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- Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação Pré-EscolarPublication . Pires, Ana Margarida Antunes; Gamboa, Maria José Nascimento SilvaO presente relatório de Prática de Ensino Supervisionada faz referência a todo o meu percurso de 2018 a 2020, no âmbito do mestrado em Educação Pré-Escolar. Este encontra-se dividido em três partes. A primeira parte faz referência à Prática de Ensino Supervisionada em Contexto de Creche. A segunda e a terceira fazem alusão à Prática de Ensino Supervisionada em Jardim de Infância I e II, respetivamente. Estas três dimensões procuram, essencialmente, refletir sobre algumas das aprendizagens e desafios que surgiram ao longo desta aventura que é ser futura Educadora de Infância. Toda esta experiência caracterizou-se pela construção de saberes científicos e didáticos que sustentaram toda a ação, implicando a mobilização e adaptação destes mesmos conhecimentos e competências à singularidade de cada criança, com quem tive o privilégio de contactar e travar momentos de pura aprendizagem. De modo a enfatizar a relevância de uma postura crítica e reflexiva, salienta-se que na segunda parte do presente relatório, mais especificamente no segundo capítulo, encontra-se a dimensão investigativa que integra um estudo denominado Eu tenho direitos! Perspetivas das crianças de um Jardim de Infância. O presente estudo investigativo seguiu uma metodologia de natureza qualitativa de tipo investigação-ação e teve como pergunta de partida: “Que estratégias pode um/a educador/a implementar para criar condições ou ambientes que levem as crianças a compreender o direito à educação?”. Inerentes a esta encontram-se três objetivos: Identificar as conceções das crianças em relação aos seus direitos; Criar ambientes/recursos pedagógicos que levem as crianças a compreender e a defender os seus direitos, especificamente o da educação; Refletir sobre as implicações pedagógicas dos dados recolhidos. Os resultados evidenciam que uma educação pelos direitos deve ser feita não “para” as crianças, mas sim “com” as crianças. Sepretendemos erradicar práticas de desigualdade social, construindo sociedades mais inclusivas, resilientes e pacíficas, onde a justiça impera é importante adotar práticas pedagógicas de participação, onde a voz da criança sobressai e onde estas se podem posicionar criticamente perante o mundo em que vivem.
- Plano de Ação do Gabinete Económico e Social da Região de Leiria (GESRL)Publication . Sargento, Ana; Lopes, Ana Sofia; Santos, EleonoraNo contexto da pandemia COVID-19, foi criado o Gabinete Económico e Social da Região de Leiria, a 13 de abril de 2020, como estrutura informal dinamizada por 3 entidades com atuação relevante na Região de Leiria: CIMRL (Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria), Politécnico de Leiria e NERLEI (Associação Empresarial da Região de Leiria). A motivação de base para a criação do Gabinete reside na consciência de que, ao nível regional, existe uma necessidade urgente de coordenar e partilhar ações, de modo a antecipar decisões que possam manter a atividade empresarial, manter o emprego e a coesão social da região. O presente documento resulta do esforço e contribuição voluntária de cerca de 100 pessoas da Região de Leiria que, organizadas em 10 grupos temáticos, desenvolveram um trabalho intensivo e empenhado, visando atender a dois objetivos principais: 1) Caracterizar a estrutura económica e social da Região de Leiria no período pré pandemia, com o intuito de aferir a capacidade da região para reagir aos impactos negativos, imediatos e de médio prazo, associados a esta crise. 2) Apresentar um plano de medidas, aberto e em melhoria contínua, enquadradas no panorama nacional e internacional, mas especificamente pensadas com as principais entidades regionais e para o contexto regional. O plano de ação terá uma dimensão de curto e de médio prazo, suportada em 6 objetivos estratégicos principais: Promover a coesão social e o emprego; Garantir a proteção “respiratória”, individual e coletiva; Reforçar a capacitação dos serviços de saúde e de educação; Incentivar e valorizar as atividades empresariais; Potenciar as redes colaborativas, identitárias e de coesão regional; Reforçar a digitalização da região. O plano contempla 53 medidas, resultantes do trabalho desenvolvido pelos Grupos de Trabalho, e pensadas especificamente para a realidade da Região de Leiria. As propostas apresentam-se como medidas em construção, sob a forma de recomendações, permitindo a cada uma das entidades responsáveis a necessária flexibilidade na implementação. Dado o contexto de elevada incerteza que ainda se vive, o plano que se apresenta não se trata, naturalmente, de um produto fechado, estando continuamente sujeito a atualizações e recetivo a contributos de toda a comunidade.
- Da Creche ao Jardim de InfânciaPublication . Nóbrega, Ana Bárbara Freitas; Gamboa, Maria José Nascimento SilvaO presente relatório de Prática de Ensino Supervisionada surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-escolar e procura ilustrar, de forma reflexiva, algumas das aprendizagens e experiências educativas por mim vivenciadas no percurso formativo das crianças. O relatório encontra-se dividido em três partes principais. A parte I é composta pela dimensão reflexiva em contexto de creche onde apresento, a caraterização do meio, do grupo de crianças dos tempos pedagógicos e ainda a importância do ciclo de ação pedagógica. A parte II diz respeito ao contexto de Jardim de Infância I e subdivide-se em dois capítulos. O primeiro capítulo contém de igual modo uma dimensão reflexiva, onde apresento a caracterização da sala de atividades e do grupo de crianças, o modelo pedagógico Reggio Emilia e suas implicações, o papel do ciclo de ação pedagógica e ainda a descrição de um projeto dinamizado com o grupo de crianças seguindo a metodologia de trabalho de projeto. O segundo capítulo contempla a dimensão investigativa que tem por base um estudo de investigação-ação desenvolvido em torno da temática da Educação para os Media em contexto de jardim de infância. Este estudo de carácter qualitativo visa assim conhecer as conceções das crianças do jardim de infância acerca do universo dos media, especificamente das notícias. De um modo global, os resultados determinam a importância de o educador de infância construir precocemente ambientes lúdicos de contacto com os media, potenciando condições pedagógicas de envolvimento das crianças e de um potencial de ação com este universo, permitindo-lhes, assim, transformarem-se em consumidores esclarecidos e produtores de texto jornalístico, especificamente de notícias. Por fim, a parte III é composta pela dimensão reflexiva em contexto de Jardim de Infância II onde exponho e reflito sobre algumas aprendizagens e experiências vividas neste contexto.