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- Coexistir com a Natureza – Design de Objetos Potenciadores da Experiência Humana na NaturezaPublication . Ribeiro, João Gabriel Peixoto; Pessanha, Luis Miguel de Sousa Pereira ColaçoA interação entre o ser humano e a Natureza1 sofreu uma profunda transformação durante o último século, em parte devido à tendência de concentração populacional nas zonas urbanas. O estilo de vida nas grandes metrópoles tem alterado uma relação que outrora foi umbilical, repercutindo-se muitas vezes em patologias relacionadas com o stress e a ansiedade. Pretende-se com este projeto explorar a relação contemporânea entre o ser humano e a Natureza e propor objetos que proporcionam experiências capazes de a reforçar. A metodologia teve como base o levantamento de projetos de referência e o desenvolvimento sucessivo de modelos experimentais que levaram à versão funcional. Todos os projetos são transportáveis e apresentam uma relação com a árvore. Foram desenvolvidas duas mesas com sistemas de fixação diferentes, que tiram partido do seu tronco; um fogão / suporte de fogo e uma cama de rede. A relação entre os objetos e o ecossistema requer uma maior imersão do utilizador no espaço natural. A procura de elementos que garantem o funcionamento destes objetos estimula uma conexão emocional e física com o meio onde estes se inserem, promovendo um olhar atento sobre a Natureza.
- Exercício físico e saúde mental: Um projeto piloto para crianças e adolescentesPublication . Domingues, Diana dos Santos; Antunes, Raúl de Sousa Nogueira; Frontini, Roberta CaçadorSão inúmeros os dados que comprovam que a prática regular de atividade física e de exercício físico apresenta efeitos benéficos indiscutíveis na saúde física, psicológica e social, contribuindo positivamente para o bem-estar geral do sujeito em todas as idades. Além dos tratamentos convencionais para as psicopatologias, mudanças significativas no estilo de vida das crianças podem ser cruciais, e como tal o exercício físico torna-se cada vez mais uma alternativa promissora como co-adjuvante à terapia, podendo apresentar grande potencial a nível de tratamento e prevenção. Tendo em conta a natureza deste trabalho, optámos por o dividir em dois estudos. Num primeiro estudo, o objetivo passou por analisar o efeito de um programa de atividade física, com a duração de 8 semanas, tendo sido efetuada 1 intervenção de 60 minutos por semana, ao nível da sintomatologia internalizante e externalizante e da qualidade de vida percecionada por crianças inscritas no Complemento de Apoio à Família (CAF), numa amostra de 21 crianças (M=7,71±1,42 anos). Para avaliar a Qualidade de vida recorremos ao Qualidade de Vida em Crianças e Adolescentes, versão portuguesa dos instrumentos (KIDSCREEN-10), e para avaliar a sintomatologia internalizante e externalizante ao Questionário de Capacidades e Dificuldades (SDQ). Além disso, e como forma de completar a recolha de informação, foi ainda realizada uma análise qualitativa baseada na realização de um grupo focal com participantes. Os resultados, apesar de na dimensão quantitativa não terem revelado diferenças entre os momentos pré e pós intervenção, forneceram indicadores (na dimensão qualitativa) que reforçam a satisfação percecionada com o projeto, bem como um conjunto de benefícios identificados pelos participantes (p.e., diversão, respeito e entreajuda). Numa segunda parte deste trabalho, e como forma de testar uma dinâmica intergeracional, realizaram-se 10 sessões, das quais 5 contaram com a participação de crianças e idosos em simultâneo. Da análise da satisfação com o projeto, os indicadores recolhidos foram muito positivos, com uma clara intenção de repetir e uma perceção de satisfação pela totalidade dos participantes avaliados. Projetos como este parecem, desta forma, ser um caminho a explorar com o objetivo de contribuir para que as crianças possam, de facto, ser “Mais ativas e mais felizes”.
