Mestrados da ESECS
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Browsing Mestrados da ESECS by advisor "Antunes, Raúl de Sousa Nogueira"
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- A MATEMÁTICA E OS JOGOS TRADICIONAIS PORTUGUESES E BRASILEIROS: Uma proposta de intervenção inclusiva no 1.º CEBPublication . Barbosa, Márcio Soares; Oliveira, Ana Margarida Fernandes de; Antunes, Raúl de Sousa NogueiraEste relatório de Mestrado em Educação Especial visou a apresentação de uma proposta de intervenção como ferramenta pedagógica que integra conceitos matemáticos em jogos tradicionais portugueses e brasileiros. O objetivo central deste trabalho visou estudar a adaptação desses jogos para aumentar o interesse das crianças nas aprendizagens matemáticas, trabalhando, em conjunto, elementos que possam garantir a acessibilidade de todos, independentemente de suas particularidades. Após a revisão de literatura sobre o tema, foram identificados jogos e possíveis adaptações aos mesmos, de forma a poderem trabalhar os conteúdos pretendidos e identificados. Foi levada a cabo uma Sessão Piloto com uma turma do 3º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico, com 21 alunos entre 8 e 9 anos de idade (13 meninos e 8 meninas, sendo 4 alunos com necessidades educativas específicas). A sessão piloto correu de forma muito positiva, destacando-se por validar a proposta como ferramenta pedagógica e inclusiva, adequada para agregar os jogos tradicionais ao ambiente escolar de maneira dinâmica e envolvente. Além disso, procurou-se testar a sua viabilidade e adequação para os alunos, analisando o nível de satisfação da turma com as atividades. Assim, este trabalho buscou demonstrar que a matemática pode ser ensinada de forma atrativa e acessível, desconstruindo paradigmas tradicionais de ensino, compreendendo que este pode ser algo atrativo e interessante tanto para alunos quanto para professores.
- Aptidão física, competência motora e qualidade de vida em jovens com DIDPublication . Cosme, Vânia Patrícia Franco; Antunes, Raúl de Sousa Nogueira; Matos, Rui Manuel Neto eO comportamento sedentário é uma característica da população portuguesa e contribui para que seja considerada a mais sedentária da Europa, com cerca de 73% dos inquiridos a referir nunca praticarem atividade física regular. Esta realidade também se verifica em pessoas com DID e, tal como na população normativa, tem repercussões negativas na saúde física, mental, psicológica e qualidade de vida destas pessoas. Face ao exposto, o presente estudo tem como objetivo analisar o efeito de um programa de intervenção de 8 semanas, baseado na modalidade de futebol, ao nível da aptidão física, competência motora e qualidade de vida de pessoas com DID. A amostra foi constituída por 27 participantes com DID, com idades compreendidas entre os 17 e os 54 anos (M = 31,81 ± 11,50), e posteriormente dividida em grupo experimental (n = 10; M = 25,90 ± 8,02) e de controlo (n = 17; M= 31,29 ± 11,99). Todos os participantes do estudo foram avaliados antes e depois da intervenção, com o objetivo de verificar a existência alterações nas variáveis estudadas. Para o efeito foram aplicados os seguintes testes: força de preensão manual com recurso ao dinamómetro (ACSM, 2021) e teste sentar e levantar da bateria de testes de Fullerton (Rikli & Jones, 1999), para avaliar a aptidão física; Wall Drop Punt Kick & Catch - WDPK&C (Matos et al., 2021) e 3 subtestes do Motor Competence Assessment - MCA (Rodrigues et al., 2022) para avaliar a competência motora e, para avaliar a Qualidade de Vida, Escala Pessoal de Resultados (EPR) – autorrelato (Simões et al., 2017). Os resultados obtidos revelam a existência de diferenças significativas e positivas nas variáveis aptidão física - teste sentar levantar; competência motora – salto lateral; Qualidade de Vida – domínio participação social, domínio bem-estar e Índice Global Id e competência motora – saltos laterais, permitindo afirmar que o programa de intervenção de 8 semanas teve impacto nas melhorias verificadas. Concluímos por isso que o acesso à prática desportiva regular por parte de pessoas com DID, nomeadamente a prática da modalidade de futebol, parece ter um efeito positivo nas variáveis aptidão física, competência motora e qualidade de vida, e pode contribuir para a inclusão e participação destas pessoas na sociedade.
