ESSLei - Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica na Área de especialização em Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESSLei - Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica na Área de especialização em Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica by advisor "Duarte, Hugo Miguel Santos"
Now showing 1 - 10 of 10
Results Per Page
Sort Options
- A Comunicação com a Família da Pessoa internada num Serviço de Medicina Interna: Intervenção Especializada de Enfermagem Médico-CirúrgicaPublication . Rodrigues, Ana Cristina da Silva Monteiro; Duarte, Hugo Miguel SantosEste relatório surge no âmbito do Curso de Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica na área de especialização em Enfermagem à Pessoa em Situação Critica, da Escola Superior de Saúde de Leiria do Instituto Politécnico de Leiria. Tem como intuito descrever o percurso realizado e evidenciar o desenvolvimento e aquisição de competências na área de especialização. Encontra-se dividido em duas partes distintas. A primeira assenta numa análise retrospetiva e reflexiva que visa demonstrar o desenvolvimento de competências especializadas, tendo por base os regulamentos de Enfermagem, as experiências e atividades desenvolvidas essencialmente em ambiente dos ensinos clínicos. Esta parte assenta na necessária atualização dos conhecimentos e na pesquisa contínua da evidência científica, de forma a alicerçar e fundamentar o processo de tomada de decisão, assim como melhorar a excelência do cuidar. A segunda parte, apresenta um estudo de investigação-ação, que permitiu obter as competências de investigação indispensáveis para atribuição do grau de mestre. Consistiu na realização de um trabalho de investigação com todas as fases inerentes ao processo, num serviço de Medicina Interna, de uma instituição de saúde da região centro de Portugal, sob a temática A Comunicação com a Família da Pessoa internada num Serviço de Medicina Interna – Intervenção Especializada de Enfermagem Médico-Cirúrgica. O interesse pela temática emerge da complexidade dos contextos da prática profissional e do confronto diário com as condicionantes da gestão de tempo, disponibilidade, stress, entre outras barreiras limitadoras a uma comunicação efetiva, pilar preconizado para o sucesso das interações com a pessoa em situação crítica e família. Neste sentido, a sua concretização, teve como objetivo orientar e facilitar o processo de comunicação na partilha de informação com a família ou com o cuidador do doente internado, em conformidade com a política de comunicação precisa e efetiva da instituição, dar informação pertinente e ajustada às necessidades e dúvidas dos doentes e respetivos familiares, dentro do domínio da área de competência. Correspondendo aos padrões de qualidade dos cuidados de Enfermagem especializados à pessoa em situação crítica, entre eles, a procura do elevado nível de satisfação da pessoa / família a vivenciar processos complexos de doença e, assegurar a máxima eficácia na organização dos cuidados de Enfermagem especializados (Regulamento n.º 364/2015, 2015).
- Cuidados de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica com Sépsis: Projeto de Melhoria Contínua da QualidadePublication . Pereira, Ana Sofia Gomes; Duarte, Hugo Miguel SantosO Relatório de Ensino Clínico surge inserido na unidade curricular de Estágio de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica com Relatório, da 1ª Turma do Curso de 2º Ciclo de estudos em Enfermagem Médico-Cirúrgica na Área de Especialização em Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica do 2ºano, da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Leiria. Este relatório divide-se em duas partes, a primeira parte consiste em analisar, fundamentar, criticar e descrever as intervenções efetuadas ao longo dos três Ensinos Clínicos, em diferentes contextos, com base nas competências comuns e específicas do enfermeiro especialista. Os Ensinos Clínicos decorreram num Serviço de Urgência Médico-Cirúrgica, num Serviço de Medicina Intensiva e numa Unidade de Cuidados Intensivos Cardíacos, todos numa Unidade Local de Saúde da região Centro de Portugal, entre fevereiro de 2023 e fevereiro de 2024. A segunda parte do presente relatório consiste na apresentação de um trabalho de investigação, desenvolvido numa Unidade de Cuidados Intermédios de uma Unidade Local de Saúde da região Centro de Portugal, com vista à elaboração de um protocolo de cuidados de enfermagem à pessoa em situação crítica com sépsis, num estudo investigação ação, do tipo quantitativo e descritivo. Para isto, foi efetuada uma colheita de dados através da implementação de quatro questionários, aos enfermeiros que prestam cuidados diretos às Pessoas em Situação Crítica. Após a identificação das dificuldades sentidas pelos enfermeiros na prestação de cuidados à pessoa em situação crítica com sépsis, foi realizada uma ação de formação e implementado um protocolo de cuidados de enfermagem, entre dezembro de 2023 e janeiro de 2024, identificando a utilidade e exequibilidade do protocolo.