- RELATÓRIO DE ESTÁGIO - Desenvolvimento de Competências Especializadas em Enfermagem na Área da Pessoa em Situação CríticaPublication . Abreu, Edgar Fernandes; Sousa, Joana Sofia Dias Pereira deO desenvolvimento da especialidade em Enfermagem Médica Cirúrgica na Área da Pessoa em Situação Critica compreende a aquisição de competências comuns e específicas inerentes à mesma. Os estágios realizados visam contribuir para a formação do enfermeiro especialista, fomentando a prática baseada na evidência na prestação de cuidados de enfermagem, quer pelo próprio quer pelos pares. Neste sentido foi desenvolvido uma investigação-ação no contexto de local de trabalho, na temática da pronação em doentes despertos com dificuldade respiratória. Os objetivos deste trabalho visam evidenciar as competências comuns e específicas adquiridas em Enfermagem Médico-Cirúrgica na Área da Pessoa em Situação Crítica e capacitar os enfermeiros, de um serviço de um hospital da região centro, para a tomada de decisão de pronar doentes com dificuldade respiratória. O trabalho desenvolvido tem cariz quantitativo, correlacional e prospetivo. A partir de uma revisão integrativa da literatura elaborou-se um questionário para avaliação do conhecimento dos enfermeiros sobre a técnica de pronar e um fluxograma sobre tomada de decisão. Após aplicação do fluxograma, como intervenção da técnica de pronar, constituíram-se dois grupos focais, um com enfermeiros especialistas e outro com enfermeiros generalistas. Na fase anterior à aplicação do fluxograma não se observaram a adoção de técnica de pronação. Após formação de pares observaram-se 14 casos com critérios de pronação, dos quais seis foram alvo deste posicionamento. A tomada de decisão foi efetuada por enfermeiros que frequentaram a formação (valor p <0,05), detentores de especialidade (valor p < 0,05). Conclusão: A formação de pares contribuiu para a tomada de decisão no ato de pronar doentes com dificuldade respiratória, sobretudo em enfermeiros especialistas. Abordagens complementares à formação poderão contribuir para uma maior capacitação dos enfermeiros, tais como a construção e divulgação de protocolo de tomada de decisão por meios eletrónicos e presencialmente junto dos profissionais.
- OPORTUNIDADES DE RACIONALIZAÇÃO DE CONSUMOS NUM EDIFÍCIO ESCOLARPublication . Vieira, André Filipe Bártolo; Neves, Luís Miguel Pires; Bernardo, Hermano Joaquim dos SantosA preocupação em aumentar a eficiência energética tem provocado uma evolução tecnológica significativa, induzida em parte por imposição legislativa. No entanto, subsiste um grande potencial de melhoria por alteração dos comportamentos dos consumidores, que pode ser parcialmente satisfeito atuando ativamente na educação, nomeadamente junto das camadas mais jovens da população, nas escolas, de maneira a promover a conservação da energia nos edifícios. O trabalho descrito nesta dissertação pretendeu assim conhecer melhor a possível influência das decisões individuais dos utilizadores sobre o consumo energético de um edifício, e os seus efeitos no edifício escolar em estudo. Para este efeito, foi feita uma simulação dinâmica de um edifício escolar, procurando caracterizar condições de conforto e outras condicionantes dos comportamentos, assim como efetuar recomendações e propostas de melhoria. Como síntese, é de destacar que o alívio de 1°C nos Set-Points de temperatura (19°C para aquecimento e 26°C para arrefecimento), na climatização, faz com que se possa reduzir os consumos energéticos de forma bastante significativa, podendo atingir uma redução dos encargos anuais em cerca de 7%. Por outro lado, o agravamento de 1°C nos Set-Points de climatização (21°C para aquecimento e 24°C para arrefecimento) faz com que os consumos de energia aumentem, provocando um aumento de cerca de 11% nos encargos anuais. A diminuição da utilização dos equipamentos pode atingir uma redução na ordem de 8%, relativamente aos encargos anuais com energia, o que é uma elevada percentagem. Com comportamentos mais eficientes é possível reduzir os gastos anuais com a iluminação, não de maneira tão significativa economicamente, mas ainda assim com valores consideráveis, em cerca de 1%. Relativamente ao sombreamento verifica-se que com um correto acionamento dos estores exteriores, os ocupantes não têm tanta necessidade de recorrer às cortinas interiores, para manter as condições de conforto e os encargos anuais são menores.