- Can group exercise progmams improve health and fitness outcomes in pregnant women: an updated systematic review and protocol suggestionPublication . Castro, Rebeca Bettencourt Ferreira de; Antunes, Raúl de Sousa Nogueira; Rocha, Rita Alexandra Prior Falhas SantosA literatura científica atual suporta a recomendação de iniciar ou continuar o exercício físico em mulheres grávidas saudáveis. Os programas de exercícios em grupo têm efeitos positivos na melhoria da saúde, bem-estar e apoio social. Em 2015, uma revisão sistemática foi fornecida para avaliar as evidências sobre a eficácia dos programas de exercícios em grupo na melhoria dos resultados de saúde de mulheres grávidas e recém-nascidos, e o conteúdo dos programas. Esta revisão visa atualizar esse conhecimento entre 2015 e 2020. Os desenhos dos programas de exercícios foram analisados através do modelo Consensus of Exercise Reporting Template (CERT), e a consistência com as diretrizes, identificando limitações nas intervenções que podem ser melhoradas futuramente. Três bases de dados foram usadas para realizar pesquisas na literatura. Trinta e um ensaios clínicos randomizados foram selecionados para análise. Todos os estudos seguiram um programa de exercícios em grupo supervisionado, incluindo fase aeróbica, resistência, treino do pavimento pélvico, alongamento e relaxamento. As intervenções em grupo durante a gravidez melhoraram os resultados de saúde e condicionamento físico para as mulheres e recém-nascidos, embora algumas lacunas tenham sido identificadas nas intervenções. O monitoramento durante a gravidez deve ser desenvolvido por uma equipa multidisciplinar, e os profissionais de exercícios e saúde devem transmitir às mulheres grávidas que o exercício em grupo melhora uma ampla gama de resultados de saúde para elas e para os recém-nascidos. Para além disso, os autores reportaram a importância de avaliar, futuramente, a influência do suporte social no bem-estar das gestantes. O apoio social tem sido amplamente estudado como um dos principais determinantes da saúde e bem-estar ao longo do ciclo de vida, sendo um conceito multidimensional, composto por três dimensões: apoio afetivo/emocional, apoio instrumental/financeiro e apoio informacional. Consequentemente, um segundo estudo/artigo? foi desenvolvido: um protocolo de estudo foi elaborado como solução de avaliação da influência do suporte social (três dimensões) no risco de depressão, na gravidez e no pós-parto. Este desenho de protocolo de estudo irá comparar dois grupos de intervenção com acesso a programa de exercício físico em diferentes formatos (Presencial e Online). O Grupo de Intervenção Presencial, particularmente, terá o apoio de particularmente uma equipa multidisciplinar que oferecerá suporte social nas três dimensões mencionadas anteriormente.
- Competência motora e prática desportiva em crianças com perturbação do espectro autista: estudo piloto na modalidade de ginásticaPublication . Quito, Geraldine Melissa Perez; Antunes, Raúl de Sousa Nogueira; Jacinto, Miguel Ângelo SusanoA prática de atividade física, exercício e desporto traz diversos benefícios para a população em geral, contudo, são escassos os programas de intervenção com atividade física e desporto direcionados a crianças com Perturbação do Espectro do Autismo (PEA). O presente estudo teve como objetivo avaliar os efeitos da implementação de um programa desportivo, baseado na ginástica (nomeadamente trampolins), na competência motora de crianças com PEA.O programa decorreu de setembro a maio de 2024, utilizando a Bateria de Avaliação de Competência Motora (MCA) como ferramenta de avaliação. Foram incluídas 3 crianças sem PEA e 3 crianças com PEA, todas com idades compreendidas entre os 4 e os 5 anos. As sessões do programa tiveram uma duração de 45 minutos e realizaram-se duas vezes por semana. A Bateria MCA foi aplicada para avaliar as competências motoras antes e após a intervenção. Após programa de intervenção, apenas foram encontradas diferenças significativas entre momentos no teste Shuttle Run (pré-intervenção ≠ pós-intervenção; correção de Bonferroni: t=-2.00; p=0.043; w=0.33). Com base nos resultados, podemos concluir que a prática de um programa desportivo, baseado na ginástica (nomeadamente trampolins) pode contribuir para a melhoria da competência motora das crianças com PEA.
