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Abstract(s)
O presente relatório de Prática de Ensino Supervisionada surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, realizado na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, do Instituto Politécnico de Leiria. Este espelha o desenvolvimento da minha identidade, abordando a minha trajetória como educadora de infância e investigadora e encontra-se dividido em três partes.
A primeira parte foca, de forma reflexiva, na minha experiência em contexto de Creche. Nesta foram abordados pontos como a importância das rotinas, assim como o ciclo pedagógico foi tido em consideração.
Na segunda parte, de modo reflexivo, descrevo o meu percurso em Jardim de Infância da rede particular, incluindo o projeto Como fazer uma cabana no pinhal? desenvolvido com o grupo de crianças, bem como a avaliação com recurso ao portfólio.
A terceira parte abrange dois capítulos. O primeiro capítulo referente à dimensão reflexiva sobre a minha experiência em jardim de infância de rede pública, focando as diferentes propostas realizadas com o grupo e evidenciando aprendizagens do mesmo. O segundo capítulo, designado dimensão reflexiva, apresenta o ensaio investigativo de natureza qualitativa realizado com um grupo de quatro crianças, com idades entre 4 e 5 anos. O principal objetivo deste é possibilitar compreender a perceção dos conflitos em contexto educativo. Com a realização do estudo compreendeu-se que é comum a existência de conflitos em contextos educativos. Os dados recolhidos evidenciam o reconhecimento de situações de conflito, bem como os fatores que conduzem às mesmas. Evidenciam também conhecimento de soluções a aplicar em situações de tal índole.
Por fim, é feita uma síntese referente ao percurso construído no âmbito das práticas vivenciadas. Esta síntese foi fundamental para o meu crescimento pessoal e profissional.
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Conflitos Educador de Infância Gestão de conflitos Educação Pré-escolar