- Importância do enfermeiro na fase pré-analítica das hemoculturas: implementação de um Procedimento EspecíficoPublication . Baptista, Tânia Marisa Simões; Sousa, Joana Sofia Dias Pereira deO desenvolvimento e consolidação de competências para a prática especializada, através da procura constante de conhecimento científico, assume contornos essenciais na ótica da Enfermagem Avançada, permitindo a construção de um percurso profissional pautado por segurança e qualidade. A hemocultura é a prova analítica que permite determinar o microrganismo responsável por uma infeção da corrente sanguínea. O seu valor diagnóstico remete para o importante papel do enfermeiro na fase pré-analítica das hemoculturas, assegurando o cumprimento das boas práticas e sustentando-as na evidência científica, de forma a evitar erros relacionados com a contaminação externa da amostra, que deve ser inferior a 3%. Este aspeto permite a adequação terapêutica, a redução da resistência aos antimicrobianos, a redução do tempo de hospitalização, a redução dos custos em saúde associados e, consequentemente, a obtenção de ganhos em saúde. Pretende-se com este trabalho evidenciar o desenvolvimento das competências comuns do Enfermeiro Especialista, e específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico- Cirúrgica na área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica; avaliar o conhecimento dos enfermeiros na fase pré-analítica das hemoculturas; construir e implementar um Procedimento Específico sobre a fase pré-analítica das hemoculturas e avaliar a taxa de contaminação das hemoculturas no Serviço de Urgência de um Centro Hospitalar e Universitário da zona centro de Portugal. Este estudo tem uma análise descritiva e correlacional. Através de uma revisão integrativa da literatura foi elaborado um questionário de avaliação de conhecimentos, um plano de formação e construído um Procedimento Específico. O questionário de avaliação de conhecimentos foi aplicado antes e após a formação em serviço e a implementação do Procedimento Específico sobre a fase pré-analítica das hemoculturas. A identificação da taxa de contaminação das hemoculturas deste Serviço de Urgência decorreu durante os 2 meses que antecederam e que sucederam a intervenção. Da amostra de conveniência participaram 46 enfermeiros, o equivalente a 60% dos enfermeiros de um Serviço de Urgência de um Centro Hospitalar e Universitário. Antes da intervenção na equipa, os enfermeiros acertaram em 60,4% das questões, com incremento para 78,3% após a intervenção de 2 meses, o que corresponde a um aumento de 30%. Em todas as questões houve melhoria de resultados no segundo momento de avaliação, correspondendo a 67,4% da amostra a melhorar o conhecimento. A taxa de contaminação das hemoculturas é superior aos 3% recomendados na literatura, atingindo 12,1% nos 2 meses que antecederam a intervenção e sem redução após a intervenção. O conhecimento dos enfermeiros relativo à fase pré-analítica das hemoculturas melhorou após a realização de formação em serviço e a implementação de um Procedimento Específico sobre este fase (p<0,001). No entanto, verificou-se resistência à mudança de comportamentos, sendo necessário envolver a equipa na consciencialização da problemática e manter a intervenção educativa, conjugando-a com outras estratégias adequadas às características da equipa, para que se efetive uma redução da taxa de contaminação das hemoculturas neste Serviço de Urgência.