- EDUCAR PARA A INCLUSÃO ATRAVÉS DA MOTRICIDADE: IMPLEMENTAÇÃO DO PROJETO "JOGAMOS TUDO, BRINCAMOS TODOS" EM CONTEXTO DO PRÉ-ESCOLARPublication . Sales, Inês Chaves Nunes de Matos; Antunes, Raúl de Sousa Nogueira; Oliveira, Ana Margarida Fernandes deA inclusão de crianças com deficiência nas escolas nem sempre é um processo fácil, mas se forem as crianças sem deficiência a passar por alguns constrangimentos sentidos pelas crianças com deficiência, a sensibilidade poderá ser outra. No projeto apresentado, procurou-se avaliar a predisposição de um grupo de crianças de idade pré-escolar para atitudes de inclusão face a crianças com deficiência, bem como a perceção de competências que as crianças tinham acerca das crianças com deficiência. Para tal foi elaborado um programa de 8 sessões, ao longo de 8 semanas, baseado em jogos motores adaptados, com a duração de 45 minutos cada sessão. Participaram no programa 13 crianças com idades entre os 5 e 6 anos, das quais 7 eram do sexo masculino e 6 do sexo feminino. Nestas sessões as crianças, através de uma história, conheceram uma personagem que, ao longo das semanas, encontrou várias crianças com deficiência e foi tentando arranjar jogos que pudessem ser jogados por todas. Este foi o mote para os jogos de cada uma das sessões onde as crianças passaram pela experiência de não ver, de não ouvir, de não andar ou de não mexer um braço, enquanto faziam os jogos propostos. Para avaliar o impacto do programa nas dimensões pretendidas, nomeadamente “atitudes de inclusão” e “perceção de competências”, realizou-se previamente um questionário a cada criança com questões relacionadas com as duas dimensões a avaliar e, no final do programa, voltou a repetir-se o mesmo questionário individual. Os resultados deste projeto revelaram melhorias (com significância estatística) em ambas as dimensões, entre os momentos pré e pós intervenção. Parece-nos que, com este projeto, em idades precoces, o jogo lúdico-motor adaptado pode ser uma estratégia eficaz para promover uma melhor perceção sobre as competências de crianças com deficiência, bem como para potenciar a sua predisposição para desenvolver atitudes de inclusão.
- Efeito de um programa baseado em modalidades desportivas na composição corporal e aptidão física de uma população com dificuldade intelectual e desenvolvimentalPublication . Pires, Maria José da Silva Couto; Antunes, Raúl de Sousa Nogueira; Jacinto, Miguel Ângelo SusanoIndivíduos com dificuldade intelectual e desenvolvimental apresentam um estilo de vida sedentário e inativo. Estes estilos de vida afetam negativamente a sua saúde e, por conseguinte, a sua qualidade de vida. Todavia, a prática regular de atividade física tem-se revelado uma estratégia eficaz na melhoria da funcionalidade, capacidade cardiorrespiratória, mobilidade, desempenho das suas atividades e saúde mental. O objetivo do presente estudo foi analisar o efeito de um programa baseado em modalidades desportivas ao nível da antropometria, composição corporal, capacidade funcional e força. A amostra é composta por 26 sujeitos com dificuldade intelectual e desenvolvimental (feminino=14, masculino=12), com idades compreendidas entre os 18 e os 61 anos (Média=36,73, Desvio padrão=14,59), inscritos em duas instituições (Cercilei=11, Oásis=15). A antropometria e composição corporal foram avaliadas através do estadiómetro e balança de bio impedância, a força através do teste de preensão manual e a capacidade funcional através do teste de 6 minutos a caminhar, o Time Up and Go (TUG) e levantar-sentar. Após o programa, a amostra obteve alterações significativas nas variáveis composição corporal (massa corporal: z=-2.98, p=<0.003, η2=0.342; massa muscular: z=-3.39, p=<0.001, η2=0.442) e capacidade funcional (levantar-sentar: z=-2.50, p=<0.012, η2=0.240; 6 minutos a caminhar: z=-3.37, p=<0.001, η2=0.437). O programa parece ser eficaz na melhoria das variáveis acima mencionadas e contraria as barreiras presentes na literatura como a falta de programas inclusivos e adaptados à população com dificuldade intelectual e desenvolvimental.
