Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.55 MB | Adobe PDF |
Authors
Abstract(s)
O presente relatório de Prática de Ensino Supervisionada (PES) surge
no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, da Escola Superior
de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria,
realizado ao longo de dois anos letivos, 2015/2016 e 2016/2017. Está
organizado em três partes. A primeira refere-se à Prática Pedagógica
Supervisionada em contexto de creche – no qual se apresenta o
contexto educativo de creche e a reflexão sobre esse contexto. A
segunda parte é relativa à Prática Pedagógica Supervisionada em
Contexto de Jardim de Infância I, e incluí um capítulo – Percurso em
Jardim de Infância I – no qual se revela o contexto educativo e a
reflexão sobre a experiência realizada neste contexto. A terceira parte
é alusiva à Prática Pedagógica Supervisionada em Contexto de Jardim
de Infância II. Esta parte integra dois capítulos: Percurso em Jardim de
Infância II (apresentação do contexto educativo e da experiência
realizada em Jardim de Infância II e a divulgação do trabalho
realizado de acordo com a metodologia de trabalho por projeto) e o
estudo realizado com o intuito de perceber as perspetivas das crianças
em relação à transição para o 1.º CEB. Este ensaio investigativo, de
natureza qualitativa, foi realizado com 8 crianças com idades dos 5 e
aos 6 anos e a educadora titular do grupo. Teve como finalidade i)
conhecer as representações das crianças da “sala Laranja” sobre a
escola do 1.º CEB; ii) compreender o que pensam as crianças sobre o
Jardim de Infância, a escola do 1.º CEB e os seus intervenientes
(educadores, professores e crianças); e iii) conhecer as conceções da
educadora titular do grupo sobre a transição e continuidade educativa
entre a educação pré-escolar e o 1.º CEB. Os dados recolhidos através
de registos pictográficos, registos audiovisuais e conversas e/ou
entrevistas semiestruturadas, demonstraram que as crianças têm
expetativas positivas face à transição, revelando-se curiosas
relativamente à escola do 1.º CEB. Identificam elementos do espaço e
do meio envolvente do JI e da escola do 1.º CEB e revelam
caraterísticas físicas da educadora e da professora do 1.º CEB.
Description
Keywords
Crianças Educação de Infância reflexão representações transição