ESECS - Mestrado em Educação Pré-Escolar
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Browsing ESECS - Mestrado em Educação Pré-Escolar by advisor "Gamboa, Maria José Nascimento Silva"
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- Da Creche ao Jardim de InfânciaPublication . Nóbrega, Ana Bárbara Freitas; Gamboa, Maria José Nascimento SilvaO presente relatório de Prática de Ensino Supervisionada surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar e procura ilustrar, de forma reflexiva, algumas das aprendizagens e experiências educativas por mim vivenciadas no percurso formativo das crianças. O relatório encontra-se dividido em três partes principais. A parte I é composta pela dimensão reflexiva em contexto de creche onde apresento, a caraterização do meio, do grupo de crianças dos tempos pedagógicos e ainda a importância do ciclo de ação pedagógica. A parte II diz respeito ao contexto de Jardim de Infância I e subdivide-se em dois capítulos. O primeiro capítulo contém de igual modo uma dimensão reflexiva, onde apresento a caracterização da sala de atividades e do grupo de crianças, o modelo pedagógico Reggio Emilia e suas implicações, o papel do ciclo de ação pedagógica e ainda a descrição de um projeto dinamizado com o grupo de crianças seguindo a metodologia de trabalho de projeto. O segundo capítulo contempla a dimensão investigativa que tem por base um estudo de investigação-ação desenvolvido em torno da temática da Educação para os Media em contexto de jardim de infância. Este estudo de carácter qualitativo visa assim conhecer as conceções das crianças do jardim de infância acerca do universo dos media, especificamente das notícias. De um modo global, os resultados determinam a importância de o educador de infância construir precocemente ambientes lúdicos de contacto com os media, potenciando condições pedagógicas de envolvimento das crianças e de um potencial de ação com este universo, permitindo-lhes, assim, transformarem-se em consumidores esclarecidos e produtores de texto jornalístico, especificamente de notícias. Por fim, a parte III é composta pela dimensão reflexiva em contexto de Jardim de Infância II onde exponho e reflito sobre algumas aprendizagens e experiências vividas neste contexto.
- Da Creche ao Jardim de Infância : um percurso de aprendizagensPublication . Moreira, Marisa Rodrigues; Gamboa, Maria José Nascimento Silva
- Da Creche ao Jardim-de-Infância: descoberta e aprendizagem dos sons das palavras e do jornalPublication . Charters, Liliana Filipa Cordeiro; Gamboa, Maria José Nascimento SilvaO presente relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresenta o meu percurso ao longo do ano letivo 2014/2015 no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar. Está dividido em duas partes. A Parte I corresponde à Prática de Ensino Supervisionada em contexto de Creche e a Parte II, relativa à Prática de Ensino Supervisionada em contexto de Jardim-de-Infância. A Parte I inclui a dimensão reflexiva, que aborda as experiências vivenciadas em contexto de creche, e um ensaio investigativo baseado na seguinte pergunta de partida “O que dizem as crianças de 2 anos quando visualizam imagens de animais?”. Para obter resposta a esta questão, temos os seguintes objetivos gerais: 1) perceber se a visualização de imagens ajuda a desenvolver a linguagem oral; 2) criar propostas de interação verbal promotoras de aprendizagem de diferentes aspetos relacionados com a estrutura sonora da língua. Como objetivos específicos temos os seguintes: 1) identificar e descrever a capacidade das crianças para articular os sons das palavras projetadas; 2) Perceber se a intervenção didática pensada melhora a linguagem oral; 3) Pensar nas implicações didáticas e pedagógicas dos dados obtidos. Os resultados alcançados revelaram que as crianças intervém oralmente, identificando os referentes projetados, articulando de forma diferenciada os sons da fala. Os resultados confirmam que as crianças devem ser estimuladas a comunicar com os seus pares e com os adultos, de forma a desenvolverem a sua linguagem oral, especificamente articulando os sons da fala e alargando o seu vocabulário. Estes resultados levam-me a inferir a importância de disponibilizar às crianças oportunidades para que elas possam percecionar os sons da fala e comunicar com os outros. A Parte II do presente relatório apresenta as experiências vivenciadas em contexto de jardim-de-infância. Esta parte integra práticas realizadas com as crianças em torno de um projeto de criação de um jornal, desenvolvido segundo a metodologia de trabalho de projeto e uma reflexão crítica de todo o percurso realizado neste contexto. Com as propostas educativas construídas, as crianças ficaram a conhecer o universo do jornal, tendo desenvolvido competências para criar os vi seus próprios meios de comunicação, como, por exemplo, um jornal impresso. Considerando o Referencial de Educação para os Media, na educação pré-escolar as crianças conseguem colocar-se no papel de alguns profissionais dos Media; expressar a sua opinião sobre alguns acontecimentos; interessar-se pelos acontecimentos da atualidade e ser capaz de dar a receber uma notícia.
