ESECS - Mestrado em Educação Pré-Escolar
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Browsing ESECS - Mestrado em Educação Pré-Escolar by advisor "Dias, Maria Isabel Pinto Simões"
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- Aprendendo em parceria com as crianças : da creche ao jardim de infânciaPublication . Figueira, Susana Alexandra de Caires; Fortunato, Maria Albertina Carvalho; Dias, Maria Isabel Pinto Simões
- Um caminho de aprendizagens em educação de infânciaPublication . Cartaxeiro, Bruna Isabel São Pedro; Oliveira, Luís Miguel Gonçalves de; Dias, Maria Isabel Pinto Simões; Leal, Rita Alexandra BettencourtO presente relatório de Prática Pedagógica Supervisionada debruça-se sobre o meu percurso no Mestrado em Educação Pré-Escolar, nos anos letivos 2018/2019 e 2019/2020. O relatório encontra-se dividido em duas partes distintas. A primeira parte centra-se na dimensão reflexiva evidenciando a Prática Pedagógica em contexto de Creche e contexto de Jardim de Infância I e II (Jardim de Infância I- Privado e Jardim de Infância II- Rede pública). Na segunda parte apresenta-se a dimensão investigativa. A primeira parte destina-se à dimensão reflexiva apresentando as aprendizagens e experiências realizadas ao longo da Prática Pedagógica nos diferentes contextos. A segunda parte centra-se na apresentação do estudo que visou compreender quais as emoções que emergem durante o jogo simbólico na área da casinha durante a brincadeira livre. Este estudo realizou-se no contexto da Prática Pedagógica em Educação de Infância - Jardim de Infância II e contou com a participação de dezassete crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos de idade. Recorreu-se à observação participante com registo videográfico e à entrevista semiestruturada como técnicas de recolha de dados. Os dados recolhidos em 6 momentos distintos foram transcritos e sujeitos à análise de conteúdo. Os resultados permitiram identificar representações simbólicas (papéis sociais e representações de ações do quotidiano) e emoções emergentes e refletir sobre a importância da área da casinha no desenvolvimento da expressão emocional da(s) criança(s). No final, faz-se a conclusão do relatório e apresentam-se as referências bibliográficas.
- Os caminhos da criança da creche ao Jardim-de-Infância : um mundo a (re)descobrir ...Publication . Paula, Diana Redondo da; Dias, Maria Isabel Pinto SimõesEste relatório de Prática de Ensino Supervisionada abrange os contextos Creche e Jardim-de-Infância. Encontra-se dividido em quatro capítulos. O primeiro e o segundo capítulos referem-se ao contexto creche. O terceiro e o quarto capítulos ao contexto Jardim-de-Infância. No primeiro capítulo do relatório consta uma dimensão reflexiva de alguns momentos vividos na Prática Pedagógica, em contexto creche. O segundo capítulo revela o ensaio investigativo realizado com três crianças com idades compreendidas entre os 14 e os 20 meses que visou identificar e descrever as interações entre pares, no momento de brincadeira livre. Segundo uma metodologia qualitativa, este estudo revelou que as três crianças estabeleceram interações essencialmente através de interação não-verbal, mais concretamente através do olhar. O terceiro capítulo deste relatório apresenta uma análise reflexiva de alguns momentos vividos na Prática Pedagógica em contexto de Jardim-de-Infância. Por fim, o quarto capítulo refere-se aos momentos vividos na realização do projeto: “As formigas”, desenvolvido de acordo com as etapas da metodologia de trabalho de projeto. Com este projeto, crianças e adultos descobriram que as formigas, que já existiam no tempo dos dinossauros, têm seis patas e que podem viver até dezoito anos.
