Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

O PENSAMENTO CRÍTICO DOS ESTUDANTES DE ENFERMAGEM: TRADUÇÃO E VALIDAÇÃO DO NURSING CRITICAL THINKING IN STUDENTS QUESTIONNAIRE© (N-CT-4 STUDENTS©) PARA OS ESTUDANTES DE ENFERMAGEM DE TIMOR-LESTE (N-CT-4 STUDENTS-VERSÃO TÉTUM©)

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
DISSERTAÇÃO_Marciana Magalhães_Fc_f.pdf1.1 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Introdução: O pensamento crítico é um tópico de interesse significativo na enfermagem, apesar da ambiguidade terminológica e da ausência de uma concetualização amplamente aceite e adequada ao contexto clínico. Objetivo: Traduzir e validar transculturalmente para os estudantes de Enfermagem de Timor-Leste o instrumento Nursing Critical Thinking in Students Questionnaire – Tétum Version© (N-CT-4 Students-Tétum Version©); e analisar o pensamento crítico dos estudantes de Enfermagem de Timor-Leste. Metodologia: Esta investigação consiste num estudo metodológico, quantitativo, descritivo e correlacional. O estudo foi iniciado após aprovação pela Unit of Ethical Research and Development de Timor-Leste. A população do estudo foi constituída por estudantes de enfermagem de vários anos académicos de uma universidade de Timor-Leste. Os instrumentos deste estudo permitiram recolher dados referentes às características sociodemográficos dos estudantes e validar transculturalmente o N-CT-4 Students-Tétum Version©, composto por 109 itens de escolha múltipla, com uma escala de Likert. Resultados: Participaram, no presente estudo, 551 estudantes de enfermagem de uma Universidade de Timor-Leste, com uma média de idade de 22 anos (22,480±1,657), maioritariamente do sexo feminino (64,8%) e a frequentar o 4.º ano do curso de Licenciatura em Enfermagem (45,2%). A análise fatorial exploratória permitiu identificar 4 dimensões do instrumento N-CT-4 Students-Tétum Version©: dimensão pessoal; dimensão intelectual e cognitiva; dimensão interpessoal e de autogestão; e dimensão técnica, evidenciando através do teste de Pearson correlações estatisticamente significativas entre todas as dimensões e o instrumento global. A análise fatorial confirmatória demonstrou um modelo, globalmente, não satisfatório apresentando apenas alguns dos índices de ajustamento dentro dos limites recomendados (χ2/ gl = 2,92; RMSEA = 0,059; PNFI = 0,535), embora com um alfa de Cronbach de 0,976. Após a análise psicométrica, com recurso à teste t-Student foi possível constatar a presença de diferenças estatisticamente significativas entre o variável sexo e as dimensões: Pessoal (t=-2,674; p<0,004), Interpessoal e de Autogestão (t=1,736; p<0,042) e Técnica (t=2,431; p<0,0,008). Além disso, verificou-se uma correlação de Pearson estatisticamente significativa entre a variável idade e a Dimensão Intelectual e Cognitiva (r=0,101; p<0,018), a Dimensão Interpessoal e de Autogestão (r=0,190; p<0,001), a Dimensão Técnica (r=0,216; p<0,001), e o N-CT-4 Students-Tétum Version© (r=0,098; p<0,021). Conclusão: O instrumento N-CT-4 Students-Tétum Version© foi validado transculturalmente para os estudantes de Enfermagem de Timor-Leste., permitindo assim ter um instrumento que avalie o pensamento crítico dos estudantes de enfermagem em Timor-Leste.
Introduction: Critical thinking is a topic of significant interest in nursing, despite terminological ambiguity and the absence of a widely accepted conceptualization appropriate to the clinical context. Objective: To translate and cross-culturally validate the Nursing Critical Thinking in Students Questionnaire – Tétum Version© (N-CT-4 Students-Tétum Version©) for nursing students in Timor-Leste; and to analyze the critical thinking of nursing students in Timor-Leste. Methodology: This research consists of a methodological, quantitative, descriptive and correlational study. The study was initiated after approval by the Unit of Ethical Research and Development of Timor-Leste. The study population consisted of nursing students from various academic years at a university in East Timor. The instruments used in this study made it possible to collect data on the sociodemographic characteristics of the students and to cross-culturally validate the N-CT-4 Students-Tetum Version©, consisting of 109 multiple-choice items with a Likert scale. Results: 551 Nursing students from a University in East Timor participated in this study, with an average age of 22 year s (22.480±1.657), mostly female (64.8%) and attending the 4th year of the Nursing Degree course (45.2%). The exploratory factor analysis identified 4 dimensions of the N-CT-4 Students-Tetum Version© instrument: personal dimension; intellectual and cognitive dimension; Interpersonal and Self-management; and technical dimension, with Pearson's test showing statistically significant correlations between all the dimensions and the overall instrument. The confirmatory factor analysis showed an overall unsatisfactory model, with only some of the fit indices within the recommended limits (χ2/gl = 2.92; RMSEA = 0.059; PNFI = 0.535), although with a Cronbach's alpha of 0.976. After the psychometric analysis, using the Student's t-test, it was possible to verify the presence of statistically significant differences between the gender variable and the dimensions: Personal (t=-2.674; p<0.004), Interpersonal and Self-management (t=1.736; p<0.042) and Technical (t=2.431; p<0.0.008). In addition, there was a statistically significant Pearson correlation between the age variable and the Intellectual and Cognitive Dimension (r=0.101; p<0.018), the Interpersonal and Self-management Dimension (r=0.190; p<0.001), the Technical Dimension (r=0.216; p<0.001), and the N-CT-4 Students-Tetum Version© (r=0.098; p<0.021).Conclusion: The N-CT-4 Students-Tetum Version© instrument has been cross-culturally validated for nursing students in East Timor, thus providing an instrument that assesses the critical thinking of nursing students in East Timor.

Description

Keywords

Estudante de enfermagem Estudo de Validação Pensamento crítico

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue