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- Effect of a 12-Week Strength Training Program on Muscle Strength Measures of Institutionalized Older Adults—A Pilot StudyPublication . Pereira, Bernardo; Monteiro, Diogo; Matos, Rui; Jacinto, Miguel; Amaro, Nuno; Antunes, Raul; Rodrigues, FilipeInstitutionalized older adults are characterized by high levels of dependence and low levels of physical activity compared to those living in the community. This combination of factors leads to an increased risk of loss of muscle mass. Sarcopenia can be countered through strength training. The aim of the present study was to evaluate the effect of a strength training program on the physical fitness of institutionalized older adults. This study included a sample of 31 institutionalized older adults (20 females, 11 males) aged between 65 and 96 years (M = 81.64, SD = 8.67). Participants reported an average institutionalization duration of 2.43 years (SD = 2.20), ranging from half a year to ten years. A 12-week strength training program was implemented, with sessions held twice a week. Strength fitness was assessed through the following parameters: handgrip strength, upper limb muscular endurance, lower limb muscular endurance, agility and balance, body mass index, and waist circumference. The results demonstrated that a 12-week strength training program improved physical fitness in terms of lower limb muscular endurance, upper limb muscular endurance, agility, and dynamic balance (p < 0.05).
- A gestão de conflitos em educação pré-escolarPublication . André, Joana Filipa da Silva; Gamboa, Maria José Nascimento SilvaO presente relatório de Prática de Ensino Supervisionada surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, realizado na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, do Instituto Politécnico de Leiria. Este espelha o desenvolvimento da minha identidade, abordando a minha trajetória como educadora de infância e investigadora e encontra-se dividido em três partes. A primeira parte foca, de forma reflexiva, na minha experiência em contexto de Creche. Nesta foram abordados pontos como a importância das rotinas, assim como o ciclo pedagógico foi tido em consideração. Na segunda parte, de modo reflexivo, descrevo o meu percurso em Jardim de Infância da rede particular, incluindo o projeto Como fazer uma cabana no pinhal? desenvolvido com o grupo de crianças, bem como a avaliação com recurso ao portfólio. A terceira parte abrange dois capítulos. O primeiro capítulo referente à dimensão reflexiva sobre a minha experiência em jardim de infância de rede pública, focando as diferentes propostas realizadas com o grupo e evidenciando aprendizagens do mesmo. O segundo capítulo, designado dimensão reflexiva, apresenta o ensaio investigativo de natureza qualitativa realizado com um grupo de quatro crianças, com idades entre 4 e 5 anos. O principal objetivo deste é possibilitar compreender a perceção dos conflitos em contexto educativo. Com a realização do estudo compreendeu-se que é comum a existência de conflitos em contextos educativos. Os dados recolhidos evidenciam o reconhecimento de situações de conflito, bem como os fatores que conduzem às mesmas. Evidenciam também conhecimento de soluções a aplicar em situações de tal índole. Por fim, é feita uma síntese referente ao percurso construído no âmbito das práticas vivenciadas. Esta síntese foi fundamental para o meu crescimento pessoal e profissional.