- Efeito de um programa de 8 semanas de Surfing no bem-estar subjetivo e felicidade de pessoas com deficiênciaPublication . André, Miguel de Bastos; Monteiro, Diogo Manuel Teixeira; Antunes, Raúl de Sousa NogueiraOs benefícios da prática de Surf são um tema cada vez mais explorado pela comunidade científica, no entanto, a investigação científica referente aos benefícios do Surf em pessoas com deficiência é considerada bastante escassa nos registos encontrados. Este estudo teve como principal objetivo analisar os efeitos de um programa de 8 semanas de surf nos níveis de Bem-Estar Subjetivo (satisfação com a vida) e Felicidade (felicidade, afeto positivo e afeto negativo) numa amostra de pessoas com deficiência. Os elementos da amostra, composta por 18 utentes da OASIS (11 do sexo masculino e 7 do sexo feminino), participaram num programa com diferentes modalidades de Surfing (Surf, Bodyboard e Stand-Up Paddle) durante um período de 8 semanas, foram separados em dois grupos por questões de logística e cada grupo cumpriu com 1 sessão de cerca de 90 minutos em cada semana. Para recolha de dados foram elaborados questionários com recurso à “The Positive and Negative Affect Schedule” (PANAS), “Satisfaction with Life Scale” (SWLS) e “Subjective Hapiness Scale” (SHS). Os questionários foram aplicados em dois momentos, um momento pré-programa (momento 0) e um momento pós-programa (momento 1). Os resultados do estudo mostraram diferenças significativas, com uma redução da perceção de afeto negativo (p<0,001) com efeito grande (0.14 < η2 < 0.20). Relativamente às variáveis de satisfação com a vida, felicidade e afeto positivo, apesar de terem apresentado valores mais elevados no momento 1, a diferença não é estatisticamente significativa. Estes resultados aparentam um efeito positivo do programa nos níveis de bem-estar subjetivo, especificamente nos níveis de afeto negativo. Esta conclusão permite sugerir que a prática de surf promove que os seus participantes percecionem menos emoções negativas.
- O EFEITO DE UM PROGRAMA DE EXERCÍCIO FÍSICO MULTICOMPONENTE NA APTIDÃO FÍSICA DE IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS COM HIPERTENSÃOPublication . Silva, Elisabete Sofia Varela; Antunes, Raúl de Sousa Nogueira; Rodrigues, Filipe FernandesEste estudo teve como objetivo analisar o efeito de um programa de exercício multicomponente na aptidão física de idosos institucionalizados com hipertensão. Posto isto, desenvolveu-se um estudo quasi-experimental de 12 semanas, onde foram realizadas três sessões de exercício físico por semana, em dias não consecutivos, a fim de avaliar o efeito de um programa na aptidão física dos idosos institucionalizados com hipertensão. A amostra final era composta por 21 idosos (Masculino = 4, Feminino = 17), fisicamente inativos e sem condições médicas pré-existentes que impedissem a participação segura no programa de exercício (i.e., hipertensão severa, hipertiroidismo severo, AVC ou enfarte no mês transato, estenose aórtica e/ou insuficiência cardíaca, impossibilidade de locomoção, fratura recente). Os participantes apresentavam uma média de idades igual a 87,14 (DP = 7,07). Os resultados demonstraram diferenças significativas ao nível da agilidade, força dos membros superiores e força dos membros inferiores (p<0.05). Estes resultados poderão ser explicados pela combinação dos diferentes tipos de exercício na mesma sessão, bem como pela frequência e monitorização das variáveis de treino. Este estudo parece confirmar a eficácia de um programa de exercício multicomponente na melhoria da aptidão física de idosos institucionalizados com hipertensão, evidenciando a importância de se incluírem programas de exercício físico estruturados em instituições para idosos como forma de controlo dos efeitos da inatividade física nesta doença crónica.
