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- Da Creche ao Jardim de Infância: das interações à escuta das vozes das criançasPublication . Santos, Joana Filipa Braga dos; Dias, Maria Isabel Pinto Simões; Correia, Sónia Cristina LopesO presente relatório de Prática de Ensino Supervisionada (PES) surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria, realizado ao longo de dois anos letivos, 2015/2016 e 2016/2017. Está organizado em três partes. A primeira refere-se à Prática Pedagógica Supervisionada em contexto de creche – no qual se apresenta o contexto educativo de creche e a reflexão sobre esse contexto. A segunda parte é relativa à Prática Pedagógica Supervisionada em Contexto de Jardim de Infância I, e incluí um capítulo – Percurso em Jardim de Infância I – no qual se revela o contexto educativo e a reflexão sobre a experiência realizada neste contexto. A terceira parte é alusiva à Prática Pedagógica Supervisionada em Contexto de Jardim de Infância II. Esta parte integra dois capítulos: Percurso em Jardim de Infância II (apresentação do contexto educativo e da experiência realizada em Jardim de Infância II e a divulgação do trabalho realizado de acordo com a metodologia de trabalho por projeto) e o estudo realizado com o intuito de perceber as perspetivas das crianças em relação à transição para o 1.º CEB. Este ensaio investigativo, de natureza qualitativa, foi realizado com 8 crianças com idades dos 5 e aos 6 anos e a educadora titular do grupo. Teve como finalidade i) conhecer as representações das crianças da “sala Laranja” sobre a escola do 1.º CEB; ii) compreender o que pensam as crianças sobre o Jardim de Infância, a escola do 1.º CEB e os seus intervenientes (educadores, professores e crianças); e iii) conhecer as conceções da educadora titular do grupo sobre a transição e continuidade educativa entre a educação pré-escolar e o 1.º CEB. Os dados recolhidos através de registos pictográficos, registos audiovisuais e conversas e/ou entrevistas semiestruturadas, demonstraram que as crianças têm expetativas positivas face à transição, revelando-se curiosas relativamente à escola do 1.º CEB. Identificam elementos do espaço e do meio envolvente do JI e da escola do 1.º CEB e revelam caraterísticas físicas da educadora e da professora do 1.º CEB.
- Fatores determinantes para a lealdade dos alunos nas universidades seniores portuguesasPublication . Violante, Ricardo Jorge Tomás; Conceição, Joaquim Paulo Cordeiro daNuma Europa, demograficamente cada vez mais envelhecida, as Universidades Seniores surgem como importantes meios para a afirmação da pessoa sénior, enquanto agente ativo na sociedade. A primeira Universidade Sénior foi fundada em 1973, em França. Não demorou muito, para que chegassem a Portugal. Em 1976 foi criada a Universidade Internacional da Terceira Idade de Lisboa, a primeira Universidade Sénior Portuguesa. Na atualidade, volvidas mais de quatro décadas após a sua criação, existem mais de três centenas destas instituições disseminadas por todo o país, envolvendo cerca de 43 mil alunos. Numa fase anterior da pesquisa, constatamos o abandono de alguns alunos da Universidade Sénior que a frequentavam, ainda que não haja motivo claro para o sucedido. Esta evidência motivou a necessidade de desenvolver o presente estudo, a fim de fornecer informação específica aos gestores, para que estes se munam de ferramentas que os auxiliem na criação de políticas, tanto para manterem os alunos atuais, como para captar novos. Este estudo analisa os fatores que levam os alunos das Universidades Seniores a serem leais à instituição que frequentam tomando como ponto de observação a sua reinscrição e recomendação a terceiros. Tendo como base a literatura, foram adotadas variáveis comprovadas como antecedentes da Lealdade, sendo elas: a Qualidade dos Serviços Percebida, Emoções Positivas e Negativas, Imagem Corporativa, Satisfação, Confiança e Compromisso. Concluímos que, dentre das sete variáveis independentes existentes no modelo conceptual, apenas três apresentam influência positiva na Lealdade dos alunos à sua Universidade Sénior: Qualidade dos Serviços Percebida, Confiança e Imagem Corporativa. Ainda que todas as variáveis independentes, correspondam nos resultados a estudos anteriores; contrariando todas as expectativas, a Satisfação não apresentou influência na Lealdade dos alunos seniores. Isto é motivado pela fragilidade no que diz respeito a aspetos de saúde e vida económica, a satisfação torna-se irrelevante uma vez que os alunos se veem constrangidos na continuidade da sua participação nestas instituições. No final, são apresentadas recomendações estratégicas, tendo como base os resultados provenientes de uma amostra de 105 alunos, que frequentavam Universidades Seniores de doze distritos de Portugal Continental, e de uma Região Autónoma, os Açores.