- Da Creche ao Jardim de Infância – o meu percurso na construção da profissionalidade docentePublication . Pedro, Mafalda Sofia Ribeiro; Dias, Maria Isabel Pinto Simões; Correia, Sónia Cristina LopesO presente relatório foi realizado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar. Está dividido em duas partes: a primeira refere-se ao contexto de Creche e a segunda ao de Jardim de Infância. Na primeira parte encontram-se os capítulos 1 e 2, e na segunda os capítulos 3 e 4. O capítulo 1 diz respeito à dimensão reflexiva da minha Prática Pedagógica em Creche e nele pode-se encontrar uma breve caracterização do contexto educativo como as caraterísticas de desenvolvimento e aprendizagem das crianças com 1 ano e os seguintes pontos: a) a Creche na vida da criança, b) a importância da observação, c) o papel da rotina no dia-a-dia da criança. No capítulo 2 encontra-se o ensaio investigativo que incidiu na temática das interações em contexto de Creche. Seguindo uma metodologia qualitativa, este estudo procurou identificar as formas de interação de duas crianças de catorze e dezasseis meses com os objetos no momento do almoço. Os resultados revelaram que a criança LP (16 meses) interagiu com a comida, a colher e a taça predominantemente através do tato e das vocalizações indefinidas e a criança LO (14 meses) através do tato e do olhar. O capítulo 3 refere-se à dimensão reflexiva relativa ao contexto de Jardim de Infância. Nele apresenta-se o contexto educativo no qual realizei a minha Prática Pedagógica e as caraterísticas de desenvolvimento e aprendizagem da criança em idade Pré-Escolar. Para além destes dados, reflito ainda sobre: a) planificar segundo os interesses das crianças e b) a documentação pedagógica. O capítulo 4 intitula-se “Investigar com as crianças” e revela a investigação sobre caracóis realizada em contexto de Jardim de Infância de acordo com a Metodologia de Trabalho de Projeto.
- Da Creche ao Jardim de Infância : conquistando a profissionalidade docentePublication . Conceição, Sónia Sofia Ferreira da; Dias, Maria Isabel Pinto Simões
- Da Creche ao Jardim de Infância : construindo um caminho de aprendizagens com as criançasPublication . Figueiredo, Liliana Perna; Dias, Maria Isabel Pinto Simões
- Da Creche ao Jardim de Infância… Um caminho de aprendizagens para a prática docentePublication . Santos, Diana Sofia da Silva; Dias, Maria Isabel Pinto Simões
- Da Creche ao Jardim de Infância: Aprendendo em interação com crianças e adultosPublication . Silva, Ana Sofia Cardoso e; Dias, Maria Isabel Pinto Simões; Correia, Sónia Cristina LopesEste relatório de Prática de Ensino Supervisionada contempla as aprendizagens feitas ao longo do ano letivo 2013/2014 no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar. Encontra-se dividido em duas partes, a Parte I, relativa à Prática de Ensino Supervisionada em contexto Creche e a Parte II, alusiva à Prática de Ensino Supervisionada em contexto Jardim de Infância. A Parte I está dividida em dois capítulos. O Capítulo I é constituído por uma dimensão reflexiva sobre as aprendizagens realizadas em contexto Creche e o Capítulo II apresenta o ensaio investigativo sobre as interações das crianças com os materiais nos momentos de brincadeira livre desenvolvido com duas crianças, numa lógica de investigação qualitativa. Os resultados revelaram que as crianças participantes do estudo estabeleciam diferentes interações com os materiais, numa incessante descoberta do que as rodeava, observando, explorando e fazendo experiências no seu mundo. A Parte II, relativa ao contexto de Jardim de Infância, encontra-se, também, dividida em dois capítulos. No Capítulo III é apresentada uma reflexão sobre as aprendizagens realizadas neste contexto e no Capítulo IV é apresentado o projeto intitulado “Os ovos” desenvolvido segundo a Metodologia de Trabalho de Projeto com 15 crianças. Com o desenvolvimento deste projeto as crianças tiveram oportunidade de aprender sobre os ovos e de cooperar umas com as outras, aprendizagens que se situam na área de formação pessoal e social, de conhecimento do mundo e de expressão e comunicação (Ministério da Educação, 1997).
