ESSLei - Mestrado em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESSLei - Mestrado em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica by advisor "Laranjeira, Carlos António Sampaio de Jesus"
Now showing 1 - 10 of 10
Results Per Page
Sort Options
- ARCAS – Arte de Recordar e Celebrar Acontecimentos Significativos: Intervenção baseada na terapia da reminiscênciaPublication . Lopes, Nancy Baptista; Laranjeira, Carlos António Sampaio de JesusO presente relatório evidencia o percurso crítico-reflexivo no desenvolvimento e aquisição de competências de Mestre e Enfermeira Especialista em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica (EEESMP). Na primeira parte, contextualiza-se a aprendizagem desenvolvida nos diversos contextos de prática clínica, descrevendo e analisando as práticas e competências comuns, específicas e de mestre em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica. Na segunda parte, explana-se o Projeto de Melhoria Contínua da Qualidade dos Cuidados de Enfermagem intitulado: ARCAS – Arte de Recordar e Celebrar Acontecimentos Significativos. Este projeto, visou analisar o impacto de um programa baseado na Terapia da Reminiscência, em pessoas idosas institucionalizadas. Frequentemente, a institucionalização da pessoa idosa envolve processos de elevada carga emocional, ocasionadas não só pelo desenraizamento do seu meio ambiente natural, mas também, pelas vulnerabilidades físicas e psicológicas inerentes ao envelhecimento. Este processo pode afetar a sua saúde mental, predispondo as pessoas idosas a fenómenos de solidão e depressão, que comprometem muitas vezes o seu bemestar, com outcomes de maiores níveis de comorbilidades e mortalidade. O projeto ARCAS, foi elaborado de acordo com o ciclo de Deming. Trata-se de um estudo pré-experimental, de grupo único com uma avaliação pré e pós-intervenção. Recorreu-se à terapia da reminiscência de revisão da vida mediante a estimulação das memórias autobiográficas de valência emocional positiva. Para o efeito, foram planeadas 8 sessões grupais as quais seguiram a sequência cognitivo-comportamental. Na sua globalidade, os dados obtidos revelaram uma diminuição dos níveis de depressão e uma melhoria do bem-estar pós-intervenção. Não obstante, apenas foram identificadas diferenças estatisticamente significativas (p=0.042) em relação à variável solidão. Estes dados reforçam a relevância da intervenção do EEESMP em contexto das Estruturas Residenciais Para Pessoas Idosas. Ressalva-se a necessidade de investir em estudos futuros de natureza experimental, com amostras de maior dimensão para aferir os ganhos em saúde.
- COMPETÊNCIA EMOCIONAL DOS ENFERMEIROS E A CULTURA DE SEGURANÇA DOS CUIDADOS: PRÁTICA ESPECIALIZADA EM ENFERMAGEM DE SAÚDE MENTAL E PSIQUIÁTRICAPublication . Carreira, Solange da Silva; Laranjeira, Carlos António Sampaio de JesusO presente relatório final é um elemento integrante do percurso formativo no âmbito do Mestrado em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica (MESMP), da Escola Superior de Saúde do Politécnico de Leira. A primeira parte inclui a caracterização dos diferentes contextos de aprendizagem (contexto de internamento, intervenção comunitária e respostas diferenciadas). Na segunda parte é realizada a análise crítico-reflexiva das experiências vivenciadas nos três contextos clínicos, dando enfoque às competências comuns e competências específicas de enfermeiro especialista em enfermagem de saúde mental e psiquiátrica (EEESMP). Na terceira parte, é apresentada a descrição do projeto de melhoria continua da qualidade dos cuidados de enfermagem, estruturado de acordo com a metodologia do ciclo PDCA (Plan; Do; Check; Act/Adjust). O projeto de melhoria contínua centrou-se na promoção da competência emocional e cultura de segurança dos cuidados, num grupo de onze enfermeiros de um serviço de internamento médico, através da prática especializada em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica (ESMP). A complexidade associada aos cuidados de saúde exige que os profissionais mobilizem diferentes tipos de competências. Dentro destas, a competência emocional assume-se como um fator de proteção em situações de elevado stresse laboral, produzindo assim impacto na cultura de segurança. Neste sentido, foi desenvolvido um programa formativo de aproximação aos princípios da intervenção psicoeducacional e com recurso à sequência cognitivo-comportamental, constituído por sete sessões grupais: as sessões 0 e 6 eram referentes à pré e pós-intervenção e as restantes cinco sessões centraram-se nas cinco capacidades da competência emocional e em conceitos-chave da cultura de segurança dos cuidados. Na sua globalidade, e apesar de se verificarem algumas melhorias nos scores das capacidades da competência emocional e das dimensões da perceção de cultura de segurança, entre os momentos pré e pós-intervenção, não foram identificadas diferenças estatisticamente significativas. A intervenção do EEESMP contribui para desenvolvimento da competência emocional em contexto laboral, permitindo a adoção de comportamentos adaptativos e o aprimoramento de habilidades de gestão/regulação emocional, elementos fulcrais para o processo de humanização e segurança dos cuidados.
