Mestrados da ESECS
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- As parcerias entre a Escola e as entidades da comunidade : estudo dos casos de um Agrupamento de Escolas e de uma Escola SecundáriaPublication . Monteiro, Ricardo Filipe GomesEste estudo teve como objetivo central determinar que objetivos estratégicos visam as parcerias estabelecidas entre a Escola e as entidades da comunidade., entre os quais empresas, autarquias e outras entidades locais. O conhecimento desta realidade torna-se urgente uma vez que, sendo a atualidade marcada por profundas mudanças sociais, económicas, tecnológicas e culturais, a aproximação das entidades locais à escola, através do estabelecimento de parcerias, visa quebrar o fosso entre a vida ativa e a educação/formação, abandonando a Escola a sua posição tradicional de agente centralista e individualista. O estudo empírico foi desenvolvido através de um trabalho de natureza qualitativa, recorrendo-se à análise de conteúdo de entrevistas realizadas a vários intervenientes. Procurou-se, desta forma, estudar as parcerias, os objetivos estratégicos que estão na sua base, assim como os seus reflexos, tendo como base um Agrupamento de Escolas e uma Escola Secundária de duas regiões portuguesas. A partir da pesquisa realizada é possível descrever um conjunto de práticas assentes em objetivos que vão, por exemplo, desde a oferta formativa alargada e a promoção do sucesso até à realização de projetos e à solidariedade social. O funcionamento integrado das instituições permite a partilha e o envolvimento em projetos comuns, contribuindo para o desenvolvimento e a coesão social. Pretendeu-se com o estudo que o conhecimento pudesse contribuir para a melhoria das práticas e, desta forma, para a melhoria da escola.
- O relator enquanto supervisor na avaliação de desempenho docente : uma relação entre a teoria e a práticaPublication . Filipe, Margarida JugundoA aprovação do novo Estatuto da Carreira Docente dos Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário e o atual modelo de avaliação colocou novos desafios à supervisão pedagógica na avaliação de desempenho docente. O tão controverso modelo de avaliação de desempenho docente tem demonstrado que a prática de supervisão na avaliação do desempenho docente pode equacionar-se como uma das principais estratégias a promover nas escolas na medida em que pode traduzir-se numa, eventual, melhoria da qualidade na educação. Este estudo procura, assim, compreender as funções do relator enquanto supervisor no processo de avaliação do desempenho docente, na ótica de avaliador e avaliado e perceber, numa análise comparativa, as práticas supervisivas vivenciadas na avaliação de desempenho docente pelos inquiridos. O presente estudo poderá, assim, possibilitar uma reflexão acerca das práticas supervisivas implementadas e a delineação de eventuais pistas para posteriores estudos. O estudo foi norteado por uma abordagem qualitativa, tendo sido realizadas entrevistas semiestruturadas a seis professores, dos quais três são relatores e três avaliados, sobre as perceções e práticas do supervisor enquanto relator no processo de avaliação de desempenho docente, de modo a procurar entender o impacto da atmosfera afetivo-relacional e da formação e experiência no processo de supervisão e procurando conhecer os contributos dessa prática supervisiva no processo de desenvolvimento profissional e da reflexividade do professor avaliado.
- A supervisão de práticas pedagógicas de futuros educadores de infância: o educador cooperante como objeto de estudoPublication . Menino, Ana Raquel LopesA complexidade das funções do professor e as exigências que se colocam, na sociedade actual, relativamente à profissão docente, e consequentemente, à qualidade da educação, atribuem à formação de professores um papel determinante. A formação inicial de educadores e professores constitui um domínio crucial de intervenção tanto ao nível da política educativa como da investigação. É nesta conjectura que se justifica o interesse no desenvolvimento deste trabalho no contexto do qual se procura aprofundar o estudo de práticas de supervisão na formação inicial de Educadores de Infância, tomando como sujeitos de investigação Educadores Cooperantes, cujo papel e impacto na formação e desenvolvimento profissional dos formandos são amplamente reconhecidos (Oliveira-Formosinho, 2002; Jacinto e Sanches, 2002; Neves, 2007; Esteves, Caires, Martins e Moreira, 2008; Almeida, 2009; Matias e Vasconelos, 2010). O estudo situa-se num paradigma de investigação qualitativo, de tipo estudo de caso, e desenvolve-se com quatro Educadoras Cooperantes que colaboraram na prática de ensino supervisionada, em Jardim de Infância, na ESECS, no ano lectivo 2010/11. Pretende-se com a investigação contribuir para estudar e compreender práticas de supervisão de Educadores Cooperantes na formação profissional inicial de Educadores de Infância, identificando e descrevendo estratégias formativas que utilizam no ciclo de supervisão e características do contexto sócio-afectivo em que se desenvolvem. Pretendem-se, ainda, compreender e descrever perspectivas das Educadoras Cooperantes relativamente ao processo de supervisão.
