia, o que inviabilizou a realização da totalidade
dos inquéritos.
Para a recolha de dados utilizamos o inquérito por questionário,
que é um instrumento de análise quantitativo.
Os resultados obtidos permitem ter uma visão ampla, e na perspetiva dos alunos, das caraterísticas potencializadoras para o sucesso escolar, que os professores devem ter.
O processo de ensino-aprendizagem é muito complexo e envolve variantes várias e também elas muito complexas.
Realçar que os alunos chegam à escola trazendo consigo conhecimentos adquiridos no seio familiar, sendo este contexto o primeiro a transmitir conhecimentos. Mas outros têm igualmente importância, os seus pares, o contexto escolar já frequentado e não devem ser ignorados. Este deve ser o ponto de partida de qualquer professor, perspetivar, planificar para ir ao encontro das necessidades tendo em conta que cada aluno é único.
O lado afetivo é extremamente importante. O estilo de liderança a ser adotado e determinante na motivação e posteriormente refletido no desempenho académico. E na forma como os alunos encarem a aprendizagem e se veem envolvidos.
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Keywords
Ensino básico do 3º ciclo Formação de professores Relação professor- aluno Sucesso educativo