- GESTÃO DA ANSIEDADE E PROMOÇÃO DA ESPERANÇA NA PESSOA IDOSA EM TRANSIÇÃO DO DOMICÍLIO PARA UMA ESTRUTURA RESIDENCIAL PARA IDOSOS: PRÁTICA ESPECIALIZADA EM ENFERMAGEM DE SAÚDE MENTAL E PSIQUIÁTRICAPublication . Moreira, Joana Rita Silva; Laranjeira, Carlos António Sampaio de JesusO presente relatório está integrado no mestrado em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica e reflete o percurso académico que conduziu à aquisição de competências de mestre e enfermeira especialista em ESMP. Enquanto exercício critico-reflexivo inicia com a caracterização dos contextos de aprendizagem, sendo posteriormente descritas as práticas desenvolvidas e o processo de aquisição de competências inerentes ao perfil do EEESMP. Paralelamente, integra o desenvolvimento de um projeto de melhoria continua da qualidade dos cuidados em ESMP com o objetivo de capacitar a pessoa idosa em processo de institucionalização do domicílio para ERPI na aquisição de estratégias promotoras de saúde mental direcionadas aos focos ansiedade e esperança. Entender o processo de envelhecimento, significa compreender de forma heurística a pessoa. Percebendo que o processo de institucionalização confronta a pessoa idosa com uma realidade desconhecida para a qual pode não estar apta a lidar, torna-se necessária a intervenção do EEESMP, proporcionando um cuidado centrado na pessoa e na sua circunstância. Com recurso ao ciclo de Deming e à metodologia de estudo de caso foram acompanhadas duas idosas, em 3 sessões individuais (com a presença dos membros/familiares, se disponíveis), nas quais foram abordados os seguintes temas: 1) Relembrar as memórias do passado; 2) Viver melhor o presente; e, 3) Planear o futuro. Decorrente da intervenção houve melhoria dos scores de ansiedade e esperança durante o processo de transição. Os participantes e respetivas famílias manifestaram agrado por terem integrado o projeto, reconhecendo a sua importância na promoção da esperança e do sentido de vida. A intervenção do EEESMP em ERPI revela-se diferenciadora junto da pessoa idosa em processo de institucionalização, culminando em processos de adaptação positivos e ganhos em saúde mental.
- PRESENTEEISM, JOB SATISFACTION, AND PSYCHOLOGICAL DISTRESSAMONG PORTUGUESE WORKERS IN A PRIVATE SOCIAL SOLIDARITY INSTITUTION DURING THE COVID-19 PANDEMIC: A CROSS-SECTIONAL STUDYPublication . Maurício, Ana Catarina Vala; Laranjeira, Carlos António Sampaio de JesusUnder normal circumstances, the working population exhibits high levels of psychological distress and presenteeism, a scenario which was exacerbated by the COVID-19 pandemic. Moreover, few studies have analyzed presenteeism during the COVID-19 pandemic, prompting the current research. We aimed: a) to evaluate the levels of presenteeism, job satisfaction, and psychological distress in a sample of Portuguese workers in a Private Social Solidarity Institution (the acronym in Portugal is IPSS); b) to analyze the relationship between the variables under analysis; and c) to determine the predictors of presenteeism. In 2022, an observational, cross-sectional survey of workers from an IPSS in the central region of Portugal was conducted. The study included a total of 71 employees who granted written permission. The survey collected general and professional information, as well as the Stanford Presenteeism Scale (SPS-6), the Job Satisfaction Questionnaire (S20/23), and the Kessler Psychological Distress Scale (K10). Participants were aged 41.55 ± 8.12 years old (ranging between 21 and 65) and had seniority in the institution of 9.79 ± 8.9 years (ranging between 1 and 28). Most participants were female (95.8%); had completed a higher education degree (29.6%); lived with a partner (63.4%); and had children (62%). About 55% characterized their sleep as restorative, with an average of about 7 hours of sleep a day (ranging between 5 and 9). Participants reported a moderate level of global health (3.27 ± 0.82) related to the previous month. Presenteeism was reported by 32 (45.1%) workers and sickness absence by 38 (54.3%). Most of the individual S20/23 evaluations indicated a greater level of satisfaction (mean ≥ 4.5 pts.), except for the question related to salary, which received a higher level of dissatisfaction (mean = 3.36 ± 1.9 pts.). Around 50.7% of participants had a high or very high risk of suffering or of suffering a mental disorder (K10 ≥ 22). The correlation matrix indicated a significant moderate positive correlation between presenteeism and job satisfaction and a significant moderate negative correlation between presenteeism and psychological distress (p < 0.01). We found five predictors for presenteeism: marital status, quality of sleep, sickness absenteeism, health perception, and psychological distress (R2 = 0.358). We anticipate that our results will spark more studies about the practical consequences of presenteeism for fostering better health and well-being at work. The implementation of mental health and well-being programs, including encouraging practices such as mindfulness, can create significant changes, with gains in health and for the organizations, through the positive impact on the person and the organization. its productivity. Currently, it is essential to promote coordination between the PsychiatricMental Health Nurse and the managers of organizations, by looking after the interests of workers and improving mental health, the bond, performance, human capital, and productivity
