Browsing by Issue Date, starting with "2024-06-27"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- FuturAntiqua.otf: An all-inclusive design space of typographic style in OpenType 1.8 Font VariationsPublication . Hadley, Lennard Gerrit; Morgado, Aprígio Luís Moreira; Santos, Ricardo RodriguesAs OpenType 1.8 Font Variations paves its way as the technological standard in digital typography, the full extent of its capabilities is yet to be realised. By embedding the data required to create specific characteristics or historical styles within its framework there exists a potential to reduce conventional font libraries into a universal typeface, able to recall specific typefaces as required by a user. This results in a single file that is accessible across digital environments, able to finesse the typeface so as to satisfy any style requirements. This dissertation views the way in which typography in the Latin alphabet has originated and how production technologies have influenced typefaces up to the digital formats that we are accustomed to. The manner in which we write has influenced type design for characters to remain legible and is considerably important to early digital parametric fonts and must be respected to build comprehensible typefaces of any given style. A succinct compilation of 24 exemplary typefaces were selected to reflect historical periods are investigated and compared within Vox classifications (3 typefaces per style) and across the gross data to generate outlines of specific style instances that are interpolable in OpenType Font Variations. The outlines test possibilities of design space arrangements and how component parts and axes can be designed for optimal control, consistency, and rapid generation. Based on previous ideologies of a universal typeface by means of reduction, and instead redefining it as one of an all-inclusive nature makes use of these technological advancements to create a design space that mimics historical representations of type. The resulting typeface bears 3 axes that relate to the strokes of a writing implement: one of contrast, one of stress and one for serifs; able to be expanded to include greater control of more type design features.
- LITERACIA EM SAÚDE MENTAL NOS ENFERMEIROS EM INTERNAMENTO CIRÚRGICO – ESTIGMAPublication . Ferraz, Diana Marlene Félix; Tomás, Catarina CardosoEste relatório apresenta-se como trabalho final de Mestrado em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica, do Politécnico de Leiria. Constitui-se em três partes de desenvolvimento, referentes às competências adquiridas e desenvolvidas enquanto mestranda desta área. Na primeira parte deste relatório será uma reflexão sobre a experiência adquirida em três contextos distintos de estágio/ensino clínico, enfatizando o papel do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica no desenvolvimento de práticas de cuidados inovadoras e eficazes, gestão da qualidade dos cuidados de saúde, e na promoção de uma prática baseada na evidência e na ética profissional. Na segunda parte, será realizada análise das atividades desenvolvidas durante os ensinos clínicos/estágio realizados, adotando uma abordagem descritiva, analítica e de reflexão crítica. Este segmento incorpora-se as experiências adquiridas e as estratégias empregadas em momentos distintos, que facilitaram o desenvolvimento das competências estabelecidas para o Enfermeiro Especialista. Tal abordagem abrange tanto as competências comuns a estes profissionais quanto aquelas específicas da área da Saúde Mental e Psiquiátrica, conforme estipulado pela Ordem dos Enfermeiros. Na terceira parte, para o desenvolvimento de competências de investigação será descrito e discutido o estudo de investigação-ação inserido no projeto de melhoria contínua da qualidade dos cuidados de enfermagem, realizado no contexto de trabalho da estudante, sobre a temática: “Literacia em saúde mental nos enfermeiros em internamento cirúrgico – estigma”.
- Cartazes Tipográficos: Reflexão e Exploração em Impressões Efémeras com Tipos Móveis como Meio de ExpressãoPublication . Ferreira, Daniel Esteves Rolo Bracons; Gomes, António Manuel Sucena Silveira; Santos, Ricardo RodriguesA presente investigação realiza uma pesquisa da relação do cartaz projetado através da tipografia de carateres móveis, como objeto de expressão e meio de intervenção, na prática do design gráfico de hoje. O cartaz, continua no nosso tempo a “resistir” às circunstâncias impostas pelas inovações tecnológicas que o afetam como canal de comunicação. As formas de produção gráfica aceleradas e inquietações sociais, conduziram em torno do design, à procura de soluções alternativas mais expressivas na era digital, ainda que remissivas ao legado histórico das artes gráficas da impressão tradicional. Nos últimos anos, a tipografia, enquanto processo de impressão manual, é reavaliada e adotada como uma potencial ferramenta de comunicação e design. Esta dissertação, concretizada através de informação publicada, de questionários e de um trabalho prático, pretende explorar quais as potencialidades que ainda conferem os recursos tipográficos no design do cartaz, enquanto suporte de transmissão de ideias. Com o conhecimento obtido, através da reflexão e reinterpretação de todo o percurso da pesquisa, resulta na exploração de um modelo tipográfico (tipo móvel) com atributos modulares, para criar impressões (cartazes) de grandes dimensões de caráter interventivo.
- Falar sobre históriasPublication . Marques, Marta Filipa de Mendonça; Correia, Sónia Cristina Lopes; Gamboa, Maria José Nascimento SilvaO presente relatório de Prática de Ensino Supervisionada decorre do Mestrado em Educação Pré-Escolar da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria, e nele pretende-se partilhar vivências experienciadas entre os anos letivos 2021/2022 e 2022/2023 e as respetivas reflexões deste percurso formativo. Este relatório apresenta duas partes, a reflexiva e a investigativa, em que as histórias ocupam um papel central. A primeira parte do relatório apresenta algumas das “minhas histórias”, efetuadas nos diferentes contextos vivenciados em Creche e Pré-Escolar (rede privada e rede pública) e com vários intervenientes. As reflexões revelam as conquistas e os desafios vivenciados e as aprendizagens que realizei ao longo deste percurso formativo. Na segunda parte, apresenta-se o estudo empírico, um estudo de caso de cariz qualitativo, que se orientou pela seguinte questão: “De que forma um projeto de intervenção educativa poderá promover o envolvimento das crianças em práticas socializadas de leitura/escuta e narração de histórias?”. Este estudo emerge de observações das crianças, em contexto de prática supervisionada e do interesse em descobrir como é que o educador pode levar as crianças a consolidar a sua relação com os livros e as suas histórias, ampliando esses diálogos além-sala. Assim, quis-se fomentar um ambiente em que a leitura e a partilha de ideias fossem algo presente, implementando-se um projeto de intervenção. Os resultados obtidos confirmam o potencial formativo das histórias para a infância e a sua relevância para a construção do interesse e do olhar crítico das crianças, através da socialização de práticas em torno dos livros. Os resultados destacam, ainda, o papel do mediador na construção de uma relação positive de envolvimento da criança com o livro.