- RELATÓRIO DE ESTÁGIO - MOTIVAÇÃO DOS ENFERMEIROS NUM SERVIÇO DE URGÊNCIAPublication . Carvalho, Natércia Lourenço; Sousa, Joana Sofia Dias Pereira deO relatório apresentado surge no âmbito do Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica – Área de Especialização em Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica, ministrado pelo Instituto Politécnico de Leiria e tem por objetivo demonstrar o percurso efetuado na aquisição de competências comuns e especificas, inerentes ao enfermeiro especialista na área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica, bem como o trabalho de investigação-ação realizado neste âmbito. Apresenta-se uma análise descritiva e crítico-reflexiva das competências comuns e especificas essenciais ao enfermeiro especialista, desenvolvidas em cada um dos três ensinos clínicos e que refletem a prática que possibilitou o crescimento pessoal e profissional. O trabalho de investigação-ação desenvolvido tem por base a motivação dos enfermeiros num Serviço de Urgência. Pretende-se demonstrar que ações diárias simples tem um importante contributo para o estado motivacional dos profissionais, influenciando assim o desempenho e o comportamento de cada um individualmente. A motivação diz respeito a um conjunto de mecanismos que permitem o desencadear da ação, da orientação para uma meta ou para se afastar dela, da intensidade e da persistência, sendo que, quanto mais motivada a pessoa estiver, mais persistente e intensa é a atividade (Lieury & Fenouillet, 2000). Ao definir-se como problemática de investigação a aparente afetação do grau de motivação para o trabalho dos enfermeiros de um Serviço de Urgência Básica, optou-se por elaborar um estudo transversal descritivo, seguindo uma abordagem quantitativa, com recurso à aplicação de uma escala previamente validada e de um questionário elaborado pelo investigador. Com a análise dos resultados obtidos pôde constatar-se que os profissionais apresentavam algum grau de desmotivação num dos tipos de motivação estudado, sendo que as estratégias motivacionais introduzidas, se revelaram eficazes.
- Desenvolvimento de Competências em Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica – “Protocolo devigilância de Enfermagem na Unidade de Cuidados Pós-Anestésicos: atualização e validação”Publication . Santos, Carla Sofia dos; Mendonça, Susana Maria SobralOs cuidados especializados de Enfermagem têm como pilar a Enfermagem Avançada. Verificou-se que a Enfermagem Avançada tem como base a investigação, a conceptualização dos cuidados, o processo de enfermagem, o desenvolvimento profissional e a gestão de serviços/instituições. Este relatório de estágio tem como objetivo demonstrar as competências adquiridas como Enfermeira Mestre e Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica na Área da Pessoa em Situação Crítica, e apresentar o trabalho de investigação desenvolvido. A análise refletiva das competências especializadas adquiridas tem por base os três ensinos clínicos realizados junto do utente em situação crítica. A componente de investigação prende-se com a atualização e validação do protocolo de vigilância de Enfermagem na Unidade de Cuidados Pós-Anestésicos (UCPA). O conteúdo e a estrutura do protocolo foram validados através de um painel de Delphi e foi avaliada a utilidade e usabilidade do protocolo, na perspetiva dos enfermeiros da UCPA. A amostra para o painel de Delphi é composta por 12 enfermeiros especialistas em Enfermagem Médico-Cirúrgica na Área de Enfermagem Perioperatória e a que avalia a utilidade e usabilidade do protocolo por 44 enfermeiros que prestam cuidados de enfermagem na UCPA de um Centro Hospitalar da região de Lisboa e Vale do Tejo. Considera-se que foram adquiridas as competências comuns e específicas na área da Pessoa em Situação Crítica enquanto Enfermeira Mestre e Especialista através da análise critico-refletiva das situações vivenciadas nos contextos clínicos. De igual modo, considera-se que o estudo desenvolvido é um projeto de melhoria contínua da qualidade dos cuidados de Enfermagem na UCPA. Após duas rondas da técnica de Delphi, atingiu-se o consenso dos peritos à altura de 96,1% relativamente à estrutura, ao conteúdo, à relevância e à pertinência do protocolo de vigilância de enfermagem na UCPA. Os resultados do questionário dos enfermeiros da UCPA foram excelentes com concordância superior a 85% em todas as perguntas. De um modo geral, a quase totalidade dos enfermeiros (97,7%) concorda com a atualização do protocolo de vigilância de enfermagem na UCPA, afirmando ser útil.