Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.91 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente Relatório de Prática Pedagógica Supervisionada (PPS) foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar. Através da reflexão, este relatório expõe todo o percurso e experiências vivenciadas em PPS e encontra-se divido em três partes.
A Parte I é composta pela dimensão reflexiva nos três contextos de prática pedagógica, Creche, Jardim de Infância I e Jardim de infância II, e reflete todas as aprendizagens, desafios, propostas e algumas dificuldades que se revelaram fundamentais para este percurso de construção como Educadora de Infância.
Na parte II é apresentado um estudo investigativo que tem por base o potencial formativo das histórias infantis e do jogo dramático na área da casinha. A área da casinha é um local que privilegia o jogo dramático e torna-se necessário que se dinamize esta área para que esta seja promotora de novas experiências e aprendizagens. Assim, através de uma investigação-ação, pretendeu-se perceber quais os contributos da introdução de objetos relacionados com as histórias infantis na área da casinha para a ampliação do jogo dramático que se desenvolve nesta área. De um modo geral, os dados obtidos indicam que a prática da leitura de histórias e o disponibilizar de objetos relacionados com a mesma na área da casinha, permitem a ampliação do jogo dramático, do vocabulário usado no mesmo e auxilia no surgimento de novas interações com objetos e pares.
Por fim, a conclusão geral, onde é exposta uma breve reflexão acerca da construção deste relatório e das aprendizagens e desafios que se destacaram ao longo do mesmo.
Description
Keywords
Educação Pré-Escolar Jogo dramático Brincar