- Da Creche ao Jardim de Infância: das interações à escuta das vozes das criançasPublication . Santos, Joana Filipa Braga dos; Dias, Maria Isabel Pinto Simões; Correia, Sónia Cristina LopesO presente relatório de Prática de Ensino Supervisionada (PES) surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria, realizado ao longo de dois anos letivos, 2015/2016 e 2016/2017. Está organizado em três partes. A primeira refere-se à Prática Pedagógica Supervisionada em contexto de creche – no qual se apresenta o contexto educativo de creche e a reflexão sobre esse contexto. A segunda parte é relativa à Prática Pedagógica Supervisionada em Contexto de Jardim de Infância I, e incluí um capítulo – Percurso em Jardim de Infância I – no qual se revela o contexto educativo e a reflexão sobre a experiência realizada neste contexto. A terceira parte é alusiva à Prática Pedagógica Supervisionada em Contexto de Jardim de Infância II. Esta parte integra dois capítulos: Percurso em Jardim de Infância II (apresentação do contexto educativo e da experiência realizada em Jardim de Infância II e a divulgação do trabalho realizado de acordo com a metodologia de trabalho por projeto) e o estudo realizado com o intuito de perceber as perspetivas das crianças em relação à transição para o 1.º CEB. Este ensaio investigativo, de natureza qualitativa, foi realizado com 8 crianças com idades dos 5 e aos 6 anos e a educadora titular do grupo. Teve como finalidade i) conhecer as representações das crianças da “sala Laranja” sobre a escola do 1.º CEB; ii) compreender o que pensam as crianças sobre o Jardim de Infância, a escola do 1.º CEB e os seus intervenientes (educadores, professores e crianças); e iii) conhecer as conceções da educadora titular do grupo sobre a transição e continuidade educativa entre a educação pré-escolar e o 1.º CEB. Os dados recolhidos através de registos pictográficos, registos audiovisuais e conversas e/ou entrevistas semiestruturadas, demonstraram que as crianças têm expetativas positivas face à transição, revelando-se curiosas relativamente à escola do 1.º CEB. Identificam elementos do espaço e do meio envolvente do JI e da escola do 1.º CEB e revelam caraterísticas físicas da educadora e da professora do 1.º CEB.
- Da Creche ao Jardim de Infância: interações/brincadeiras e perspetivas dos intervenientesPublication . Oliveira, Vânia Reis; Correia, Sónia Cristina Lopes; Dias, Maria Isabel Pinto SimõesEste relatório de Prática de Ensino Supervisionada surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e coloca em evidência as aprendizagens realizadas sobre a Educação de Infância ao longo de dois anos letivos, 2015/2016 e 2016/2017. Organizado em duas partes (uma relativa à dimensão reflexiva e outra à dimensão investigativa) integra na parte I, três capítulos: capítulo 1 - Reflexão da Prática Pedagógica em contexto de creche (apresentação do contexto educativo, características de desenvolvimento e aprendizagem das crianças 1-2 anos, aprendendo e descobrindo em contexto de creche e o ser educador em contexto de creche); capítulo 2 - Reflexão da Prática Pedagógica em contexto de Jardim de Infância I (caracterização do contexto educativo, características de desenvolvimento e aprendizagem das crianças 3-4 anos e aprendendo e descobrindo em contexto de Jardim de Infância I). E o capítulo 3 - Reflexão da Prática Pedagógica em contexto de Jardim de Infância II (caracterização do contexto educativo, aprendendo e (re) descobrindo em contexto de Jardim de Infância II e o ser educador em contexto de Jardim de Infância). A parte II integra o trabalho de investigação desenvolvido no contexto de Jardim de Infância II com 23 crianças que visou i) identificar a frequência de utilização das crianças na área da casinha, ii) conhecer as perspetivas das crianças sobre essa área, iii) conhecer as perspetivas dos adultos acerca do brincar neste espaço da sala e iv) identificar e caracterizar o tipo de interações e brincadeiras que as crianças estabelecem na área da casinha. Os dados, recolhidos através de registos descritivos, registos videográficos e entrevistas, permitiram encontrar categorias de análise e inferir que as crianças em estudo interagiram com objetos (predominantemente), com pares e com os adultos na área da casinha. Os resultados revelaram, ainda, o saber das crianças sobre a organização do espaço/materiais e sobre o papel do adulto no espaço da área da casinha. Estes resultados reforçam a importância do Educador de Infância escutar as crianças para (re)ajustar a sua prática.