- Da Creche ao Jardim-de-Infância: descobrindo e aprendendo com as crianças, os livros e os jornaisPublication . Horta, Inês da Costa Pereira; Gamboa, Maria José Nascimento SilvaO presente Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresenta todo o meu percurso vivenciado ao longo do Mestrado em Educação Pré-Escolar realizado no ano letivo de 2014/2015. Desta forma, o relatório está dividido em duas partes principais, sendo que a primeira diz respeito à Prática de Ensino Supervisionada em contexto de creche e a segunda parte em contexto de Jardim-de-Infância. A Parte I está também dividida em dois capítulos: o primeiro refere-se a uma dimensão reflexiva, onde são referidas as experiências mais significativas vivenciadas no contexto de creche; o segundo capítulo é referente a um ensaio investigativo, o qual teve como principal objetivo perceber de que forma os livros contribuem para o desenvolvimento da linguagem oral. Neste capítulo é apresentada a metodologia utilizada, bem como os resultados. Estes revelam que as crianças apresentam comportamentos leitores distintos, sendo que os livros são um importante instrumento pedagógico, o qual estimula as crianças a reproduzirem palavras e a construírem unidades sintáticas (sujeito, predicado, complemento direto). A Parte II está também dividida em dois capítulos. O primeiro capítulo engloba a reflexão sobre as experiências vividas em Jardim-de-Infância. O segundo capítulo apresenta a metodologia de trabalho por projeto desenvolvida neste contexto. O projeto desenvolvido tem como título “À Descoberta do Jornal”, e permitiu-nos saber mais sobre este meio de comunicação, através de várias propostas educativas realizadas, como a visita à tipografia, a representação do papel de jornalistas. Estas propostas resultaram na criação do próprio jornal das crianças do Jardim-de-Infância, construído com as suas ideias e com os seus trabalhos.
- Da Creche ao Jardim-de-Infância: Práticas para a construção da igualdade de géneroPublication . Carreira, Diana Gregório; Gamboa, Maria José Nascimento SilvaSer educador/a hoje é um desafio constante. Vivemos numa sociedade complexa, pelo que cabe ao/à educador/a criar condições educativas capazes de proporcionar à criança um saber multifacetado que lhe permita um desenvolvimento harmonioso potenciador das suas capacidades. Sendo o/a educador/a um modelo para a vida futura da criança, de entre os múltiplos desafios que enfrenta, destaca-se o de ser um criador de contextos reflexivos, capazes de precocemente desenvolver na criança uma consciência crítica sobre o que a rodeia. O presente relatório, integrado no Mestrado em Educação Pré-Escolar, procura relatar o meu percurso ao longo do mesmo, evidenciando os desafios educativos experienciados no percurso formativo das crianças. O relatório encontra-se dividido em três partes principais. A primeira parte diz respeito à Prática de Ensino Supervisionada em contexto de Creche; a segunda parte em contexto de Jardim-de-Infância I e, por fim, a terceira parte em contexto de Jardim-de-Infância II. Tendo por referência estes três contextos, procura-se evidenciar uma dimensão reflexiva, apresentando as experiências vivenciadas, as caracterizações do grupo de crianças, espaços, recursos mobilizados e atividades dinamizadas com as crianças. Nas partes II e III os pontos de ação baseiam-se na Metodologia de Trabalho de Projeto assente nos interesses e curiosidades das crianças. Nestes lugares do relatório, procura-se dar conta das experiências educativas construídas e vividas. Desta forma foram desenvolvidas propostas educativas com o objetivo de desenvolver competências nas mais variadas Áreas de Conteúdo: Área de Formação Pessoal e Social, Área de Conhecimento do Mundo e Área de Expressão e Comunicação e seus Domínios. Na parte III, apresentam-se igualmente informação relativa à avaliação, de uma das crianças do grupo, por portefólio, e uma dimensão investigativa baseada na pergunta de partida: “Será que, para as crianças, existem brincadeiras, atividades e profissões para meninos e meninas,homens e mulheres?”. A procura de respostas investigativas para esta pergunta de partida permitiu a construção de um breve estudo descritivo, realizado com quatro participantes. Os resultados mostram que o profissional de educação pode ajudar as crianças a refletirem e a desconstruírem certos estereótipos. Efetivamente, se inicialmente os participantes achavam que havia áreas e brinquedos exclusivos ora de meninos ora de meninas, ao longo do tempo foram refletindo sobre esses aspetos e transformando a sua opinião.