- O papel do Coordenador de Departamento como promotor do trabalho colaborativo entre os pares (estudo de caso)Publication . Saltão, Maria João CarramonaNo âmbito do actual paradigma organizacional de escola, valoriza-se no professor a colegialidade, a participação e a colaboração entre os seus pares. Cabe-lhe, a ele, partilhar, agir, enfrentar novos desafios, dando lugar a uma nova dinâmica, a um desenvolvimento qualitativo dentro da organização escolar. Em face deste enquadramento, os cargos de gestão intermédia assumem especial relevo. Os que desempenham esses cargos, ao assumirem-se como líderes, podem ser os promotores de mudança, tendo como finalidade o desenvolvimento qualitativo da instituição escolar. Propusemo-nos estudar, particularmente o papel do coordenador do departamento curricular a quem compete o exercício do cargo de supervisor, o qual deve ser promotor da melhoria e qualidade das práticas educativas pela dinamização do trabalho colaborativo entre os professores, visando o sucesso educativo. Neste âmbito, pretendemos, perceber qual a percepção dos coordenadores face ao trabalho entre pares e, na sua opinião, quais os factores inibidores de um trabalho desta natureza (...)
- Estatística no ensino básico e secundárioPublication . Martins, Maria Alice da SilvaA sociedade da informação exige que todos os cidadãos tenham conhecimentos de Estatística para poderem intervir de forma crítica e fundamentada. Esta situação conduziu a Estatística a um lugar de relevo no currículo dos alunos, que exige um novo olhar sobre o seu ensino, como preconizam os atuais programas. É neste contexto que surge o presente trabalho que, numa primeira parte, apresenta uma revisão dos conceitos estatísticos lecionados no ensino básico e secundário, uma ferramenta importante para o trabalho dos professores, permitindo-lhes uma clarificação desses conceitos, num texto que se pretende cientificamente rigoroso. De forma a alertar para incorreções, gralhas e/ou erros comuns, segue-se uma análise crítica a alguns materiais disponíveis, nomeadamente manuais escolares atuais, onde o estudo da regressão linear assume uma análise mais detalhada. Com o intuito de enriquecer os materiais existentes, numa perspetiva inovadora, capaz de promover aprendizagens significativas, apresenta-se um conjunto de propostas de trabalho para a sala de aula onde a tecnologia, nomeadamente o GeoGebra, adquire um papel de relevo na compreensão dos conceitos. De forma a facilitar a utilização deste software surge, no início da terceira etapa deste trabalho, uma explicação detalhada sobre o uso do GeoGebra na estatística descritiva. Em suma, este trabalho pretende contribuir para a melhoria do ensino da Estatística, quer no que se refere à preparação do corpo docente, quer através da inclusão de propostas de trabalho para utilização em sala de aula.
- A utilização de instrumentos diversificados de avaliação das aprendizagens em Matemática, uma investigação sobre a práticaPublication . Almeida, Adosinda Paula Pinho deEste trabalho visa conhecer as potencialidades de diversas formas de avaliação por mim utilizadas numa perspetiva essencialmente formativa e reguladora das aprendizagens em Matemática e a reação dos alunos. As formas de avaliação escolhidas foram: o teste em duas fases, o relatório escrito, a apresentação oral, a observação de alunos e o portefólio. Os resultados da sua aplicação foram analisados à luz das seguintes questões de investigação: (a) o que envolve na prática letiva do professor a implementação dos instrumentos de avaliação referidos?; (b) de que forma esses instrumentos cobrem as orientações relativas à gestão do currículo e à avaliação presentes no Currículo Nacional do Ensino Básico e no Novo Programa de Matemática do Ensino Básico?; (c) qual a visão do professor que implementa estes instrumentos de avaliação?; (d) qual a visão dos alunos relativamente à utilização destes instrumentos de avaliação? Os alunos pertenciam a uma turma minha do 8ºano de escolaridade. Trata-se de uma investigação qualitativa de natureza interpretativa sobre a prática profissional. Recolhi dados usando registos escritos em diário de bordo, inquéritos por questionário e análise documental e para a sua análise, foram estabelecidas categorias diretamente relacionadas com as questões de investigação inicialmente colocadas. Quanto aos resultados, nomeadamente no que respeita aos objetivos a atingir, cada um deles foi alcançado por uma ou outra das diferentes formas de avaliação, acabando todas elas por os cobrir integralmente. Os resultados mostram ainda que os alunos apreciaram os processos de avaliação e se empenharam na sua aprendizagem. No entanto as suas reações aos diversos modos e instrumentos de avaliação, foram diferentes. As formas de avaliação consideradas revelaram-se ajustadas aos princípios definidos.