- PROMOÇÃO DA COMPETÊNCIA EMOCIONAL DO ENFERMEIRO NA PRESTAÇÃO DE CUIDADOS À PESSOA EM FIM DE VIDA: INTERVENÇÃO ESPECIALIZADA EM ENFERMAGEM DE SAÚDE MENTAL E PSIQUIÁTRICAPublication . Arguelles, Adriana Patrícia Meneses; Laranjeira, Carlos António Sampaio de JesusO presente relatório surge no âmbito do Mestrado em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica (ESMP) da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Leiria e pretende apresentar as competências comuns e específicas em ESMP desenvolvidas em contexto comunitário, internamento hospitalar e respostas diferenciadas com recurso à análise crítico- reflexiva das aprendizagens adquiridas. Em termos de estrutura o trabalho encontra-se desenvolvido em três partes, sendo a primeira a apresentação dos contextos de aprendizagem. A segunda parte refere-se à análise crítico- reflexiva das competências adquiridas, e, por fim, na terceira parte é explanado o Projeto de Melhoria Contínua da Qualidade dos Cuidados de Enfermagem implementado num serviço médico-cirúrgico. Baseado nas etapas do ciclo de Deming, o projeto de melhoria visou capacitar um grupo de enfermeiros para a promoção da competência emocional face ao doente em fim de vida, tendo sido composto por onze participantes. O programa formativo foi composto por sete sessões presenciais, de natureza grupal, com aproximação aos princípios da intervenção psicoeducacional e com base na sequência cognitivo-comportamental. A primeira sessão incidiu na apresentação do programa e avaliação inicial, nas cinco sessões seguintes foi abordada cada capacidade inerente à competência emocional e na última sessão foi realizada a reaplicação dos instrumentos e avaliação do programa. Na sua globalidade, os dados obtidos demonstraram uma melhoria da competência emocional, assim como revelaram uma melhoria nas atitudes perante a morte e no coping, os quais se traduziram em ganhos na saúde mental dos participantes. Desta forma, fica patente a importância da intervenção especializada em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica nos contextos onde os processos de morte e morrer são uma constante.
- Promoção da esperança e do bem-estar subjetivo em enfermeiros de uma unidade de reabilitação: prática especializada em Enfermagem de Saúde Mental e PsiquiátricaPublication . Manso, Clara Patrícia Gomes; Laranjeira, Carlos António Sampaio de JesusO presente relatório final realizou-se no âmbito do Mestrado em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica da Escola Superior de Saúde do Politécnico de Leiria. Sendo um documento de natureza critico-reflexiva visa dar visibilidade às aprendizagens e competências comuns e especializadas de Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica, desenvolvidas em contexto de internamento, hospital de dia de oncologia e comunidade, com a inclusão de resultados associados à prática baseada em evidência. Estruturalmente, na primeira parte contextualiza-se os contextos de aprendizagem. Seguindose na segunda parte a análise crítico-reflexiva das competências adquiridas. Na terceira parte explana-se um Projeto de Melhoria Contínua da Qualidade dos Cuidados de Enfermagem implementado, com enfermeiros de uma unidade de reabilitação, da região centro. Este projeto visou apoiar os participantes na capacitação de estratégias para a redução do distresse psicológico, e a promoção da esperança e bem-estar. O grupo-alvo integrou 8 participantes dessa unidade. Enquanto projeto de melhoria contínua, baseou-se nas etapas preconizadas, na metodologia de Plan, Do, Check e Action do ciclo de Deming. O programa foi constituído por 5 sessões, sendo que a primeira incidiu na apresentação do programa e avaliação inicial, e a última sessão na avaliação final, pela reaplicação dos instrumentos, e respetiva avaliação do programa. Nas restantes três sessões seguiu-se uma sequência cognitivo-comportamental, centrada nas temáticas da esperança, bem-estar, gratidão e autoconhecimento. Da aplicação do programa resultaram ganhos em saúde nos focos esperança e bem-estar psicológico, com diminuição do distresse, reforçando a importância de intervenções especializadas em contexto laboral, na capacitação de estratégias promotoras de saúde mental.