- Estratégias de Compreensão Leitora na Educação Pré-EscolarPublication . Cardoso, Nádia Soraia Macedo; Gamboa, Maria José Nascimento Silvapresente relatório de Prática de Ensino Supervisionada está dividido em três partes sendo, cada uma delas, relativas a um contexto educativo (Creche, Jardim de Infância I e Jardim de Infância II), onde apresento o meu percurso formativo ao longo dos anos letivos 2015/2016 e 2016/2017. A parte I diz, assim, respeito ao contexto educativo de Creche onde apresento, nomeadamente, a caraterização do meio, do grupo de crianças, dos espaços, tempos e recursos disponíveis, bem como uma breve descrição de duas das propostas educativas exploradas consideradas mais relevantes. A parte II, à semelhança da anterior, relativa ao contexto educativo de Jardim de Infância I, inclui a caraterização do grupo de crianças e descreve a Metodologia de Trabalho de Projeto I – Os Foguetões e os Planetas. A parte III, respeitante ao contexto educativo de Jardim de Infância II, integra a caraterização do meio e do grupo de crianças, a Metodologia de Trabalho de Projeto II – À volta dos Insetos, a avaliação e, por fim, o ensaio investigativo baseado na pergunta de partida: “Podem as estratégias de compreensão leitora ajudar a criança a compreender melhor as histórias?”. Os objetivos do estudo são: i) Fazer revisão da literatura sobre a importância das histórias e da compreensão leitora na Educação Pré-Escolar; ii) Conhecer as potencialidades da exploração de estratégias de compreensão leitora para a compreensão de histórias por parte das crianças; iii) Verificar a evolução das crianças relativamente à capacidade de identificar e/ou comparar personagens, sequenciar e/ou ordenar acontecimentos, identificar relações de causa efeito e identificar problemas e possíveis soluções; iv) Refletir sobre as implicações pedagógicas dos dados. Por conseguinte, a partir da recolha e análise dos dados, foi possível concluir essencialmente que, com as crianças de faixa etária superior (quatro e cinco anos), as estratégias de compreensão leitora e, nomeadamente, o Story Face, auxiliam na (re)organização dos elementos da estrutura narrativa e, inclusive, numa maior e melhor articulação do reconto, contribuindo para a compreensão das narrativas por parte das crianças.
- Falar sobre históriasPublication . Marques, Marta Filipa de Mendonça; Correia, Sónia Cristina Lopes; Gamboa, Maria José Nascimento SilvaO presente relatório de Prática de Ensino Supervisionada decorre do Mestrado em Educação Pré-Escolar da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria, e nele pretende-se partilhar vivências experienciadas entre os anos letivos 2021/2022 e 2022/2023 e as respetivas reflexões deste percurso formativo. Este relatório apresenta duas partes, a reflexiva e a investigativa, em que as histórias ocupam um papel central. A primeira parte do relatório apresenta algumas das “minhas histórias”, efetuadas nos diferentes contextos vivenciados em Creche e Pré-Escolar (rede privada e rede pública) e com vários intervenientes. As reflexões revelam as conquistas e os desafios vivenciados e as aprendizagens que realizei ao longo deste percurso formativo. Na segunda parte, apresenta-se o estudo empírico, um estudo de caso de cariz qualitativo, que se orientou pela seguinte questão: “De que forma um projeto de intervenção educativa poderá promover o envolvimento das crianças em práticas socializadas de leitura/escuta e narração de histórias?”. Este estudo emerge de observações das crianças, em contexto de prática supervisionada e do interesse em descobrir como é que o educador pode levar as crianças a consolidar a sua relação com os livros e as suas histórias, ampliando esses diálogos além-sala. Assim, quis-se fomentar um ambiente em que a leitura e a partilha de ideias fossem algo presente, implementando-se um projeto de intervenção. Os resultados obtidos confirmam o potencial formativo das histórias para a infância e a sua relevância para a construção do interesse e do olhar crítico das crianças, através da socialização de práticas em torno dos livros. Os resultados destacam, ainda, o papel do mediador na construção de uma relação positive de envolvimento da criança com o livro.
