Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
2.38 MB | Adobe PDF |
Authors
Abstract(s)
O presente relatório foi realizado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar. Está dividido em duas partes: a primeira refere-se ao contexto de Creche e a segunda ao de Jardim de Infância. Na primeira parte encontram-se os capítulos 1 e 2, e na segunda os capítulos 3 e 4.
O capítulo 1 diz respeito à dimensão reflexiva da minha Prática Pedagógica em Creche e nele pode-se encontrar uma breve caracterização do contexto educativo como as caraterísticas de desenvolvimento e aprendizagem das crianças com 1 ano e os seguintes pontos: a) a Creche na vida da criança, b) a importância da observação, c) o papel da rotina no dia-a-dia da criança.
No capítulo 2 encontra-se o ensaio investigativo que incidiu na temática das interações em contexto de Creche. Seguindo uma metodologia qualitativa, este estudo procurou identificar as formas de interação de duas crianças de catorze e dezasseis meses com os objetos no momento do almoço. Os resultados revelaram que a criança LP (16 meses) interagiu com a comida, a colher e a taça predominantemente através do tato e das vocalizações indefinidas e a criança LO (14 meses) através do tato e do olhar.
O capítulo 3 refere-se à dimensão reflexiva relativa ao contexto de Jardim de Infância. Nele apresenta-se o contexto educativo no qual realizei a minha Prática Pedagógica e as caraterísticas de desenvolvimento e aprendizagem da criança em idade Pré-Escolar. Para além destes dados, reflito ainda sobre: a) planificar segundo os interesses das crianças e b) a documentação pedagógica.
O capítulo 4 intitula-se “Investigar com as crianças” e revela a investigação sobre caracóis realizada em contexto de Jardim de Infância de acordo com a Metodologia de Trabalho de Projeto.
Description
Keywords
Rotina Projeto Interação Crianças