- A dimensão crítica da literacia estatística nos manuais escolaresPublication . Mateus, Alexandra LourençoEste trabalho analisa a forma como são abordados os conteúdos pelos manuais escolares. Nomeadamente em termos de promoção da literacia estatística ao nível das dimensões de interpretação, crítica e produção, tendo em conta o modelo para a literacia estatística extensivamente discutido por Gal (2002). Tomando como ponto de partida o paradigma estabelecido pelo autor, tenta-se dar resposta a duas questões. A primeira relaciona-se com a análise da importância dada pelos manuais escolares à dimensão crítica da aprendizagem estatística. Tendo por base esses resultados importa refletir sobre a forma como os alunos são preparados para os desafios do quotidiano, uma vez que o manual escolar é frequentemente a grande âncora de apoio do trabalho do professor (Martinho e Viseu, 2009). A investigação seguirá uma abordagem principalmente quantitativa operacionalizada através do levantamento do número de exercícios de interpretação, crítica e produção existentes em diversos manuais escolares de Matemática do ensino básico.
- A exploração de padrões no desenvolvimento do pensamento algébrico de alunos do 2º cicloPublication . Leão, Carlos Nelson da CostaDesde os anos 60 do século passado, que uma nova corrente sociológica e de pensamento, o construtivismo, tem trazido ao debate a forma como o indivíduo constrói e desenvolve o seu pensamento, apontando algumas orientações metodológicas para o ensino. Baseado nessas ideias e no âmbito do ensino e aprendizagem da Matemática, foi realizada a presente investigação, que deu especial atenção à exploração de padrões na sala de aula, ficando assim definido que o seu principal objetivo seria analisar o desenvolvimento do pensamento algébrico em alunos do 2º Ciclo do Ensino Básico. Para levar a cabo a tarefa proposta, construíram-se três questões orientadoras da investigação: 1. Qual a compreensão algébrica revelada pelos alunos na resolução de tarefas envolvendo a exploração de padrões?; 2. Que estratégias utilizam na busca de generalizações? e 3. Em que nível de generalização se encontram? Foi utilizada uma metodologia qualitativa de investigação, baseada em três estudos de caso. A recolha de dados foi realizada numa turma do investigador, privilegiando a observação participante, e a análise das produções dos alunos com entrevistas individuais para realizar uma triangulação dos dados obtidos. A sua natureza descritiva e interpretativa proporcionou também a oportunidade para refletir sobre as novas perspetivas metodológicas, assim como, sobre a forma como os alunos aprendem Matemática. Foi possível verificar que os alunos encararam com agrado e motivação o trabalho com padrões. Durante a realização das tarefas propostas optaram por estratégias diversificadas, havendo indícios claros da sua ligação com o tipo de raciocínio utilizado e consequentemente o nível de pensamento algébrico em que se encontravam. Constatou-se ainda que, independentemente do nível em que se encontravam, os alunos representaram as suas descobertas recorrendo à linguagem corrente, à linguagem formal, ou à combinação das duas.