- Debriefing no pré-hospitalar: uma estratégia de melhoria da prestação dos cuidados à pessoa em situação críticaPublication . Rodrigues, Catarina Isabel de Sousa; Duarte, Hugo Miguel SantosO presente relatório surge no âmbito da conclusão do 3º Curso de Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica: na área de especialização em Enfermagem À Pessoa em Situação Crítica, da Escola Superior de Saúde de Leiria, e tem como objetivo descrever o percurso realizado na aquisição de competências como futura enfermeira especialista. Este relatório encontra-se dividido em duas partes: a parte I inicia-se pela caracterização dos contextos clínicos onde decorreram os estágios, Serviço de Urgência Médico-Cirúrgica, Serviço de Medicina Intensiva e Unidade de Cuidados Intensivos Coronários e tem por base uma descrição e análise reflexiva das competências adquiridas nos três Ensinos Clínicos, indo ao encontro do que está regulado pela Ordem dos Enfermeiros no que diz respeito às competências comuns e especificas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico- Cirúrgica à Pessoa em Situação Crítica. A parte II é constituída pelo projeto de melhoria contínua aplicado num serviço de Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) de um hospital da região centro de Portugal, cuja temática é o “Debriefing no pré-hospitalar: uma estratégia de melhoria da prestação dos cuidados à Pessoa em Situação Crítica (PSC)”. O objetivo principal foi implementar um projeto de melhoria contínua da qualidade dos cuidados prestados à PSC, com recurso à aplicação de uma estratégia de debriefing estruturado, após evento crítico. A seleção do tema deve-se à sua relevância, dado que no contexto de emergência o debriefing tem sido associado a melhorias no desempenho das equipas, com impacto no desenvolvimento de competências não-técnicas, tendo em vista a otimização da qualidade e segurança do utente. Foi realizado um estudo quantitativo-descritivo-correlacional numa perspetiva de investigação-ação, aplicado numa amostra de 35 profissionais da VMER de um hospital da região centro de Portugal. Para o desenvolvimento deste estudo foi aplicada a Escala de Avaliação do Debriefing associado à Simulação, modificada para contexto clínico. Foi avaliado o impacto da utilização da estratégia de debriefing estruturado em três dimensões, que dizem respeito aos valores psicossocial, cognitivo e afetivo. De um modo geral podemos concluir que o debriefing estruturado assume-se como uma estratégia que promove a melhoria da qualidade dos cuidados prestados à PSC pela equipa da VMER do hospital da região centro de Portugal selecionado.
- Metodologia Individual de Trabalho em Enfermagem na Área Cirúrgica de um Serviço de Urgência: Orientação para a Melhoria Contínua da QualidadePublication . Fernandes, Andreia Filipa Lopes; Duarte, Hugo Miguel SantosO presente Relatório de Ensino Clínico reflete o culminar do percurso académico, para obtenção do grau de Mestre em Enfermagem Médico-Cirúrgica e o título de enfermeira especialista na área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica, com ênfase na aquisição de competências nos períodos de Ensino Clínico e no desenvolvimento do trabalho de investigação-ação realizado no contexto de exercício profissional, no Serviço de Urgência de um Centro Hospitalar da zona Centro de Portugal. O Relatório encontra-se dividido em duas partes. No primeiro capítulo da Parte I é realizada uma breve caracterização dos 3 contextos de Ensino Clínico (Serviço de Urgência, Unidade de Cuidados Intensivos e Emergência Extra-Hospitalar). No segundo capítulo é realizada uma análise crítico-reflexiva sobre as oportunidades de aprendizagem e as experiências vivenciadas, as dificuldades encontradas e as estratégias de melhoria adotadas durante cada Ensino Clínico. Além do referido, é realizado um paralelismo com a mais recente evidência científica existente e com a legislação e orientações nacionais e internacionais atuais, refletindo-se sobre o impacto de cada contexto de prática clínica no desenvolvimento e consolidação das competências comuns do enfermeiro especialista e específicas na área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica. No terceiro capítulo são apresentadas as conclusões da análise e da reflexão das competências do enfermeiro especialista desenvolvidas. A Parte II corresponde ao trabalho de investigação-ação, realizado em contexto de prática profissional, e encontra-se enquadrado no conceito de Projeto de Melhoria Contínua da Qualidade dos Cuidados de Enfermagem, intitulando-se “Metodologia Individual de Trabalho na Área Cirúrgica de um Serviço de Urgência: Orientação para a Melhoria Contínua da Qualidade”. Este estudo consistiu na implementação da metodologia individual de trabalho em enfermagem na Área Cirúrgica de um Serviço de Urgência, através da implementação de um Procedimento de Enfermagem intitulado “Metodologia Individual de Trabalho em Enfermagem na Área Cirúrgica do Serviço de Urgência” e realização da respetiva formação teórica, com vista à melhoria da segurança e da qualidade dos cuidados de enfermagem prestados nessa área. Verificou-se que as intervenções realizadas, na perspetiva da amostra de enfermeiros, contribuíram para garantir a continuidade, segurança e qualidade dos cuidados de enfermagem prestados, além de garantir a operacionalização do Processo de Enfermagem na prestação de cuidados e uma compreensão integral do doente durante a prestação de cuidados e nos momentos de transição de cuidados e informação.