- Exercício físico e saúde mental: Um projeto piloto para crianças e adolescentesPublication . Domingues, Diana dos Santos; Antunes, Raúl de Sousa Nogueira; Frontini, Roberta CaçadorSão inúmeros os dados que comprovam que a prática regular de atividade física e de exercício físico apresenta efeitos benéficos indiscutíveis na saúde física, psicológica e social, contribuindo positivamente para o bem-estar geral do sujeito em todas as idades. Além dos tratamentos convencionais para as psicopatologias, mudanças significativas no estilo de vida das crianças podem ser cruciais, e como tal o exercício físico torna-se cada vez mais uma alternativa promissora como co-adjuvante à terapia, podendo apresentar grande potencial a nível de tratamento e prevenção. Tendo em conta a natureza deste trabalho, optámos por o dividir em dois estudos. Num primeiro estudo, o objetivo passou por analisar o efeito de um programa de atividade física, com a duração de 8 semanas, tendo sido efetuada 1 intervenção de 60 minutos por semana, ao nível da sintomatologia internalizante e externalizante e da qualidade de vida percecionada por crianças inscritas no Complemento de Apoio à Família (CAF), numa amostra de 21 crianças (M=7,71±1,42 anos). Para avaliar a Qualidade de vida recorremos ao Qualidade de Vida em Crianças e Adolescentes, versão portuguesa dos instrumentos (KIDSCREEN-10), e para avaliar a sintomatologia internalizante e externalizante ao Questionário de Capacidades e Dificuldades (SDQ). Além disso, e como forma de completar a recolha de informação, foi ainda realizada uma análise qualitativa baseada na realização de um grupo focal com participantes. Os resultados, apesar de na dimensão quantitativa não terem revelado diferenças entre os momentos pré e pós intervenção, forneceram indicadores (na dimensão qualitativa) que reforçam a satisfação percecionada com o projeto, bem como um conjunto de benefícios identificados pelos participantes (p.e., diversão, respeito e entreajuda). Numa segunda parte deste trabalho, e como forma de testar uma dinâmica intergeracional, realizaram-se 10 sessões, das quais 5 contaram com a participação de crianças e idosos em simultâneo. Da análise da satisfação com o projeto, os indicadores recolhidos foram muito positivos, com uma clara intenção de repetir e uma perceção de satisfação pela totalidade dos participantes avaliados. Projetos como este parecem, desta forma, ser um caminho a explorar com o objetivo de contribuir para que as crianças possam, de facto, ser “Mais ativas e mais felizes”.
- A importância do Exercício Físico na Saúde Mental e Qualidade de Vida do Idoso: Um projeto para a comunidadePublication . Silva, Emanuel Pinto; Antunes, Raúl de Sousa Nogueira; Frontini, Roberta CaçadorOs indicadores do envelhecimento demográfico na sociedade portuguesa apontam para a necessidade de se desenvolverem novos desafios de forma a promover uma melhor perceção de qualidade de vida (QdV), um bem-estar generalizado e uma saúde mental positiva no idoso. Perante estas dimensões, a atividade física (AF) tem sido positivamente associada ao envelhecimento saudável e ativo, existindo a crença de que esta tem efeitos positivos nos sintomas de solidão, na ansiedade, na depressão, na QdV e no bem-estar geral dos idosos, sendo caracterizada como um coadjuvante das terapias não farmacológicas. O principal objetivo do presente estudo incide em analisar o efeito de um programa de intervenção de Exercício Físico (EF) perante os domínios da sintomatologia ansiosa, sintomatologia depressiva e QdV na população idosa. Este projeto foi dividido em duas vertentes: (i) perceber o impacto de um plano de EF na sintomatologia ansiosa, sintomatologia depressiva e QdV em 9 idosos com uma média de idades de 75 anos inscritos num centro social e paroquial da zona centro; (ii) entender qual a relação existente entre um plano de EF, num formato intergeracional, e a sintomatologia depressiva, sintomatologia ansiosa e a QdV em 11 idosos com uma média de idades de 70 anos residentes numa freguesia da zona centro. Para ambas as vertentes foram implementadas um conjunto de 10 sessões, uma vez por semana, com duração de 60 min. O programa de intervenção incidiu-se em exercícios de força, exercícios de controlo motor e jogos tradicionais. Relativo aos resultados, não foram identificadas diferenças estatisticamente significativas nos 2 estudos, contudo quando cruzando com a análise qualitativa, verifica-se que existem alguns indicadores que parecem valorizar o projeto, nomeadamente, na satisfação do projeto, nas componentes físicas, sociais e psicológicas e no aumento da predisposição para o aumento da prática de EF. Dessa forma, salienta-se a importância de criar projetos e/ou programas de intervenção sénio, aliados ao EF, de forma a valorizar o papel dos idosos nas comunidades.
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