- Organização e tratamento de dados: estudo de caso no 5º ano de escolaridadePublication . Vieira, Iolanda SaraivaAtualmente a literacia estatística é considerada essencial para exercer uma cidadania crítica, informada e participativa (NCTM, 1991), o que conduziu a Estatística, no Programa de Matemática do Ensino Básico (PMEB) (ME, 2007) com a designação de Organização e Tratamento de Dados (OTD), a um lugar de relevo na Educação Matemática. Face a esta situação e no âmbito da didática da Matemática, pretendeu-se analisar o pensamento estatístico dos alunos, de uma turma do 5º ano de escolaridade. Seguindo uma metodologia qualitativa de cariz interpretativo, com recurso a dois estudos de caso, procuraram-se identificar estratégias e dificuldades, evidenciadas pelos alunos, na realização das tarefas da cadeia proposta, no âmbito do tema da OTD, tendo como referência os níveis de literacia estatística propostos por Gal (2002). Constatou-se que os alunos recorreram sobretudo a estratégias características da estatística, com um à-vontade progressivamente maior, que lhes permitiram formular questões, planear e concretizar as principais etapas subjacentes às investigações estatísticas. Em diversas ocasiões, socorreram-se de estratégias transversais a outros temas matemáticos. Verificaram-se dificuldades nos três níveis de literacia de Gal (2002): interpretação, crítica e produção. Os resultados sugerem que os principais problemas possam ter origem em cinco tipos de dificuldades: (1) nos procedimentos matemáticos básicos, (2) na interpretação das questões, (3) na falta de conhecimentos específicos de determinados contextos do quotidiano, (4) em procedimentos, conceitos e ideias da estatística e na (5) comunicação de ideias. Ainda que as dificuldades do tipo (1), (2) e (3) não estejam relacionadas com as ideias e os procedimentos estatísticos e as do tipo (5) tenham um caráter transversal, comprometeram o desempenho dos alunos no domínio da OTD. Há, no entanto, a referir que o trabalho desenvolvido proporcionou a aquisição e consolidação de diversos conhecimentos, quer da estatística, quer de outros temas matemáticos, que puderam contribuir para o desenvolvimento da competência matemática e da literacia estatística dos alunos, nos níveis definidos por Gal (2002).
- Ler e Escrever + com o software educativo Comunicar com SímbolosPublication . Gonçalves, Sandra Marina GarciaO presente trabalho surge no âmbito do mestrado em Ciências da Educação - Especialização em Utilização Pedagógica das TIC e situa-se no campo das tecnologias de apoio para os alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE) incluídos no ensino regular. Com o propósito de avaliar o software educativo Comunicar com Símbolos e a sua integração no Currículo Específico Individual dos alunos com NEE, desenvolvemos dois estudos: o primeiro procurou avaliar a usabilidade da tecnologia de apoio escolhida como suporte ao trabalho desenvolvido pelos alunos com NEE, em sala de aula; o segundo visou aferir a integração curricular do software educativo Comunicar com Símbolos, enquanto suporte à aprendizagem da leitura e da escrita, com o apoio dos pares. Estes dois estudos, exploratórios e descritivos, de índole qualitativa, foram desenvolvidos no ano letivo 2011/12, num Agrupamento de Escolas de Leiria. O estudo 1 envolveu dois alunos com NEE do 2º e 3º anos de escolaridade, com 7 e 8 anos, respetivamente. O estudo 2 teve como participantes dois alunos com NEE que frequentavam a mesma turma, do 1º, 2º e 3º anos de escolaridade, com 8 e 9 anos, respetivamente. Recorrendo à observação participante, a registos escritos e videográficos, foi possível recolher e analisar dados que nos permitem inferir que o software em avaliação se constitui como uma ferramenta de aprendizagem que apresenta caraterísticas de usabilidade capazes de apoiar alunos com NEE na aprendizagem de leitura/escrita fomentando a sua acessibilidade à informação escrita (estudo 1). Os resultados do estudo 2 demonstraram ser possível integrar este software no Currículo Específico Individual dos alunos com NEE através do ensino de tutores entre pares. Com o apoio dos pares, os alunos com NEE concentraram os seus esforços na reflexão sobre os seus produtos escritos, apoiando-se igualmente nos reforços visuais e iv auditivos fornecidos pelo software. Através deste método de ensino os alunos com NEE realizaram aprendizagens na área da leitura/escrita e os tutores desenvolveram a sua capacidade de reflexão e de expressão, observando-se o que se designa de efeito-tutor. Face aos resultados, consideramos ser possível integrar o software educativo Comunicar com Símbolos no Currículo Específico Individual dos alunos com NEE, incluídos no ensino regular de forma a promover a aprendizagem da leitura/escrita.
