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- Metodologia Individual de Trabalho em Enfermagem na Área Cirúrgica de um Serviço de Urgência: Orientação para a Melhoria Contínua da QualidadePublication . Fernandes, Andreia Filipa Lopes; Duarte, Hugo Miguel SantosO presente Relatório de Ensino Clínico reflete o culminar do percurso académico, para obtenção do grau de Mestre em Enfermagem Médico-Cirúrgica e o título de enfermeira especialista na área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica, com ênfase na aquisição de competências nos períodos de Ensino Clínico e no desenvolvimento do trabalho de investigação-ação realizado no contexto de exercício profissional, no Serviço de Urgência de um Centro Hospitalar da zona Centro de Portugal. O Relatório encontra-se dividido em duas partes. No primeiro capítulo da Parte I é realizada uma breve caracterização dos 3 contextos de Ensino Clínico (Serviço de Urgência, Unidade de Cuidados Intensivos e Emergência Extra-Hospitalar). No segundo capítulo é realizada uma análise crítico-reflexiva sobre as oportunidades de aprendizagem e as experiências vivenciadas, as dificuldades encontradas e as estratégias de melhoria adotadas durante cada Ensino Clínico. Além do referido, é realizado um paralelismo com a mais recente evidência científica existente e com a legislação e orientações nacionais e internacionais atuais, refletindo-se sobre o impacto de cada contexto de prática clínica no desenvolvimento e consolidação das competências comuns do enfermeiro especialista e específicas na área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica. No terceiro capítulo são apresentadas as conclusões da análise e da reflexão das competências do enfermeiro especialista desenvolvidas. A Parte II corresponde ao trabalho de investigação-ação, realizado em contexto de prática profissional, e encontra-se enquadrado no conceito de Projeto de Melhoria Contínua da Qualidade dos Cuidados de Enfermagem, intitulando-se “Metodologia Individual de Trabalho na Área Cirúrgica de um Serviço de Urgência: Orientação para a Melhoria Contínua da Qualidade”. Este estudo consistiu na implementação da metodologia individual de trabalho em enfermagem na Área Cirúrgica de um Serviço de Urgência, através da implementação de um Procedimento de Enfermagem intitulado “Metodologia Individual de Trabalho em Enfermagem na Área Cirúrgica do Serviço de Urgência” e realização da respetiva formação teórica, com vista à melhoria da segurança e da qualidade dos cuidados de enfermagem prestados nessa área. Verificou-se que as intervenções realizadas, na perspetiva da amostra de enfermeiros, contribuíram para garantir a continuidade, segurança e qualidade dos cuidados de enfermagem prestados, além de garantir a operacionalização do Processo de Enfermagem na prestação de cuidados e uma compreensão integral do doente durante a prestação de cuidados e nos momentos de transição de cuidados e informação.
- PROMOÇÃO DA LEITURA ATRAVÉS DA ANIMAÇÃOPublication . Carvalho, Sara João Rodrigues; Fonseca, Marta Sofia Abreu daO presente relatório analisa a importância de promover a leitura nos mais novos, estabelecendo um paralelismo com a animação e educação artística. A animação artística promove a imaginação e a criatividade no indivíduo e quando ligada à promoção da leitura consegue cativar as crianças a ler e a explorar o mundo da leitura de forma autónoma e lúdica. A educação pela arte assume um papel importante na formação integral do ser humano, ao permitir que ele se conheça a si próprio, conheça o seu passado e possa projetar o seu futuro. A partir do conhecimento de si, vai compreendendo as suas ideias e conceções, que o irão ajudar a perceber o seu papel na sociedade. Tendo por base estas ideias, realizou-se um estudo de carácter qualitativo com características de investigação-ação. Numa etapa inicial foi realizado um questionário onde se pretendia descobrir a relação das crianças com a leitura e com o processo de aprenderem algo novo, enquanto se pretendia também conhecer a relação delas com algumas técnicas que seriam usadas ao longo do projeto e o seu à-vontade com as mesmas. Os resultados apontam para algumas disparidades: no grupo das 14 crianças que iniciaram o projeto, apenas 2 responderam que não gostavam de ler, um número inferior ao esperado. Contudo, o que se veio a verificar é que entre os que gostavam de ler eram poucos os que realmente liam ou conseguiam ler bem, ou seja, eram poucos os que realmente tinham interesse em pegar num livro próprio para a sua idade e lê-lo de uma ponta à outra, percebendo a história do livro. Assim, ao longo do projeto conseguiu-se, através da utilização das diversas linguagens artísticas como instrumentos de intervenção social, promover o interesse das crianças pela leitura, permitindo-lhes perceber que com um simples livro podem fazer muita coisa, e que esta não tem de ser monótona e servir apenas para situações de avaliação. Surgiu a seguinte pergunta de partida enquanto se pesquisava sobre o tema: De que forma se poderá promover a leitura, através do elemento lúdico, nos alunos de uma turma do 6.º ano? Os destinatários do projeto foram crianças do 6º ano de uma escola da Região Centro. Como instrumento de recolha de dados foram utilizados o registo fotográfico, o diário de bordo, vídeos e áudios, questionários e a observação participante. Os resultados obtidos indicam que as artes têm um papel muito importante na promoção da leitura.