- Promoção do Autocuidado: ferramentas que cuidam de mim para cuidar de ti!Publication . Vitorino, Joel Vieira; Laranjeira, Carlos António Sampaio de JesusEste relatório é realizado no âmbito do mestrado com especialização em enfermagem de saúde mental e psiquiátrica, e com ele pretende-se evidenciar o desenvolvimento e consolidação de competências comuns e da prática especializada do enfermeiro especialista em enfermagem de saúde mental e psiquiátrica. Foi realizada uma breve contextualização dos contextos da prática clínica onde foram desenvolvidos os diferentes ensinos clínicos – ensino clínico em unidade de internamento de agudos, numa unidade de cuidados na comunidade e numa unidade de cuidados diferenciados – seguindo-se a análise crítico-reflexiva acerca dos processos de aprendizagem e desenvolvimento profissional. Na segunda parte apresenta-se um projeto de melhoria dos cuidados de enfermagem que surge a partir da identificação de um problema experienciado na prática clínica em ensino clínico. A promoção do autocuidado foi encarada como intervenção protetora do desenvolvimento de fenómenos laborais como o absentismo, presentismo, fadiga por compaixão e Burnout, que resultam em elevados custos sociais e para a saúde individual, em especial para a saúde mental. Foram por isso dirigidas intervenções cientificamente validadas a um conjunto de focos de saúde mental (autoeficácia, resiliência, relacionamentos, autocuidado, autoconhecimento e esperança) que podem constituir-se como mediadores do surgimento dos fenómenos apresentados. A experiência decorrente do exercício nas diferentes realidades de ensino clínico, face à multiplicidade de oportunidades de aprendizagem em ambiente supervisado, permitiu a mobilização de vastas competências numa atitude de constante desenvolvimento, científico, técnico e humano. Terminado este percurso, concluo que se revelou enriquecedor pela oportunidade de desenvolvimento profissional de acordo com as orientações científicas capazes de sustentar uma prática de segurança, qualidade e prossecutora da excelência.
- PsicAEROmente: Riscos Psicossociais e Capital Psicológico Positivo nos Profissionais de SaúdePublication . Lopes, Vanessa Yadira Pereira Da Cunha; Laranjeira, Carlos António Sampaio de JesusO presente relatório foi desenvolvido no âmbito do curso de Mestrado em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Leiria e menciona os ensinos clínicos realizados no âmbito da prática especializada, que decorreram em contexto comunitário, ambulatório e respostas diferenciadas, entre 10 de maio de 2021 e 21 de janeiro de 2022. Com este relatório pretendeu-se efetuar uma reflexão crítica fundamentada sobre o desenvolvimento das competências comuns e especializadas do EEESMP, e dar a conhecer resultados associados à prática baseada na evidência. Para o efeito, e numa primeira parte, foi realizada uma breve contextualização dos contextos de aprendizagem, seguida de uma análise crítico-reflexiva das competências adquiridas. Na segunda parte, apresenta-se o Projeto de Melhoria Contínua da Qualidade dos Cuidados de Enfermagem, intitulado “PsicAEROmente: Riscos Psicossociais e Capital Psicológico Positivo nos Profissionais de Saúde”. Este projeto visou aumentar o capital psicológico positivo dos enfermeiros e assistentes operacionais de um serviço de psiquiatria de um Hospital da Lezíria, através de uma intervenção especializada em ESMP. O grupo-alvo foi composto por 18 participantes, entre enfermeiros e assistentes operacionais. Tratando-se de um Projeto de Melhoria Contínua, o mesmo orientou-se pelas diferentes fases do ciclo de Deming. O programa de intervenção foi composto por 6 sessões formativas, em que a primeira sessão visou a apresentação do programa e a avaliação inicial, e a última visou a reaplicação dos instrumentos de avaliação, incluindo a avaliação/satisfação do programa. As sessões 1, 2, 3 e 4, de base cognitiva-comportamental, tiveram como focos centrais de intervenção: stresse, burnout e relacionamentos; esperança e otimismo; resiliência; e, por último, a autoeficácia. Com a aplicação do programa verificou-se a alteração positiva dos focos de enfermagem autoeficácia, resiliência e otimismo, o que reforça o contributo do Enfermeiro Especialista de Saúde Mental e Psiquiátrica no desenvolvimento de estratégias promotoras de saúde mental em contexto laboral.
- Status de saúde mental, coping resiliente e medo face ao COVID-19 em contexto prisional: um estudodescritivo-correlacionalPublication . Mendes, Rute Isabel Cardoso; Laranjeira, Carlos António Sampaio de Jesus
- STRESSE OCUPACIONAL NOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE, DE UM SERVIÇO DE CUIDADOS PALIATIVOS, EM CONTEXTO PANDÉMICOPublication . Gonçalves, Laura Catarino; Laranjeira, Carlos António Sampaio de Jesus