- Qualidade nos cuidados de Enfermagem à Pessoa Adulta em Situação Critica Queimada na Sala de Emergência: Um protocolo de IntervençãoPublication . Marques, Liliana Sofia Carvalho; Duarte, Hugo Miguel SantosO presente Relatório Final de desenvolvimento de competências especializadas em Enfermagem, surge no âmbito do Mestrado de Enfermagem Médico-Cirúrgica na área de especialização em Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica, da Escola Superior de Saúde do Politécnico de Leiria. Com o propósito de descrever e evidenciar o desenvolvimento de competências, comuns e específicas, do enfermeiro especialista, foi utilizada uma metodologia crítico-reflexiva sobre as atividades realizadas, experiências vivenciadas e desafios encontrados ao longo dos ensinos clínicos, que foram desenvolvidos em três contextos da prática especializada: Serviço de Urgência Médico-Cirúrgica, Unidade de Cuidados Intensivos e Unidade de Cuidados Intensivos Cardíacos. Para o desenvolvimento de competências na área da investigação, foi realizado um estudo de investigação-ação, acerca da qualidade dos cuidados de enfermagem à pessoa adulta em situação crítica queimada na sala de emergência, com recurso à construção e validação de um protocolo de intervenção. A técnica de Delphi foi utilizada na metodologia de construção do protocolo através de um grupo de peritos na área dos queimados que avaliaram a pertinência das intervenções sugeridas. A pertinência deste estudo foi identificada como uma necessidade por parte da equipa de enfermagem do serviço de urgência médico-cirúrgica de um hospital da zona Centro do país e permitiu que se analisasse a influência de um protocolo de intervenção nos conhecimentos dos enfermeiros na prestação de cuidados à Pessoa Adulta em Situação Crítica Queimada na Sala de Emergência. Os resultados alcançados, evidenciaram que a existência de um protocolo nesta área, é considerado uma ferramenta adequada para padronizar intervenções, face às necessidades dos doentes vítimas de queimaduras, que acedem ao hospital pela sala de emergência e contribui para a segurança e qualidade dos cuidados prestados. O estudo termina com a indicação de algumas recomendações que se consideram pertinentes para a otimização da implementação deste protocolo de intervenção.
- Relatório de Ensino Clínico – Desenvolvimento de Competências Especializadas em Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica: Intervenção Especializada de Enfermagem na Abordagem ao Doente com Suspeita de Acidente Vascular Cerebral em Fase AgudaPublication . Conde, Catarina Isabel Almeida; Duarte, Hugo Miguel SantosSurgindo no âmbito do Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica na área de especialização em Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica, da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Leiria, o presente Relatório de Estágio representa um instrumento que possibilita uma reflexão sobre o desenvolvimento de competências comuns e competências específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica. Para o desenvolvimento destas competências foram realizados ensinos clínicos, tendo estes decorrido em três serviços/instituições diferentes, onde todos eles tiveram como cerne de aprendizagem os cuidados especializados à pessoa em situação crítica. Assim, estes ocorreram num serviço de urgência, numa unidade de cuidados intensivos e numa unidade de diálise. São descritas as atividades desenvolvidas, tendo por base uma reflexão crítica em relação a cada local de ensino clínico, de forma integrativa. Esta corresponde à Parte I deste Relatório de Estágio. A Parte II corresponde a um projeto de investigação/ação realizado no local de trabalho. O mesmo foi desenvolvido sobre o tema: Intervenção Especializada de Enfermagem na Abordagem ao Doente com Suspeita de Acidente Vascular Cerebral em Fase Aguda. O objetivo passou por determinar a utilidade e exequibilidade da instrução de trabalho elaborada, na prestação de cuidados ao doente com suspeita de acidente vascular cerebral em fase aguda, na perspetiva do enfermeiro do serviço de urgência médico-cirúrgico em estudo. Após a construção da instrução de trabalho, foi realizada uma validação de conteúdo, através da técnica Delphi, com um grupo de peritos, o que permitiu validar intervenções de Enfermagem ao doente com suspeita de acidente vascular cerebral, em fase aguda. Determinou-se que a utilidade e exequibilidade da instrução de trabalho apresentada, no contexto deste serviço de urgência é, na perspetiva dos enfermeiros, possível, apesar de identificadas áreas de melhoria. Conhecer a perspetiva dos enfermeiros é fundamental. A existência e aplicação de instruções de trabalho são importantes na prestação de cuidados a estes doentes.
- Relatório de Estágio - A Importância de um Guião Orientador de um Debriefing Estruturado para Eventos de Paragem CardiorrespiratóriaPublication . Ribeiro, Miguel Ângelo Paiva Serafim Pires; Duarte, Hugo Miguel SantosEste relatório apresenta uma síntese daquele que foi o caminho percorrido durante o Mestrado em Enfermagem Médico Cirúrgica na Área de Especialização em Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica, desenvolvido na Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Leiria. Este relatório está dividido em duas partes. Na parte I virão enunciadas e refletidas as competências comuns do enfermeiro especialista e as competências específicas do enfermeiro especialista em médico cirúrgica na área de especialização em enfermagem à pessoa em situação crítica desenvolvidas ao longo do mestrado. Os ensinos clínicos realizado durante este período académico tornaram-se sem dúvida imprescindíveis para o desenvolvimento destas competências enquanto futuro enfermeiro especialista. Na parte II virá o projeto de melhoria contínua da qualidade desenvolvido pelo mestrando, este que foi realizado num serviço de urgência médico cirúrgica de uma unidade local de saúde da região centro de Portugal. Este tem como objetivo: analisar a perceção dos profissionais de saúde em relação à importância da realização de debriefing´s após a abordagem a situações de PCR; Promover a realização de um debriefing estruturado após eventos de PCR, com base em cenários de simulação clínica implementados na sala de emergência.
- RELATÓRIO DE ESTÁGIO: Desenvolvimento de Competências Especializadas em Enfermagem à Pessoa em Situação CríticaPublication . Marques, Joana dos Santos Pina Luís; Duarte, Hugo Miguel SantosEste relatório enquadra-se no âmbito do Curso de Mestrado de Enfermagem Médico-Cirúrgica na área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica, da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Leiria, e representa um instrumento que permite analisar de forma crítico-reflexiva o desenvolvimento de competências para uma intervenção especializada no âmbito da Enfermagem Médico-Cirúrgica na área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica. Encontra-se dividido em duas partes. A Parte I deste documento promover uma análise crítico-reflexiva das competências desenvolvidas durante os estágios e que permitem ao estudante uma Prática Especializada na área da Pessoa em Situação Crítica. Os estágios decorreram em três contextos diferentes: Serviço de Urgência, Emergência Extra-Hospitalar nas valências de Ambulância de Suporte Imediato de Vida e Viatura Médica de Emergência e Reanimação, e Serviço de Medicina Intensiva. A Parte II é constituída pelo estudo de investigação/prática especializada baseada na evidência científica, desenvolvido através de um projeto de melhoria contínua da qualidade, com o tema Comunicação de Informações à Família da Pessoa em Situação Crítica no Serviço de Urgência: implementação de estratégia de melhoria, selecionado com base nas necessidades sentidas pelos Enfermeiros do meu contexto laboral. Como principais resultados realça-se que todos os Enfermeiros consideraram importante ou muito importante a comunicação de informações à família, no entanto 71,2% já sentiu dificuldades nessa comunicação; 98,1% considera pertinente a criação de um protocolo para o efeito; 95,1% concorda ou concorda totalmente que o protocolo desenvolvido é útil na prestação de cuidados de Enfermagem; e 87,8% concorda ou concorda totalmente que o mesmo é exequível.
