Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Da Creche ao Jardim de Infância: das interações à escuta das vozes das crianças

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Relatório de Mestrado_Joana Santos__Final_.pdf1.55 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente relatório de Prática de Ensino Supervisionada (PES) surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria, realizado ao longo de dois anos letivos, 2015/2016 e 2016/2017. Está organizado em três partes. A primeira refere-se à Prática Pedagógica Supervisionada em contexto de creche – no qual se apresenta o contexto educativo de creche e a reflexão sobre esse contexto. A segunda parte é relativa à Prática Pedagógica Supervisionada em Contexto de Jardim de Infância I, e incluí um capítulo – Percurso em Jardim de Infância I – no qual se revela o contexto educativo e a reflexão sobre a experiência realizada neste contexto. A terceira parte é alusiva à Prática Pedagógica Supervisionada em Contexto de Jardim de Infância II. Esta parte integra dois capítulos: Percurso em Jardim de Infância II (apresentação do contexto educativo e da experiência realizada em Jardim de Infância II e a divulgação do trabalho realizado de acordo com a metodologia de trabalho por projeto) e o estudo realizado com o intuito de perceber as perspetivas das crianças em relação à transição para o 1.º CEB. Este ensaio investigativo, de natureza qualitativa, foi realizado com 8 crianças com idades dos 5 e aos 6 anos e a educadora titular do grupo. Teve como finalidade i) conhecer as representações das crianças da “sala Laranja” sobre a escola do 1.º CEB; ii) compreender o que pensam as crianças sobre o Jardim de Infância, a escola do 1.º CEB e os seus intervenientes (educadores, professores e crianças); e iii) conhecer as conceções da educadora titular do grupo sobre a transição e continuidade educativa entre a educação pré-escolar e o 1.º CEB. Os dados recolhidos através de registos pictográficos, registos audiovisuais e conversas e/ou entrevistas semiestruturadas, demonstraram que as crianças têm expetativas positivas face à transição, revelando-se curiosas relativamente à escola do 1.º CEB. Identificam elementos do espaço e do meio envolvente do JI e da escola do 1.º CEB e revelam caraterísticas físicas da educadora e da professora do 1.º CEB.

Description

Keywords

Crianças Educação de Infância reflexão representações transição

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License