Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
2.47 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente Relatório de Ensino Clínico reflete o culminar do percurso académico, para obtenção do grau de Mestre em Enfermagem Médico-Cirúrgica e o título de enfermeira especialista na área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica, com ênfase na aquisição de competências nos períodos de Ensino Clínico e no desenvolvimento do trabalho de investigação-ação realizado no contexto de exercício profissional, no Serviço de Urgência de um Centro Hospitalar da zona Centro de Portugal. O Relatório encontra-se dividido em duas partes. No primeiro capítulo da Parte I é realizada uma breve caracterização dos 3 contextos de Ensino Clínico (Serviço de Urgência, Unidade de Cuidados Intensivos e Emergência Extra-Hospitalar). No segundo capítulo é realizada uma análise crítico-reflexiva sobre as oportunidades de aprendizagem e as experiências vivenciadas, as dificuldades encontradas e as estratégias de melhoria adotadas durante cada Ensino Clínico. Além do referido, é realizado um paralelismo com a mais recente evidência científica existente e com a legislação e orientações nacionais e internacionais atuais, refletindo-se sobre o impacto de cada contexto de prática clínica no desenvolvimento e consolidação das competências comuns do enfermeiro especialista e específicas na área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica. No terceiro capítulo são apresentadas as conclusões da análise e da reflexão das competências do enfermeiro especialista desenvolvidas.
A Parte II corresponde ao trabalho de investigação-ação, realizado em contexto de prática profissional, e encontra-se enquadrado no conceito de Projeto de Melhoria Contínua da Qualidade dos Cuidados de Enfermagem, intitulando-se “Metodologia Individual de Trabalho na Área Cirúrgica de um Serviço de Urgência: Orientação para a Melhoria Contínua da Qualidade”. Este estudo consistiu na implementação da metodologia individual de trabalho em enfermagem na Área Cirúrgica de um Serviço de Urgência, através da implementação de um Procedimento de Enfermagem intitulado “Metodologia Individual de Trabalho em Enfermagem na Área Cirúrgica do Serviço de Urgência” e realização da respetiva formação teórica, com vista à melhoria da segurança e da qualidade dos cuidados de enfermagem prestados nessa área. Verificou-se que as intervenções realizadas, na perspetiva da amostra de enfermeiros, contribuíram para garantir a continuidade, segurança e qualidade dos cuidados de enfermagem prestados, além de garantir a operacionalização do Processo de Enfermagem na prestação de cuidados e uma compreensão integral do doente durante a prestação de cuidados e nos momentos de transição de cuidados e informação.
Description
Keywords
Enfermagem Especialização Pessoa em situação crítica Cuidados de enfermagem Métodos de prestação de cuidados