- Tomada de Decisão Ética na prestação de Cuidados de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica no Serviço de UrgênciaPublication . Andrade, Tiago Filipe Mendes; Duarte, Hugo Miguel SantosEste projeto de investigação-ação decorreu num Serviço de Urgência Médico-cirúrgica de um hospitalar da região centro de Portugal, e teve como objetivo principal desenvolver um Modelo de Apoio à Tomada de Decisão Ética (MATDE) adequado às características e necessidades dos enfermeiros no âmbito do cuidado à Pessoa em situação crítica no Serviço de Urgência (SU). O estudo foi conduzido em três fases: Fase 1 que corresponde ao diagnóstico preliminar de conhecimentos e necessidades dos enfermeiros relativamente a problemas éticos no SU; Fase 2 que diz respeito ao desenvolvimento do MATDE com base na Técnica de Delphi, e a Fase 3 que compreende a implementação e avaliação do Modelo no SU. A técnica de amostragem nas Fases 1 e 3 é por conveniência/acidental, e na Fase 2, a seleção da amostra foi não-probabilística e intencional, e também por método “bola de neve”. Os dados foram colhidos em todas as Fases com recurso a questionários. A metodologia de análise e tratamento dos dados adotada é mista: análise quantitativa (estatística descritiva simples e inferencial) e qualitativa (análise de conteúdo, especificamente na Fase 1). Os principais resultados da Fase 1 revelam que 97% dos enfermeiros participantes refere experienciar quotidianamente problemas éticos, e 61 % assume dificuldade em geri-los. A existência de um modelo/orientação de suporte à reflexão e tomada de decisão ética é considerada relevante para 97% dos participantes. A Fase 2 corresponde à aplicação da Técnica de Delphi para desenvolvimento MATDE. decorreu em 3 rondas, tendo a proposta final do Modelo obtido um índice de validade de conteúdo total de 93%. Na Fase 3, a maioria dos participantes considera que o MATDE tem interesse e utilidade, melhora a segurança dos cuidados prestados, e que pode ser também um recurso de apoio à reflexão e discussão de questões éticas em contexto de formação. Há menor consenso quanto à exequibilidade e aplicabilidade prática no contexto diário de cuidados no SU. Pretende-se que este Modelo seja um recurso para análise e reflexão de questões éticas no SU, quer no contexto prático quer em formação, e que estimule a reflexão, promova a discussão e facilite a tomada de decisão ética no SU.
- Transmissão de informações à família da pessoa em situação crítica em sala de emergênciaPublication . Marques, Ana Rita Sacramento; Duarte, Hugo Miguel SantosEste relatório representa um instrumento que permite analisar o desenvolvimento de competências que viabilizam a construção de uma intervenção especializada no âmbito da Enfermagem Médico-Cirúrgica na área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica. A primeira parte do documento visa promover uma análise e reflexão das competências desenvolvidas durante os ensinos clínicos que permitam ao estudante uma prática especializada na área da pessoa em situação crítica. O ensino clínico decorreu em três contextos diferentes, Serviço de Urgência Médico-Cirúrgica, Unidade de Cuidados Intensivos e Pré-Hospitalar com as valências de Viatura Médica de Emergência e Reanimação e Viatura de Suporte Imediato de Vida. A segunda parte é constituída por um estudo de investigação/ação desenvolvido através de um projeto de melhoria contínua da qualidade, com o tema de Transmissão de informações à família da Pessoa Em Situação Crítica em Sala de Emergência. O mesmo tem como objetivos: analisar a existência de dificuldades sentidas pela equipa de enfermagem na transmissão de informações; criar um procedimento de trabalho para a transmissão eficaz de informações e avaliar a utilidade e exequibilidade do procedimento de trabalho desenvolvido. A metodologia foi um estudo descritivo e quantitativo com cinco fases: brainstorming; questionário de avaliação das necessidades da equipa de enfermagem; sessão de formação e questionário de avaliação e aplicação da IT. Duas amostras de conveniência. Como principais resultados do estudo temos que no serviço em questão, 91,2% dos enfermeiros acham muito importante a transmissão de informações; 70,6% já sentiram dificuldades na transmissão de informações à família. 97,1% dos enfermeiros acham pertinente a existência de formação e 63,3% consideram que a IT é útil na prestação de cuidados. Concluindo assim que a maioria dos enfermeiros já sentiram dificuldades na transmissão de informações à família da PSC e consideram esta temática importante, bem como a existência de formação e a criação de instrumentos de trabalho que auxiliem a prestação de cuidados.