- A gestão de conflitos em educação pré-escolarPublication . André, Joana Filipa da Silva; Gamboa, Maria José Nascimento SilvaO presente relatório de Prática de Ensino Supervisionada surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, realizado na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, do Instituto Politécnico de Leiria. Este espelha o desenvolvimento da minha identidade, abordando a minha trajetória como educadora de infância e investigadora e encontra-se dividido em três partes. A primeira parte foca, de forma reflexiva, na minha experiência em contexto de Creche. Nesta foram abordados pontos como a importância das rotinas, assim como o ciclo pedagógico foi tido em consideração. Na segunda parte, de modo reflexivo, descrevo o meu percurso em Jardim de Infância da rede particular, incluindo o projeto Como fazer uma cabana no pinhal? desenvolvido com o grupo de crianças, bem como a avaliação com recurso ao portfólio. A terceira parte abrange dois capítulos. O primeiro capítulo referente à dimensão reflexiva sobre a minha experiência em jardim de infância de rede pública, focando as diferentes propostas realizadas com o grupo e evidenciando aprendizagens do mesmo. O segundo capítulo, designado dimensão reflexiva, apresenta o ensaio investigativo de natureza qualitativa realizado com um grupo de quatro crianças, com idades entre 4 e 5 anos. O principal objetivo deste é possibilitar compreender a perceção dos conflitos em contexto educativo. Com a realização do estudo compreendeu-se que é comum a existência de conflitos em contextos educativos. Os dados recolhidos evidenciam o reconhecimento de situações de conflito, bem como os fatores que conduzem às mesmas. Evidenciam também conhecimento de soluções a aplicar em situações de tal índole. Por fim, é feita uma síntese referente ao percurso construído no âmbito das práticas vivenciadas. Esta síntese foi fundamental para o meu crescimento pessoal e profissional.
- Ouvir e brincar com históriasPublication . Mesquita, Nídia Alexandra Pereira; Gamboa, Maria José Nascimento SilvaO presente Relatório de Prática Pedagógica Supervisionada (PPS) foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar. Através da reflexão, este relatório expõe todo o percurso e experiências vivenciadas em PPS e encontra-se divido em três partes. A Parte I é composta pela dimensão reflexiva nos três contextos de prática pedagógica, Creche, Jardim de Infância I e Jardim de infância II, e reflete todas as aprendizagens, desafios, propostas e algumas dificuldades que se revelaram fundamentais para este percurso de construção como Educadora de Infância. Na parte II é apresentado um estudo investigativo que tem por base o potencial formativo das histórias infantis e do jogo dramático na área da casinha. A área da casinha é um local que privilegia o jogo dramático e torna-se necessário que se dinamize esta área para que esta seja promotora de novas experiências e aprendizagens. Assim, através de uma investigação-ação, pretendeu-se perceber quais os contributos da introdução de objetos relacionados com as histórias infantis na área da casinha para a ampliação do jogo dramático que se desenvolve nesta área. De um modo geral, os dados obtidos indicam que a prática da leitura de histórias e o disponibilizar de objetos relacionados com a mesma na área da casinha, permitem a ampliação do jogo dramático, do vocabulário usado no mesmo e auxilia no surgimento de novas interações com objetos e pares. Por fim, a conclusão geral, onde é exposta uma breve reflexão acerca da construção deste relatório e das aprendizagens e desafios que se destacaram ao longo do mesmo.
- PERCURSOS DE APRENDIZAGEM EM PRÁTICA DE ENSINO SUPERVISIONADOPublication . Pitau, Joana Tavares; Gamboa, Maria José Nascimento SilvaO presente relatório de Prática de Ensino Supervisionada surge no âmbito do Mestrado de Educação Pré-Escolar, do Instituto Politécnico de Leiria. Pretende apresentar os processos de construção da minha identidade profissional, relatando assim o meu percurso como educadora de infância e investigadora. Este encontra-se dividido em três partes. A parte I integra a dimensão reflexiva relacionada com as minhas Práticas de Ensino Supervisionado nos diferentes contextos educativos - Creche, Jardim de Infância I e Jardim de Infância II refletindo experiências e aprendizagens vivenciadas, desafios, conquistas, propostas implementadas e projetos desenvolvidos. A parte II faz referência à dimensão investigativa, que assenta numa investigação-ação desenvolvida, com cinco crianças na faixa etária dos 4 e 5 anos. Este estudo de natureza qualitativa, de caráter descritivo, tenciona dar a conhecer as potencialidades formativas da exploração de narrativas como dispositivo didático para a resolução de conflitos entre pares. O quadro teórico que sustenta o estudo centra-se na relevância do papel do educador de infância enquanto construtor de ambientes educativos potenciadores da resolução de conflitos. As propostas didáticas descrevem as estratégias implementadas, desde a leitura de histórias infantis ou visualização de filmes, à exploração de possíveis estratégias de resolução de conflitos. Os dados adquiridos parecem mostrar que as crianças identificam o que é um conflito, conseguindo através dos exemplos das narrativas, apresentar algumas estratégias para os gerir. De um modo geral, os dados sugerem que a prática de leitura de narrativas, de receção infantil permite que as crianças se projetem nas personagens e comparem os problemas destas com as suas vivências, conseguindo encontrar estratégias para a resolução. A parte III contempla as considerações finais, onde são refletidas as aprendizagens significativas que foram cruciais para o percurso académico e profissional da mestranda.